Primavera do Leste / MT - Domingo, 01 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Sem categoria

Primavera do Leste celebra a abertura da 19ª edição do Festival Velha Joana, um marco da cultura brasileira



Ao longo da programação, o público poderá assistir a cerca de 50 espetáculos apresentados em diversos espaços da cidade

Fonte: Coordenadoria de Comunicação   Autor: Vilmar Kaizer

O prefeito Sérgio Machnic destacou o compromisso da gestão com a democratização do acesso à cultura
Na noite da sexta-feira, 07, o Teatro Municipal de Primavera do Leste literalmente “foi palco” da abertura oficial da 19ª edição do Festival Velha Joana, um dos mais importantes eventos culturais de Mato Grosso. Reunindo artistas e companhias de várias regiões do país, o festival tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e oferece ao público uma programação totalmente gratuita, com espetáculos teatrais, lançamentos literários e ações formativas.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Sérgio Machnic destacou o compromisso da gestão com a democratização do acesso à cultura, lembrando que a arte tem sido levada aos bairros do município, descentralizando as ações.  “Decidimos levar todas as ações culturais para os bairros. Hoje, mais de 400 alunos participam da Escola Municipal de Teatro, e isso tem transformado vidas. Quantas crianças estão sendo salvas e quantas famílias estão felizes porque seus filhos participam do teatro, da dança, da cultura”, afirmou o prefeito.

Em tom de orgulho, Sérgio também reforçou a importância do festival, uma vez que “o Velha Joana é um patrimônio de Primavera do Leste e uma homenagem à primeira mulher que chegou à nossa cidade, símbolo de coragem e pioneirismo. Este é o 19º festival, e com certeza teremos muitos outros pela frente. Estamos orgulhosos de tudo o que foi construído em torno da cultura local”, frisou.

O secretário estadual de Cultura, Jan Moura, ressaltou o reconhecimento da gestão municipal como referência em políticas públicas para o setor cultural. “Primavera do Leste é exemplo para o estado e para o Brasil. Agradeço ao prefeito por manter viva a cultura deste município, que é motivo de orgulho para todos nós. Aqui, vemos o recurso público sendo aplicado de forma positiva, transformando vidas e fortalecendo a identidade cultural de Mato Grosso”, enfatizou.

O fundador do Grupo de Teatro Faces, Wanderson Lana, idealizador do festival, falou sobre a trajetória do evento e sua relevância nacional. “O Velha Joana já ultrapassou as fronteiras de Mato Grosso e hoje é um patrimônio do teatro brasileiro. Nós acreditamos que é possível viver de arte, valorizando nossos territórios e fortalecendo as expressões culturais locais. Esse festival é uma prova viva de que a descentralização da cultura é possível e transformadora”.

O secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, também destacou o significado simbólico e histórico do evento. “O festival resgata a coragem e a determinação da Velha Joana, a primeira moradora de Primavera do Leste. Assim como ela, nossos artistas enfrentam desafios com coragem e criatividade. Cada espetáculo, cada jovem neste palco representa uma história de superação. E é por isso que o Velha Joana é mais do que um festival: é um movimento de pertencimento e transformação social”, pontuou.

Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Marianna Carvalho reforçou o impacto da cultura na formação humana. “A cultura vai muito além da arte. Ela desenvolve habilidades, transforma jovens tímidos em cidadãos confiantes, melhora a oratória, e muitas vezes é o refúgio para quem enfrenta dificuldades em casa. O Velha Joana colocou Primavera do Leste no mapa da cultura brasileira e carrega um legado de amor, esperança e transformação”.

Ao longo da programação, que prossegue até 16 de novembro, o público poderá assistir a cerca de 50 espetáculos apresentados em diversos espaços da cidade, como o Teatro Municipal, Centro Cultural, Lagoa Municipal Vô Pedro Piana, Casa dos Capuletos, Escola Estadual Sebastião Patrício e Escola Municipal de Teatro PVA II. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser acessada no site: https://festivalvelhajoana.com/



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretaria de Administração convoca cerca de 200 profissionais para garantir início do ano letivo em Primavera do Leste


A ação integra o compro

Já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos

misso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos

 

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou a convocação de aproximadamente 200 profissionais aprovados em processos seletivos para atender às demandas do município neste início de ano, com destaque especial para a área da educação(cerca de 160 professores pedagogos). A medida garante o pleno funcionamento das unidades escolares e assegura o início das aulas com toda a estrutura necessária.

 

De acordo com o secretário de Administração, Carlos Laete, a maior parte das convocações está concentrada na educação, justamente em razão do início do ano letivo. Os profissionais foram chamados para suprir demandas temporárias, como substituições de professores afastados por licenças médicas, licença-prêmio, além daqueles que exercem funções de coordenação, supervisão e direção nas escolas da rede municipal.

 

“Essas convocações são fundamentais para que não haja prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem. São profissionais que vêm para atender demandas temporárias e garantir que as aulas comecem de forma organizada e eficiente”, explicou o secretário.

 

Além da educação, outros cargos também foram contemplados nas convocações, sempre com o objetivo de suprir afastamentos obrigatórios e manter o bom funcionamento dos serviços públicos. Segundo Laete, o volume de convocações neste período é maior justamente por coincidir com o início das aulas e com a necessidade de reorganização das equipes.

 

O secretário destacou ainda que, já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos. “Temos a abertura de novas unidades escolares e demandas permanentes. Neste primeiro momento, os profissionais temporários garantem o início das aulas, e, à medida que os efetivos forem assumindo, ocorre a substituição dentro de um planejamento bem estruturado”, afirmou.

 

Outro ponto esclarecido pela Secretaria de Administração diz respeito ao encerramento dos contratos de professores no final do ano letivo anterior. Conforme explicou Carlos Laete, a medida atendeu a um pedido antigo da categoria e do sindicato, relacionado à adequação salarial. Com a mudança, os professores passam a receber um salário fixo, que reflete diretamente em direitos como férias e 13º salário, representando um ganho importante para os profissionais da educação.

 

A ação integra o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos, garantindo condições adequadas de trabalho e a qualidade dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é dar todo o suporte inicial necessário para que o ano letivo comece bem e, ao longo do tempo, consolidar as equipes com os profissionais efetivos, fortalecendo a educação municipal”, concluiu o secretário.


Antenado News