Primavera do Leste / MT - Sábado, 19 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Defensoria pede informações sobre verba da União e vacinas recebidas por Primavera do Leste



A Defensoria Pública de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos na área da Saúde (Gaedic Saúde), enviou um ofício ao prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (MDB), pedindo informações sobre os valores recebidos pelo município da União durante a pandemia, o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a quantidade de vacinadas recebidas e aplicadas até agora.

O pedido foi protocolado nesta terça-feira (30). A prefeitura tem um prazo de cinco dias úteis para responder aos questionamentos.

A Reportagem entrou em contato com a prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

De acordo com a Defensoria, a mesma solicitação de informações será encaminhada a todos os prefeitos dos 141 municípios do estado nos próximos dias.

Segundo a Defensoria, no dia 2 de março, o Gaedic Saúde fez uma solicitação ao Ministério da Saúde para reabilitar os leitos de UTI para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 custeados pelo Governo Federal que foram gradualmente sendo desabilitados pela União de setembro a dezembro do ano passado.

Já no dia 22 de março, a Defensoria a União ingressam com pedido de tutela de urgência para que o Governo Federal fornecesse oxigênio medicinal às unidades de saúde de 28 municípios no norte do estado que corriam risco de falta do insumo.

O pedido foi acatado pela Justiça no dia seguinte (23) e, no último domingo (28), aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) entregaram 340 cilindros de oxigênio em Sinop.

A Defensoria informou que agora será feito o mapeamento dos dados dos municípios.

fonte: G1 MT



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Nhonho chega de presidente do MDB, correligionários ameaçam deixar o partido em Primavera do Leste


Em uma articulação secreta e inesperada, a direção do partido MDB- Movimento Democrático Brasileiro, em Primavera do Leste foi trocada no dia 11 de abril, através de manobra com principal interessado, o ex-prefeito Leonardo Bortlin, segundo informações de bastidores.

A mudança de partido não foi avisada nem mesmo ao antigo presidente da sigla, pegando todos de surpresa, após a notícia ser divulgada por um site, que tenta passar a imagem do Nhonho como “pseudo da moralidade”, deixando de lado o envolvimento em um esquema com laranjas no montante de mais de 4 milhões de reais. Na época ficou comprovado através de denúncias do ex-vereador Luis Costa(PRD), e em acordo feito entre Nhonho e Ministério Publico de Mato Grosso, assumindo a culpa em ter operado através de laranjas, sendo eles familiares, o enteado de Nhonho, Gabriel Romagnoli Fracarolli, Suzerlei Aparecida Romagnoli,  esposa do ex-edil. Os três, aliás, devem ao erário, cada um, R$ 110 mil em multas, estes crimes ocorreram no mandato de Leonardo Bortolin também do MDB.

Com mudança de presidente no município, relatatos de uma fonte, deixa claro que dois vereadores devem sair do partido, com promessa de esvaziamento da legenda, a não ser que seja mudado, ou seja se Nhonho ser mantido, o partido acaba em Primavera do Leste, e mesmo com todo o dinheiro a ser investido na possível campanha de Leo a deputado, perderia o apoio de muitos.

Carlos Bezerra considerado “cacique” do partido, foi passado para trás, e a decisão de colocar Nhonho na presidência foi feito, às escuras, e contrariou de Primavera a Brasília.

Manter Nhonho e perder membros, ou deixar a democracia valer e colocar um presidente que agrada todos.

 

Redação: Luis Costa


Antenado News