Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Governo anuncia a retomada das obras da Escola Técnica em Primavera do Leste



Após um período paralisada por falta de repasse de recursos federais, a construção da Escola Técnica (ETE) de Cuiabá foi retomada na tarde desta terça-feira (01.06), com anúncio feito pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nitlon Borgato.

A unidade de Cuiabá terá capacidade para atender 1.400 alunos e a previsão é que esteja concluída em cinco meses. Para garantir o retorno da obra, o Governo destinou recursos da ordem de R$ 2,25 milhões.

Para o secretário Nilton Borgato, a conclusão da unidade encerrará um período de espera de mais de 10 anos. “O convênio dessa construção é de 2009, ou seja, a população aguardou uma década para conclusão dessa obra, que é fundamental para a população cuiabana e também para os municípios vizinhos. Esperamos produzir muito conhecimento para qualificar os cidadãos que merecem ter um futuro mais promissor”, ressaltou o gestor.

O secretário informou ainda, que além da ETE de Cuiabá, as obras das construções das escolas técnicas dos municípios de Cáceres, Água Boa e Primavera do Leste (200km, 740km e 240 km de Cuiabá) também foram retomadas. “As unidades têm um padrão similar e serão ambientes propícios para a produção de conhecimento. Outras obras de escolas técnicas também serão retomadas nos próximos meses, é um compromisso do governador com a sociedade mato-grossense”, informou.

A unidade está com 90% da obra concluída. Até o momento, foram investidos recursos da ordem de R$ 10.981.256,96. O novo prédio contará com 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas, quadra poliesportiva, biblioteca, centro de vivências (refeitório e jardim) e salas para o administrativo pedagógico. Ao todo, a nova escola técnica contará com uma área de 5.577 metros quadrados.

De acordo com Mauro Mendes, “Estamos muito contentes em retomar a construção dessa escola tão importante para a Baixada Cuiabana. Hoje, temos mais de 100 obras em andamento no Estado e asseguro que não faltarão recursos para concluí-las. Estamos muito atentos às obras, inclusive, durante a visita na escola já solicitei melhorias, pois queremos e devemos manter um padrão de qualidade nas obras públicas. Parabenizo o secretário Borgato e a equipe que esteve envolvida nesta ação”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O deputado estadual Wilson Santos também participou do evento e ressaltou a importância da continuidade dessas obras para o Estado. “Essas construções se arrastaram por muito tempo sem nenhuma entrega. Parabenizo o governador Mauro Mendes pela gestão austera e responsável com os gastos púbicos”, enfatizou o parlamentar.

Também estiveram presentes o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o responsável pelo responsável técnico da empresa BK Construções, Luiz Renato Bambirra, o superintendente de Educação profissional e Superior da Seciteci, Aryeh Craveiro, e a diretora da ETE de Cuiabá, Simey Adriant Alcalá.

Com informações minutomt 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Administração Sérgio Machnic promove maior campanha de regularização fundiária de Primavera e transforma realidade de famílias da Vila União


Segundo o gestor, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e comprometido que vem sendo realizado de modo ímpar pelas equipes

O prefeito também ressaltou que outras melhorias seguem no planejamento da gestão, tanto para a comunidade quanto em outras área

O domingo (14) ficará marcado na história da Vila União como o dia em que um sonho aguardado por mais de quatro décadas se tornou realidade. A Prefeitura de Primavera do Leste realizou a entrega de 23 títulos de posse definitiva por meio da regularização fundiária, garantindo às famílias da comunidade documentação oficial, segurança jurídica e tranquilidade para quem construiu sua vida no local ao longo de muitos anos.

 

A ação integra o amplo programa de regularização fundiária desenvolvido pela administração do prefeito Sérgio Machnic e da vice-prefeita Iva Viana, que vem avançando em diferentes regiões do município com o objetivo de assegurar dignidade, cidadania e o direito à moradia regularizada. O ato contou com a presença de vereadores, secretários municipais, defensor público, conselheiro da OAB, servidores públicos, moradores da comunidade e o doador da área, Miguel do Lago, foi representado pelo irmão, Daniel.

 

O prefeito Sérgio Machnic destacou que o momento simboliza muito mais do que a entrega de documentos.“Hoje, mais do que papéis, estamos entregando direitos. Estamos entregando segurança jurídica, tranquilidade e a realização de um sonho antigo dessa comunidade. Recebam o nosso respeito, a nossa alegria e a certeza de que a Vila União representa muito para esta gestão”, afirmou.

 

Segundo o gestor, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e comprometido. “Esse avanço só foi possível porque temos um time presente e comprometido, que vai a campo, escuta a população e resolve. Aqui não tem enrolação: o que precisa ser feito, a gente faz. É assim que as coisas acontecem”, completou.

 

O prefeito também ressaltou que outras melhorias seguem no planejamento da gestão, tanto para a comunidade quanto em outras áreas. “Temos muito a fazer ainda nas áreas da saúde, pavimentação, iluminação e infraestrutura. Não se faz tudo de uma vez, mas se faz com planejamento, organização, diálogo e transparência com a população”, destacou.

 

A vice-prefeita Iva Viana reforçou que o foco da administração municipal é atender às reais necessidades da população. “Quando há organização, prevenção e compromisso, as ações acontecem. Hoje estamos garantindo dignidade com a entrega dos documentos e o direito à moradia, que é o que as pessoas precisam. Governar é cuidar das pessoas e fazer o bem todos os dias”, pontuou.

 

A secretária de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto, destacou o empenho das equipes e o apoio da gestão municipal. “Esse é o resultado de um trabalho coletivo, construído com dedicação, persistência e diálogo com a comunidade. Nada disso seria possível sem a confiança e a liberdade que o prefeito Sérgio dá para que as equipes busquem soluções e entreguem resultados”, afirmou.

 

O secretário de Governo, Valfredo Rodrigues, ressaltou que a entrega dos títulos é resultado de um esforço contínuo da gestão municipal para atender uma demanda histórica da Vila União. Ele explicou que o processo exigiu o cumprimento de critérios legais e o trabalho conjunto de diversos setores. Valfredo agradeceu às equipes técnicas, à engenharia, ao apoio jurídico e aos vereadores, destacando que todos os apontamentos do cartório foram sanados e que a união entre os poderes foi fundamental para a conclusão do processo, garantindo segurança jurídica e dignidade às famílias beneficiadas.

 

O superintendente de Habitação, Everaldo Cabral, também enfatizou o significado da entrega. “Regularização fundiária é gratidão e justiça social. É garantir que essas famílias tenham o direito reconhecido sobre aquilo que sempre foi delas. Hoje estamos cumprindo um compromisso assumido com a comunidade”, declarou.

 

O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Eraldo Fortes, destacou a importância do momento vivido pela comunidade da Vila União, ressaltando que a entrega dos títulos representa mais do que documentos, simbolizando dignidade, segurança e tranquilidade para as famílias. Eraldo parabenizou o prefeito Sérgio Machnic e toda a gestão municipal pela conclusão do processo de regularização fundiária, destacando o compromisso com a valorização das pessoas e o respeito à comunidade.

 

O Defensor Público, Rafael Cardoso ressaltou que a entrega dos títulos representa um momento histórico para a Vila União, pois o documento registra definitivamente a história e a luta da comunidade. Segundo ele, a regularização garante moradia digna, segurança jurídica e a possibilidade de realizar melhorias nos imóveis, além de assegurar que o patrimônio permaneça com as famílias e seus herdeiros. O defensor parabenizou a gestão municipal pela iniciativa.


Antenado News