Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

MDB de Primavera do Leste querem Câmara de Vereadores refém da prefeitura



Instituições independentes na constituição, mais a vontade do grupo do prefeito é outra

O projeto de lei autoria do vereador Antônio Marcos de Carvalho (PV), conhecido como “Pirú”, e como coautores que assinaram  o projeto os seguintes vereadores: Paulo Donin, Carlos Araújo, Manoel Mazzutti, Elton Baraldi e Neri de Souza, com exceção ao Piru, todos do partido do prefeito Leonardo Bortolin, mas não diferente, pois Piru grita aos quatro cantos de Primavera do Leste que o menino prefeito é o melhor prefeito que Primavera do Leste já teve.

Qual interesse em diminuir o repasse a Câmara de Vereadores, garantido pela constituição, isso não apenas em Primavera do Leste, mais em todo o país.

Hoje o repasse é de 7%, da arrecadação do município, e todo dinheiro economizado, por lei é devolvido a prefeitura e o prefeito por indicação e acordo coletivo com a Câmara de Vereadores aplica o dinheiro de volta em melhorias da população.

Nos últimos 4 anos foram devolvidos a Prefeitura de Primavera do Leste mais de 6 milhões de reais, que por indicação dos vereadores, foram investidos em obras de postos de saúde, segurança pública, com a aquisição de 4 motocicletas para Policia Militar e 2 viaturas para CMTU, asfalto entre os bairros Primavera 3 ao Guterres, além de sugestão de investimento no combate ao Covid-19 entre outros.

Com a baixa do repasse não mais poderia ser indicado e cobrado, em áreas discutidas com a sociedade e seus representantes, os vereadores, economia feita que tem o dever de ser fiscalizado por todos, principalmente pelos vereadores, fiscalizar os atos e gastos do prefeito e também do presidente da Câmara, através de balancetes disponibilizados todos os meses fazem parte da função.

Com quase totalidade dos vereadores do partido do prefeito fica evidente a vontade da Câmara se dobrar de fato aos caprichos do executivo, até para fazer compras ou qualquer investimento, as funções das instituições ficariam de vez invertidas, ao invés dos vereadores autorizarem o prefeito a gastar o dinheiro, os vereadores pediriam ao prefeito, e ele ainda autorizaria se quisesse, ou como ocorre em muitos lugares usaria como moeda de troca.

Oque tem quebrado a cidade, está comprovado que não é o repasse constitucional ao legislativo, já que foi devolvido e aplicado em favor do povo, já obras executadas, contratos milionários firmados com empreiteiras ultrapassam e muito o repasse garantido por lei.

Não roubando o dinheiro do povo, fiscalizando os gastos da prefeitura que ultrapassa os 22 milhões por mês também seria interessante e de fato na função legislativa.

Se o projeto apresentado na forma que muitos municípios fizeram, através de emenda impositiva, que com ela seria possível indicar melhorias para o povo através de indicação por cada vereador, “Com a Emenda Constitucional, a função legislativa das Câmaras Municipais passa a gozar de novas ferramentas para auxiliar na organização orçamentária e para subsidiar a construção do planejamento estratégico do Município”.

Manter o respeito e a indecência dos poderes é necessário, ainda mais manter o direito adquirido por lutas e batalhas, na tão sonhada e falada democracia. Agora ajoelhar para o prefeito e pedir benção por um direito adquirido, aí não dá, a vaca vai para brechó de vez. Que fiscalizamos prefeito, vereadores, empresas dos amigos, empresa da família do político e por ai vai.

Com A Palavra, Luis Costa / Charge simplesmente ilustrativa e opinativa, fonte internet



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Assassinos de assessor de deputado são condenados a 17 anos de prisão


Wanderley Leandro Nascimento da Costa trabalhava no gabinete do deputado Wilson Santos e foi morto em fevereiro de 2023

 

 

 

O Tribunal do Júri condenou Murilo Henrique Araújo de Souza e Richard Estaques Aguiar Silva Conceição a 17 anos de prisão cada pela morte do assessor do deputado estadual Wilson Santos (PSD), Wanderley Leandro Nascimento da Costa, de 36 anos.

 

O crime aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2023, em Cuiabá. A vítima trabalhava no gabinete de Wilson na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os réus devem cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. Eles foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e furto qualificado.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), os dois réus mataram Wanderley asfixiado em uma quitinete, em seguida eles esconderam o corpo, roubaram uma TV, o aparelho celular, o notebook e um cartão de crédito da vítima, e fugiram no carro de Wanderley.

 

As investigações da Polícia Civil apontaram que o assassinato foi uma “vingança”, depois que a vítima assediou dois parentes de um dos assassinos.


HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Servidoras da Saúde de Primavera do Leste apresentam projetos de destaque em congresso estadual


Coordenadoria de Comunicação

O compromisso com a inovação e a qualidade nos serviços de saúde garantiu destaque a Primavera do Leste no 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizado no último mês, em Cuiabá. Três servidoras da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram experiências exitosas que refletem os avanços no atendimento à população e a eficiência da rede municipal.

 

Para Natalye Wagner de Souza, psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma das servidoras que apresentou seu trabalho no evento, a seleção representa um reconhecimento da qualidade e do impacto das iniciativas desenvolvidas. “A seleção de um trabalho para apresentação em congresso reconhece a qualidade e o impacto do nosso trabalho. Esses eventos reúnem especialistas, promovem discussões e abrem oportunidades de colaboração. Para nós, servidores e instituições que representamos, a aprovação em um congresso valida o rigor do trabalho prestado e reforça sua contribuição para o avanço da área, além de ampliar a visibilidade do mesmo”, destacou.

 

Além de Natalye, Deniandra Pedroso Silva, técnica em segurança do trabalho e Leiza Fernanda Carvalho Pina, Fonoaudióloga da Unidade Descentralizada de Reabilitação também apresentaram projetos. As apresentações abordaram três frentes importantes da saúde pública: a organização e os desafios da Rede de Atenção Psicossocial, o fortalecimento da Rede de Cuidado no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador como uma política bem-sucedida dentro da vigilância em saúde. Os trabalhos demonstraram como a estruturação desses serviços tem impactado positivamente a resolutividade das demandas, além de aprimorar a comunicação entre as redes e a qualidade do atendimento prestado.

 

Com a participação de aproximadamente 550 profissionais da saúde, o congresso promoveu debates sobre temas fundamentais, como a Política Nacional de Saúde, gestão participativa, pacto federativo e humanização dos serviços. Além das apresentações de trabalhos, o evento contou com palestras, mesas-redondas e discussões sobre boas práticas e inovações na área da saúde pública.

 

Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), o congresso reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios e do fortalecimento das redes de assistência. Para Primavera do Leste, a participação no evento reafirma o compromisso do município em buscar soluções inovadoras e garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população.


Antenado News