Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 13 de Maio de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER / Rede de enfrentamento começa a ser implementada em Primavera e Poxoréu



Duas audiências públicas, promovidas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso em Primavera do Leste e Poxoréu, marcaram o início da implementação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher nos dois municípios. Os eventos contaram com a participação de representantes de várias instituições, entre elas, Poder Judiciário, Câmara Municipal, Prefeitura, Centro de Referência da Assistência Social, Polícia Civil, Defensoria Pública e Polícia Militar.

A promotora de Justiça Nayara Roman Mariano Scolfaro informa que durante as audiências foram discutidas as políticas públicas municipais de proteção à mulher em situação de violência. “Além de debater, com transparência e da forma mais democrática possível, as ações existentes nos dois municípios em relação ao assunto, também discutimos com todos os segmentos propostas para uma proteção à mulher em situação de violência cada vez melhor”, destacou.

Segundo ela, nos dois municípios cada instituição vem cumprindo o seu papel no enfrentamento à violência contra a mulher, mas a rede de proteção precisa ser fortalecida. “Nós possuímos aqui uma rede de atendimento, agora precisamos aprender a trabalhar de forma articulada, isso é a rede de enfrentamento. Acredito que demos passos positivos, plantamos sementes e estamos muito próximos de colher e pra isso precisamos efetivamente do poder político”, ressaltou a promotora de Justiça.

PROJETO ESTRATÉGICO – A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, projeto desenvolvido pelo Ministério Público Estadual em parceria com outras instituições, já está consolidada nos municípios de Barra do Garças e Várzea Grande. A iniciativa tem o reconhecimento do Conselho Nacional do Ministério Público com premiações na categoria “Indução de Políticas Públicas”.

A coordenadora do CAO Violência Doméstica, promotora de Justiça Gileade Souza Maia, explica que a meta estabelecida no Planejamento Estratégico do MPMT (2020-2023) é assegurar o funcionamento da rede em 10 municípios. O projeto passa pela realização do diagnóstico da violência, articulação, capacitação e a efetiva implantação da rede. Entre os requisitos, estão o foco na atenção social e proteção com aplicação humanizada da Lei Maria da Penha e a qualificação de agentes.

Além de Primavera do Leste e Poxoréu, o projeto está sendo implementado em Nova Mutum, Cuiabá, Cáceres, Sinop e Alta Floresta.

Assessoria MPEMT



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Prefeito Sérgio Machnic participa de homenagem à dupla Cézar e Paulinho feito pela Câmara


Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi

 

O prefeito Sérgio Machnic participou nesse domingo (11) de uma solenidade em homenagem à dupla sertaneja Cézar e Paulinho realizada pela Câmara Municipal de Primavera do Leste. Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi, que fica anexo ao prédio do Legislativo.

 

O gestor municipal lembrou que a dupla já havia sido homenageada com o título de cidadãos primeverenses e agora terão a sua ligação eternizada por meio da incorporação da viola doada ao acervo do Instituto. “Em agosto de 1988 eles cantaram aqui em um evento beneficente, foram eles que deram o nome de Asa Delta ao nosso estádio, que é o nome de uma fazenda que o Cézar tem aqui próximo. Eles ajudaram muito a cidade e sempre que têm um tempinho eles veem até Primavera e eles vivem no coração da população primaverense e toda homenagem que se faz para eles é merecida. Fico lisonjeado como prefeito poder participar desse momento”, declarou Sérgio Machnic.

O presidente da Câmara Marco Aurélio contou que a viola que Cézar e Paulinho estão doando fará parte do acervo do Instituto Memória Nívea Denardi e será parte do patrimônio histórico da cidade. “Na verdade eles estão devolvendo uma viola que eles ganharam aqui mesmo, lá atrás, e agora a gente tem o prazer de receber ela de volta. Nada mais justo do que fazer um uma simples, uma singela homenagem para essa dupla que já fez e ainda está fazendo um trabalho sensacional por nós. Eles já fazem parte da nossa história e agora ficarão eternizados por meio dessa viola”, externou.

 

Visivelmente emocionado, o cidadão primaverense Paulo Roberto Franco, o Paulinho, declarou ser um privilégio receber a homenagem. “A gente conhece o pessoal aqui de Primavera de longa data já e a gente até fez um jogo aqui uma vez para o time do Juventude. Meu irmão tinha uma fazenda aqui perto, a gente sempre vinha para cá. Então a gente criou uma raiz muito importante aqui em Primavera, fizemos muitos amigos e é sempre um privilégio para a gente poder encontrar esses amigos”, afirmou o artista.

“A ideia de fazer esse memorial aqui que é muito importante, pois a cidade ou estado ou a família que não tem memória não tem cultura e a cultura faz parte da nossa vida. Esse espaço tão pequeno no tamanho mas grande no conteúdo é muito importante e Primavera merece um lugar desse. Eu particularmente nunca tinha visto um ambiente desse e estou muito feliz muito satisfeito em saber que o povo de Primavera tem memória”, completou Paulinho.

Da mesma forma, Sebastião Cézar Franco, o Cézar, também declarou estar muito contente em ter o nome da dupla que compõe com seu irmão eternizada na história da cidade. “Eu acho muito importante, soma muito, porque é uma prova que a gente plantou boas sementes e agora colhe bons frutos. É o que acontece aqui em Primavera do Leste e por todo lugar que a gente passa. Graças a Deus encontramos bons amigos por aqui e estou muito feliz com tudo”, contou.

 

O evento também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, de vereadores e outras autoridades, além de inúmeros populares.

Entrega no palco

Para dar ainda mais brilho à incorporação da viola ao acervo do Instituto Memória, a dupla fez questão de autografá-la durante o seu show realizado em homenagem aos 39 anos da cidade e entregá-la em mãos do prefeito Sérgio Machnic e do presidente da Câmara Marco Aurélio no palco.

 


Antenado News