Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

O teu passado te condena



” A dor é inevitável, o sofrimento é opcional” Carlos Drumont de Andrade

Não existe uma fórmula mágica para evitar as dores em nossas vidas ou uma saída de emergência para quando a luz vermelha acender, você fugir de tudo que te traz sofrimento, definitivamente não é assim que as coisas acontecem.

É bastante desafiador mas devemos trazer a consciência que a dor deve ser entendida como um aliado em nossas vidas porque ela indica claramente que algo está desajustado e, portanto, fora do caminho que leva a uma vida plena de harmonia e realizações.

Lidar com as emoções não é direto como um cálculo matemático , porém ao se comprometer com seus valores ficará claro em sua mente que foram elas, as dores, que te trouxeram até aqui, sem elas não é possível superar os desafios e tantos recordes não seriam batidos.

É como observar  o cair de uma tempestade já prevendo o lindo arco-iris que surgirá no céu, enfeitando tudo e encantando a todos. Sem a dor não há razão de perdoar, não sentiríamos compaixão pelo próximo então, é muito mais fácil aceitar que ela estará sempre presente.

A dor sempre será sempre benéfica se a nossa perspectiva for aprender com ela. O que deve ser analisado de forma diferente é por quanto tempo ficar lá onde o  sofrimento ocorreu?

Viver o luto é necessário, todos nós precisamos sentir o momento da frustração, até porque somos humanos e os ciclos precisam ser vividos corretamente para que a saúde emocional não seja prejudicada.

Independente de como está sua vida hoje, escolher passar por ela a sentado onde caiu e se lamentando como vítima só potencializará os resultados negativos para você.

Todos os desafios que ainda serão superados dependerá da sua decisão hoje porque as sua dores farão você olhar com gratidão tudo aquilo que conquistou mesmo passando por elas.

“Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu fiz com o que fizeram de mim.” Jean Paul Sartre.

Alguns bons motivos para viver com intensidade o hoje e esquecer o passado: O nosso foco temporal deve estar bem alinhado, vejamos:

*Uma pessoa que foca excessivamente no presente, principalmente nas ações improdutivas vive em níveis altíssimos de estresse.

*Uma pessoa com foco excessivo no passado, principalmente na dor tem enormes chances vive em diferentes níveis de depressão, em algum momento poderá procurarem medicamentos a solução para conflitos internos não resolvidos por não ter estrutura para sobreviver diariamente ao caos interior.

*Uma pessoa com foco excessivo no futuro, principalmente nas possibilidades negativas vive o dilema da ansiedade, existem comprimidos “mágicos” para administrar  isso também. Viver o hoje como um presente que ele realmente é, pode ser desafiador mas vale a pena! Conhecer as emoções e viver de uma maneira leve, fazendo primeiramente o bem a você e consequentemente aos outros.

Experimente ser a partir de hoje se tornar um herói aprendiz e tirar proveito dos bons e dos maus momentos, será incrível!

Luciene Afonso

Master Coach

Jornalista

Analista Corporal e Comportamental



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Mulher de 28 anos é assassinada com golpe de faca e marido é preso em flagrante pelo crime


Uma mulher de 28 anos, identificada como Ednamara da Silva Pereira, foi assassinada com uma facada na região da axila no sábado (19), em Poxoréu (259 km de Cuiabá). O principal suspeito é o companheiro dela, Warley Sousa de Araújo, de 34 anos, que foi preso horas depois em uma área rural do município. A vítima deixa três filhos.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 17h30 pelo Hospital São João Batista, que informou a entrada de uma mulher ferida por arma branca. Pouco tempo depois, Ednamara não resistiu aos ferimentos e morreu.

Após a confirmação do óbito, os policiais foram até o local do crime e receberam informações de que o autor seria o próprio companheiro da vítima. Buscas foram iniciadas em diversos endereços onde ele poderia estar escondido. Em uma das residências, a equipe encontrou uma faca com marcas de sangue, possivelmente usada no crime.

Durante as diligências, familiares relataram que Warley havia manifestado a intenção de se entregar. As negociações se intensificaram com a chegada do irmão dele, que mora em outro município.

Por volta das 22h, o suspeito enviou a localização e foi preso por policiais militares em uma região rural.

Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Primavera do Leste. O caso é investigado como feminicídio.

O Documento


HOME / NOTÍCIAS

Região

Município inicia limpeza de Área de Preservação Permanente que vinha sendo ocupada de forma irregular


No local, além de ser realizado fechamento com alambrado, Secretaria de Meio-ambiente fará a revitalização e replantio

Na manhã desta segunda-feira, 21, as equipes da Secretaria de Infraestrutura do município, acompanhadas por integrantes da Secretaria de Agricultura e Meio-ambiente (SAMA), iniciaram a limpeza de uma Área de Preservação Permanente (APP) que vinha sendo ocupada ilegalmente, aos fundos do bairro Guterres.

A área verde foi isolada duas vezes, sendo que na primeira vez teve parte da tela de proteção arrancada por populares e foi novamente invadida, exigindo nova intervanção do município.

No local estava sendo derrubada a vegetação nativa para o plantio de frutas e outras plantas em desacordo com lei, além de materiais (tábuas, lonas e outros objetos) que estavam comprometendo o local. Na segunda intervenção a Secretaria de Meio-ambiente notificou por edital geral aos eventuais ‘ocupantes’ do terreno, para que fizessem a retirada de plantas e demais objetos. No mesmo documento a SAMA avisou que após o dia 20 de julho faria a retirada do que continuasse no local.

Nas proximidades da área existem inúmeras nascentes de água e ela deverá passar pela recuperação da vegetação nativa, com o replantio de espécies frutíferas, entre outras plantas que obedeçam ao reflorestamento nativo. De acordo com o secretário de Governo, Valfredo Rodrigues, que acompanhou a limpeza, esta é mais uma etapa que o município cumpre, com o intuito de recuperar e manter preservada, não apenas esta, mas outras áreas que forem necessárias.

“Por ser uma área de APP é proibida a ocupação e agora estamos providenciando a retirada de todo o material que vinha sendo colocado por algumas pessoas e depois vamos fechar o alambrado. Após o cercamento começaremos a providenciar a revitalização completa, além da instalação de uma câmera de monitoramento, através da CEMIP, para  monitorar toda a área, neste período”, explica Valfredo.

A intenção é que o local não volte a ser ocupado como vinha ocorrendo e o município conta inclusive com a parceria das Forças de Segurança, através da Polícia Militar, para maior fiscalização relacionada a ações semelhantes.

Coordenadoria de Comunicação


Antenado News