Primavera do Leste / MT - Domingo, 07 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Delação de Riva assusta ex e atuais deputados, a deleção revela que Riva pagou mais de R$ 100 milhões em propina para deputados em MT



O ex-deputado estadual José Riva revelou em sua delação premiada que pagou mais de R$ 100 milhões em propina durante os 20 anos em que comandou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A informação é da coluna Radar, do site da Revista Veja.

O ex-deputado estadual ainda está em negociação de sua colaboração com a Procuradoria Geral da República. Porém, tem prestado depoimentos relevantes que podem culminar com a homologação do acordo. Além disso, Riva teria fornecido documentos e vídeos para comprar aquilo que está dizendo.

De acordo com a revista Veja, o esquema comandado por Riva no Estado seria um dos maiores do país em se tratando de políticos de pouca expressão nacional. “Com sua delação na reta final, ele admitirá à PGR que pagou mais de 100 milhões de reais de suborno ao longo dos 20 anos em que se manteve no poder”, diz a coluna Radar.

O dinheiro, em quase sua totalidade, teria ficado com deputados estaduais ao longo dos últimos 20 anos. Ele seria utilizado para, entre outras coisas, “comprar” eleição da Mesa Diretora e evitar a fiscalização sobre seus atos a frente do poder legislativo.

A revista “comemora” o fato do ex-presidente da Assembleia não buscar cargos de maior relevância, como de deputado federal ou senador. “Sorte do Brasil que Riva não sonhou mais alto”, finaliza.

José Riva comandou a Assembleia Legislativa entre os anos de 1994 e 2014. Depois que deixou o mandato, foi preso por três vezes acusado de desviar recursos do parlamento estadual.

Desde o ano passado, o ex-deputado tem adotado uma postura mais colaborativa. Além de assumir os crimes imputados pelo Ministério Público, passou a colaborar com as investigações e revelar “novos atores” às fraudes. Em um dos seus depoimentos, listou 33 deputados e ex-deputados que receberam uma “mesada” durante o período em que comandou o legislativo.

Ele também passou a articular um acordo de colaboração premiada com a PGR. A delação ganhou força após o ex-governador Silval Barbosa, que já teve acordo homologado pelo STF, colocá-lo em diversos cenários criminosos.

Folha max



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

esporte

Esporte: Prefeitura discute realização da etapa do Campeonato Brasileiro de Jeep e Gaiola Cross 2026


Durante a reunião, os representantes do Jeep Club detalharam os pontos fundamentais para a realização da etapa

A Prefeitura reforçou que a iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico, amplia o fluxo de visitantes e fortalece a imagem do município

A Prefeitura de Primavera do Leste realizou, na sexta-feira (05), uma reunião com representantes da Associação Jeep Club Primavera, entidades ligadas ao Jeep Cross e pilotos da cidade para discutir a realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Jeep e Gaiola Cross 2026 no município.

O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Sérgio Machnic, com a presença do campeão brasileiro Juninho, atleta de Primavera do Leste que integra o circuito nacional da modalidade. Também participaram o secretário municipal de Obras, Vitor Diniz, e o secretário municipal de Esportes, Uberdan Moesch, que acompanharam a apresentação técnica das demandas e requisitos para sediar o evento.

Durante a reunião, os representantes do Jeep Club detalharam os pontos fundamentais para a realização da etapa, incluindo estrutura de pista de terra batida, áreas destinadas a motorhomes e camping, arquibancadas, praça de alimentação, banheiros com espaço de banho, energia, água, iluminação e ambientação para pequenos shows e atividades paralelas. Segundo a associação, a etapa integra categorias tradicionais do campeonato, entre elas Jeep Turbo, Jeep Aspirado, Gaiola Turbo, Gaiola Aspirado e a categoria Extreme, que atrai competidores de vários estados.

A administração municipal destacou que eventos desse porte têm potencial para movimentar de forma significativa a economia local, gerando impacto positivo em hotéis, restaurantes, comércio, postos de combustíveis e serviços turísticos. Segundo o prefeito Sérgio Machnic, “o Campeonato Brasileiro de Jeep Cross e de Gaiola Cross terá o apoio da Prefeitura de Primavera do Leste para colaborar na realização deste evento, que atrai famílias, movimenta hotéis e restaurantes e transforma a cidade em vitrine nacional. Temos um campeão brasileiro, temos tradição e temos condições de receber um evento de grande envergadura como este”.

A Prefeitura reforçou que a iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico, amplia o fluxo de visitantes e fortalece a imagem do município como destino para atividades esportivas e recreativas.

As próximas etapas incluem análises técnicas dos possíveis locais de realização e definição conjunta da proposta estrutural que será apresentada à organização nacional do campeonato.


Antenado News