Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 08 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Coronavírus: feiras e eventos agropecuários são adiados pelo mundo, em Primavera Farm Show é mantida



As informações são do Canal Rural que fez um levantamento com as organização das feiras para saber como eles devem lidar com a doença

O aumento do coronavírus no Brasil acendeu um alerta nas organizações das feiras agrícolas no Brasil e no mundo. Apesar de alguns eventos terem sido cancelados, outros ainda devem acontecer. Confira a última atualização!

Adiadas

  • Tecnoshow Comigo (30 de março a 3 de abril) – Rio Verde (GO)

A organização da Tecnoshow Comigo, feira de tecnologia em agronegócio, divulgou nesta sexta-feira, 13, que ‘sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus no Brasil e no mundo’, o evento será suspenso por tempo indeterminado. O evento aconteceria entre 30 de março a 3 de abril, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ITC) em Rio Verde (GO).

  • Expoagro Afubra (18 a 21 de março)  – Rio Pardo (RS)

Por conta do surto de coronavírus, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) decidiu cancelar a Expoagro Afubra, feira voltada à agricultura familiar que aconteceria de 18 a 21 de março, em Rio Pardo (RS).

Em nota assinada pelo presidente Benício Albano Werner, a entidade diz que a decisão atende às orientações do Ministério da Saúde que estabelece medidas emergenciais para lidar com o coronavírus.

  • ExpoPec (19 a 21 de março) – Porangatu (GO)

A feira de tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária foi adiada e ainda não tem uma nova data.

  • Eventos da ABCCC  (a partir de 23 de março)

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) informou nesta segunda-feira, 16, que irá seguir a recomendação da Secretaria do Rio Grande do Sul a respeito do coronavírus e irá cancelar todos os cursos e concursos de jurados, reuniões de capacitação e treinamentos de colaboradores em ambiente fechado a partir do dia 23 de março.

A entidade também informou que não vai realizar eventos chancelados a partir da mesma data. Os eventos devem ser retomados assim que a situação sanitária seja normalizada.

  • Femec (24 a 27 de março) – Uberlândia (MG)

A Diretoria do Sindicato Rural de Uberlândia informou nesta segunda-feira, 16, que devido às recomendações dos poderes públicos irá adiar a realização da Femec 2020. “O Sindicato Rural de Uberlândia, ciente de sua missão e das responsabilidades que sempre teve ao longo de sua história – principalmente neste momento crítico para o país face ao enfrentamento do coronavírus (COVID-19) – mantém-se sempre pronto a contribuir ativamente para a manutenção dos interesses da comunidade e do bem-estar público – os maiores e mais importantes investimentos que podemos desejar”, informou.

Uma nova data para a feira ainda será decidida e informada ao público. Originalmente, a Femec seria realizada no Parque de Exposições Camuru, em Uberlândia, entre os dias 24 e 27 de março.

  • 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA (24 de março)  – São Paulo (SP)

O 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA que iria ocorrer no dia 24 de março, em São Paulo, foi adiado para o segundo semestre como medida de cautela diante do Coronavírus. Com o tema “O Marketing no Agro 4.0. Agregando Valor e Fortalecendo a Imagem do Setor”

Inicialmente, o congresso seria composto por cinco painéis, com quatro apresentações cada. A diretoria da ABMRA ainda não definiu nova data para a realização do evento.

  • Expogrande  (26 de março a 26 de abril) – Campo Grande (MS)

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) informou nesta segunda-feira, 16, que a 82ª Expogrande – Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande foi adiada. O evento ocorreria entre os dias 26 de março e 26 de abril na capital.

Segundo a organização do evento, a Expogrande será adiada de 60 a 70 dias ou até que seja afastado definitivamente o risco de contaminação pelo coronavírus em eventos de grande concentração de público.

 

  • Festa do Caqui (27 a 29 de março) -Itatiba (SP)

A Prefeitura de Itatiba cancelou a 17º Festa do Caqui, que seria realizada no dia 27 de março na cidade do interior paulista. Em sua última edição, o evento reuniu 52 mil pessoas.

  • Fiib (31 de março a 2 de abril) – Campinas (SP)

A organização da Feira Internacional da Irrigação Brasil 2020 (FIIB) informou nesta segunda-feira, 16, o adiamento da terceira edição do evento, prevista para acontecer de 31 de março a 2 de abril, em Campinas (SP).

“Visando zelar pela saúde e bem-estar de todos, bem como atender às diretrizes apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas”, comunicou a entidade em sua decisão.

O objetivo é evitar a proliferação do coronavírus em eventos realizados em locais fechados e que envolva muitas pessoas. Segundo a organização, a FIIB 2020 será realizada em nova data, a ser confirmada em breve.

  • Foodex Japão (10 a 13 de março) – Tóquio (Japão)

A Japan Management Association, organizadora do evento, decidiu cancelar.

  • SIAL China (13 a 15 de março) – Xangai (China)

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a 3º maior feira de alimentos do mundo, a SIAL China também foi adiada para o mês de setembro. O evento seria realizado entre os dias 13 e 15 de março em Xangai.

  • Feedlot Summit Brazil (17 e 18 de março) – Goiânia (GO)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou um plano de contingência para evitar o aumento de casos de coronavírus no estado. Uma das medidas é o cancelamento de eventos com mais de 100 pessoas, com o objetivo de evitar ou minimizar aglomerações. Diante dos fatos, o Feedlot Summit Brazil 2020 foi prorrogado. E”stamos trabalhando em uma nova agenda para o evento”, diz a organização.

  • Inovvar – (17 a 20 de março) – Colonia Yguazú (Paraguai)

O efeito da propagação do coronavírus também começa a atingir o Paraguai. Nesta sexta, 13, a organização da feira agropecuária Innovar adiou o evento por tempo indeterminado.

“A decisão foi tomada com responsabilidade e pensando no bem geral da população”, disse a organização em um comunicado.

  • Fenicafé – (17 a 20 de março) – Araguari (Minas Gerais) 

A Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (FeniCafé), que aconteceria  nos dias 17 a 19 de março também foi cancelada.

  • Agro 5.0 e o Brasil mais Sustentável (23 de março) – São Paulo (SP)

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) comunicou nesta quinta-feira, 12, que vai adiar o evento “Agro 5.0 e o Brasil mais Sustentável”, marcado para ocorrer do próximo dia 23 de março, em São Paulo.

O evento tinha em sua programação o debate da tecnologia 5G nas grandes cidades e a consolidação do 4G no campo, responsável pela aceleração da conectividade em toda a cadeia produtiva do agronegócio.

Segundo a FPA, o adiamento ocorreu “em virtude do aumento de casos de coronavírus no Brasil e da classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia”. Por enquanto, não há uma nova data para a realização do evento.

  • Forum For the Future of Agriculture (31 de março) – Bruxelas (Bélgica)

Os parceiros da FFA anunciaram que o Fórum de 2020 para o Futuro da Agricultura, programado para ocorrer na Praça de Bruxelas, foi cancelado.

  • Encoffee 2020 (14 e 15 de abril) – Uberlândia (MG)

Os organizadores do Encoffee 2020, um encontro de gestão de cafeicultores, informou que o evento que seria realizado nos dias 14 e 15 de abril será adiado.

“Essa determinação atende às recomendações do Ministério da Saúde e da secretaria de Saúde do
Estado de Minas Gerais, que decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas
por 30 dias para evitar a propagação do coronavírus”, disse o comunicado.

Não há informações sobre possíveis novas datas para o evento

Continuam marcadas, mas terão alterações na rotina

  • Show Safra BR 163 (16 a 20 de março) – Lucas do Rio Verde (MT)

A organização do evento afirmou que o calendário da feira continua, seguindo rigidamente todas as orientações das autoridades de saúde, preocupadas com a evolução do coronavírus no país.

“Nós teremos entrega de panfletos na entrada no evento, a rádio parque vai informar a cada 15 minutos que as aglomerações devem ser evitadas, os cumprimentos convencionais e abraços devem ser evitados e pedimos a todos os expositores que disponibilizem álcool gel aos visitantes,” detalha Rodrigo Pasqualli, diretor da Fundação Rio Verde.

Além disso, a recepção as autoridades políticas, programadas para logo mais, 17h, teve a vinda do ministro do meio ambiente Ricardo Salles cancelada pelo fato de ter ido há pouco tempo aos Estados Unidos onde exitem casos confirmados do coronavírus. A assessoria do governo do estado ainda avalia a participação do governador de Mato Grosso Mauro Mendes.

  • Femec (24 a 27 de março) – Uberlândia (MG)

De acordo com o diretor do Sindicato Rural de Uberlândia e coordenador da feira, João Semenzin, a data do evento não deverá ser alterada ou cancelada por conta do coronavírus. “A expectativa da organização é que a Femec gere mais de R$ 500 milhões em negócios nos quatro dias de feira”, disse.

  • Farm Show MT (24 a 27 de março) – Primavera do Leste (MT)

A organização da feira confirmou que o evento acontecerá na data previstas. As medidas solicitadas para segurança sanitária serão atendidas, segundo a organização.

  • Norte Show (21 a 24 de abril) – Sinop (MT)

A Norte Show informou que a realização da feira não será cancelada por causa do novo coronavírus. A expectativa é que o evento aconteça de 21 a 24 de abril em Sinop (MT). Segundo a organização, a terceira edição deve ter aumento de 10% a 15% nos negócios.

  • Agrishow (27 abril a 1º de maio) – Ribeirão Preto (SP)

A Informa Markets Brasil, organizadora do evento, informou que segue monitorando as recomendações do Ministério da Saúde sobre o coronavírus e que irá adotar todas as orientações das autoridades para que a feira aconteça com segurança. A Agrishow deve acontecer na data prevista, sem alterações ou cancelamentos.

“Visando ampliar a segurança sanitária dos expositores, visitantes e fornecedores durante o evento, iremos realizar medidas preventivas durante a realização de seus próximos eventos”, disse em comunicado.

Entre as ações, estão a aquisição de lotes de álcool gel; reforço nas equipes de limpeza; ampliação de contratação de equipes médicas e ambulatoriais e capacitação das equipes de atendimento direto e indireto.

  • AgroBrasília (12 a 16 de maio) – Paranoá (DF)

A organização da feira informou que um comitê deve se reunir nesta segunda-feira, 16, para discutir a agenda do evento. “O comitê organizador da feira está atento aos acontecimentos e às medidas preventivas para conter o avanço do coronavírus e soltaremos uma nota assim que tivermos novas decisões”, disse em comunicado.

Informações  Canal Rural



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera do Leste é finalista no Prêmio “Cidades Inovadoras” 2025, promovido pelo governo estadual


A premiação é uma iniciativa que reconhece municípios com projetos inovadores e sustentáveis no estado

Vencedores serão anunciados em cerimônia que está marcada para 08 de setembro, em Cuiabá

Na próxima segunda-feira, 08, serão conhecidas em cerimônia que será realizada em Cuiabá, as cidades vencedoras do Prêmio Cidades Inovadoras, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITECI). E Primavera do Leste tem a oportunidade de literalmente “trazer o título para casa”, pois é uma das finalistas entre as 24 em todo o estado, classificada na Categoria D (acima de 50 mil habitantes). No mesmo grupo ainda estão Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tangará da Serra e Alta Floresta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Fábio Parente, responsável pela inscrição destaca que “a classificação no Prêmio Cidades Inovadoras representa muito mais do que um reconhecimento: é a validação de todo o esforço coletivo em transformar nosso município em referência de desenvolvimento, tecnologia e qualidade de vida. Estar entre as cidades destacadas já nos enche de orgulho, pois comprova que estamos no caminho certo, construindo políticas públicas modernas e sustentáveis”.

Neste ano a SECITECI recebeu no total 49 inscrições, número 60% maior do que o registrado em 2024, quando houve 29 inscritos. Cada município inscreveu apenas um projeto ou ação inovadora e após análise da equipe da Secretaria, 24 cidades foram pré-classificadas. A premiação tem a finalidade de incentivar soluções que gerem valor social, ambiental ou econômico.

Nesta edição os projetos concorrem a prêmios como uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que prevê a atuação de um pesquisador consultor técnico no município vencedor por até 12 meses. Além disso também estão previstas imersões presenciais no Smart City Week Curitiba e no Smart City Week Barcelona, na Espanha. Outras ações preveem divulgações nacionais e internacionais e matérias e mídias digitais e impressas das instituições promotoras e apoiadoras.

Em relação a conquistar o prêmio Fábio pontua que “a expectativa pela conquista do primeiro lugar é grande, mas acima de tudo reforça a nossa responsabilidade, dentro da gestão Sérgio Machnic, de continuar avançando, inovando e gerando oportunidades para a população. Independentemente do resultado final, essa jornada mostra que quando se trabalha com planejamento, dedicação e visão de futuro, os resultados acontecem e se tornam inspiração para todo o Estado e para o Brasil”, finaliza.

A 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras é realizada pela SECITECI, Parque Tecnológico Mato Grosso e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), com apoio do Conselho Estadual de Tecnologia e Inovação.


HOME / NOTÍCIAS

Brasil - cidade

Desfile Cívico de 07 de Setembro em Primavera: mais que uma festa da democracia, uma “festa de toda a família”


Pais e mães participaram, acompanhando e levando os filhos durante o desfile que reuniu milhares de pessoas

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Na manhã deste domingo, 07, Primavera do Leste viveu um dos momentos mais marcantes de sua história recente: o maior Desfile Cívico já realizado no município ao longo dos últimos anos. Milhares de pessoas se concentraram em uma das pistas da Avenida dos Lagos para prestigiar o evento, que reuniu escolas municipais, estaduais, faculdades, forças militares e diversas instituições, além de autoridades políticas do município.

O clima foi de emoção e de forte participação popular, com famílias inteiras acompanhando de perto os desfiles e vibrando com a passagem dos filhos que representaram suas escolas e organizações. Pais e mães destacaram a importância de transmitir o espírito cívico às novas gerações.

Depoimentos das famílias

Uma das famílias foi a de Álvaro Ricardo Giraldello, acompanhado da esposa, Helen Cristina Silva Duarte, e dos filhos Miguel Duarte Giraldello e Pedro Duarte Giraldello, estudantes da EMEI Maria Nazaré, destacou a relevância do evento. “É importante, é muito bom passar isso para as crianças, para eles aprenderem. Só acho que poderia ter ainda mais engajamento, que mais pessoas ainda viessem participar do desfile”, disse.

Outro casal presente foi Márcia Regina Rombi e Ezequiel de Camargo, que levaram a filha, Esther Rombi de Camargo, da EMEI Mundo Encantado. Para eles, o patriotismo precisa ser constantemente cultivado. “A questão do 7 de setembro é fundamental. Acreditamos que poderia ter um pouco mais de ritmo por parte de todos, batida nos compassos, mas é algo a melhorar para os próximos anos seria interessante”, sugeriram.

Também marcaram presença Thelma Nogueira Moraes e Zaquim de Souza Cruz, pais de Aimê Sofia Nogueira de Souza e Lise Ohana Nogueira de Souza, estudantes da Escola 13 de Maio. “Ficou muito bonito, uma festa que envolve todos. O importante é a participação da comunidade e o aprendizado que isso gera para as crianças”, reforçaram.

Escola São José e o resgate do civismo

Durante o evento, o diretor da Escola Municipal São José, Claudinei de Oliveira, ressaltou a importância do desfile para a formação dos alunos e para a comunidade escolar. “Esse é um momento muito importante em que a administração municipal resgata valores. Proporciona, dentro das escolas, com os professores e demais profissionais, um evento de extrema significância para toda a comunidade. Isso reflete diretamente no dia a dia dos alunos e fortalece os laços com as famílias”, afirmou.

Ele ainda parabenizou a gestão do prefeito Sérgio Machnic pela realização da cerimônia cívica, lembrando que o evento representa não apenas patriotismo, mas também democracia e cidadania. “A nossa sociedade perdeu um pouco do sentimento de patriotismo, de quando éramos crianças e precisamos resgatar isso, sem a divisão por lados: direita ou esquerda, mas nos unirmos para que todos defendam o que realmente o Brasil é hoje”, reforçou o diretor.

Um marco para Primavera do Leste

O desfile deste 7 de setembro não apenas entrou para a história pela grandiosidade, mas também pelo envolvimento popular, pelo engajamento das instituições e pela oportunidade de aproximar ainda mais a comunidade primaverense dos valores cívicos e democráticos. O resgate do patriotismo, do civismo e da união das famílias em torno de uma data tão simbólica reafirma Primavera do Leste como uma cidade que valoriza sua história e prepara suas crianças e jovens para o futuro.


Antenado News