Primavera do Leste / MT - Sábado, 19 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

JUNHO VERDE: Vamos falar de escoliose?



Muita gente tem a doença sem saber; saiba como tratar em Primavera do Leste

Dois a três por cento da população mundial são atingidas pela escoliose. Somente no Brasil, seis milhões de pessoas apresentam essa deformidade na coluna vertebral, que provoca uma inclinação lateral, rotação e extensão das vértebras, fazendo uma torção no tronco.

Em Primavera do Leste o tratamento para a escoliose é oferecido gratuitamente, no Centro de Reabilitação do município, localizado na Rua Silvio Ometto, ao lado do Laboratório Municipal e Clínica da Mulher, onde funcionava o antigo PAM.

A unidade aderiu ao Junho Verde, junto à Organização Mundial de Saúde, para conscientizar a população sobre a importância, prevenir e tratar essa patologia, já que é desconhecida pela maioria das pessoas por ser indolor na fase infantil.

É importante prestar atenção nas crianças de 8 a 14 anos. É nesta fase quando acontece as grandes evoluções das curvaturas. É preciso observar se os ombros da criança estão alinhados, se a cintura está maior de um lado ao de outro e se a cabeça sempre está mais inclinada.

A fisioterapeuta Aisi Anne Nogueira, que atende pacientes no Centro de reabilitação de Primavera do Leste, explica que, através do teste de Adams é possível detectar se uma pessoa tem a patologia. É um teste simples, que exige a criança inclinar o tronco para frente para observar se existe um lado mais alto que o outro. Ou por meio de raio x.

Além dos fatores estéticos, que compromete a autoestima da criança e adolescente, a escoliose é progressiva, causa mudanças estruturais ósseas, gradualmente, e pode ocasionar dores, desgastes e diminuição da função pulmonar devido a deformidade e rigidez na caixa torácica.

O tratamento é feito por meio da fisioterapia, com métodos específicos para escoliose. Se o paciente chegar ao nível acima de 20 graus de curvatura, precisa fazer o uso de colete para impedir a progressão da curva na coluna. Acima de 45 graus de curvatura o paciente precisa se submeter a procedimento cirúrgico.

A coordenadora do Centro de Reabilitação de Primavera do Leste, Alessandra Kohl, destaca que, para fazer o tratamento na unidade, é preciso do encaminhamento médico do Sistema Único de Saúde (SUS). O horário de funcionamento é das 6h às 18h, sem intervalo para almoço.

ASCOM – Prefeitura de Primavera do Leste

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Nhonho chega de presidente do MDB, correligionários ameaçam deixar o partido em Primavera do Leste


Em uma articulação secreta e inesperada, a direção do partido MDB- Movimento Democrático Brasileiro, em Primavera do Leste foi trocada no dia 11 de abril, através de manobra com principal interessado, o ex-prefeito Leonardo Bortlin, segundo informações de bastidores.

A mudança de partido não foi avisada nem mesmo ao antigo presidente da sigla, pegando todos de surpresa, após a notícia ser divulgada por um site, que tenta passar a imagem do Nhonho como “pseudo da moralidade”, deixando de lado o envolvimento em um esquema com laranjas no montante de mais de 4 milhões de reais. Na época ficou comprovado através de denúncias do ex-vereador Luis Costa(PRD), e em acordo feito entre Nhonho e Ministério Publico de Mato Grosso, assumindo a culpa em ter operado através de laranjas, sendo eles familiares, o enteado de Nhonho, Gabriel Romagnoli Fracarolli, Suzerlei Aparecida Romagnoli,  esposa do ex-edil. Os três, aliás, devem ao erário, cada um, R$ 110 mil em multas, estes crimes ocorreram no mandato de Leonardo Bortolin também do MDB.

Com mudança de presidente no município, relatatos de uma fonte, deixa claro que dois vereadores devem sair do partido, com promessa de esvaziamento da legenda, a não ser que seja mudado, ou seja se Nhonho ser mantido, o partido acaba em Primavera do Leste, e mesmo com todo o dinheiro a ser investido na possível campanha de Leo a deputado, perderia o apoio de muitos.

Carlos Bezerra considerado “cacique” do partido, foi passado para trás, e a decisão de colocar Nhonho na presidência foi feito, às escuras, e contrariou de Primavera a Brasília.

Manter Nhonho e perder membros, ou deixar a democracia valer e colocar um presidente que agrada todos.

 

Redação: Luis Costa


Antenado News