Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 08 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 1.600 mortos na Turquia e na Síria



Abalos derrubam edifícios, famílias estão presas nos escombros e centenas de pessoas estão desaparecidas; tremor de magnitude 7,8 é o mais forte em 84 anos e gerou dezenas de réplicas

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria na manhã desta segunda-feira, 6, derrubando centenas de edifícios e matando mais de 1,5 mil pessoas, sendo ao menos 912 na Turquia e 783 na região da Síria controlada pelo governo. Além disso, nas áreas sírias controladas por rebeldes, mais de 221 pessoas foram mortas, de acordo com os Capacetes Brancos, embora a organização médica SAMS tenha estimado o número de vítimas em mais de 135; ambos disseram que centenas de pessoas ficaram feridas. Além dos mortos, ao menos 5.400 ficaram feridas na Turquia e 1.089 na Síria. Acredita-se que outras centenas ainda estejam presas sob os escombros e espera-se que o número de vítimas aumente à medida que equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas da região. Em ambos os lados da fronteira, moradores acordados pelo terremoto antes do amanhecer correram para fora em uma noite de inverno fria, chuvosa e com neve, enquanto os prédios foram destruídos e fortes tremores secundários continuaram. Equipes de resgate e residentes em várias cidades procuraram por sobreviventes, trabalhando em emaranhados de metal e pilhas gigantes de concreto. Este é o maior terremoto na Turquia desde 17 de agosto de 1999, que causou 17 mil mortes, mil delas em Istambul. Segundo o presidente Recep Tayyip Erdogan é o maior desastre desde 1939: “É o segundo mais forte, desde o terremoto de Erzincan, de 1939. Segundo as últimas avaliações, é de 7,7 (graus na escala Richter). Há graves danos também nas áreas vizinhas da Síria”, afirmou o chefe de Estado.

No lado sírio da fronteira, o terremoto destruiu regiões controladas pela oposição que abrigam cerca de 4 milhões de pessoas deslocadas de outras partes da Síria pela longa guerra civil do país. Muitos deles vivem em prédios que já foram destruídos por bombardeios anteriores. Centenas de famílias permanecem presas nos escombros, disse a organização de emergência da oposição, chamada Capacetes Brancos, em um comunicado. Instalações de saúde e hospitais sobrecarregados ficaram rapidamente cheios de feridos, disseram equipes de resgate.

O terremoto, sentido até no Cairo, atingiu uma região que foi moldada por mais de uma década de guerra civil na Síria. Milhões de refugiados sírios vivem na Turquia. A faixa da Síria afetada pelo terremoto está dividida entre o território controlado pelo governo e o último enclave do país controlado pela oposição, que é cercado por forças do governo apoiadas pela Rússia. O terremoto foi centrado a cerca de 90 quilômetros da fronteira com a Síria, fora da cidade de Gaziantep, uma importante capital provincial turca. Pelo menos 21 tremores secundários se seguiram, algumas horas depois durante o dia, o mais forte medindo 7,5 disseram autoridades turcas. Por questões de segurança, o gás foi cortado em toda a região, devido a tremores secundários que poderiam gerar explosões.

O presidente turco disse no Twitter que “equipes de busca e resgate foram enviadas imediatamente” para as áreas atingidas pelo terremoto.  “Esperamos superar esse desastre juntos o mais rápido possível e com o mínimo de danos”, escreveu ele. No Twitter, Stephen Hicks, pesquisador em sismologia do Imperial College London, escreveu que o terremoto é um dos maiores já registrados: “Este evento ficará para a história. Um dos maiores terremotos registrados instrumentalmente para atingir diretamente uma área povoada”.

*Com informações da AP News, AFP e EFE JP



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera do Leste é finalista no Prêmio “Cidades Inovadoras” 2025, promovido pelo governo estadual


A premiação é uma iniciativa que reconhece municípios com projetos inovadores e sustentáveis no estado

Vencedores serão anunciados em cerimônia que está marcada para 08 de setembro, em Cuiabá

Na próxima segunda-feira, 08, serão conhecidas em cerimônia que será realizada em Cuiabá, as cidades vencedoras do Prêmio Cidades Inovadoras, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITECI). E Primavera do Leste tem a oportunidade de literalmente “trazer o título para casa”, pois é uma das finalistas entre as 24 em todo o estado, classificada na Categoria D (acima de 50 mil habitantes). No mesmo grupo ainda estão Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tangará da Serra e Alta Floresta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Fábio Parente, responsável pela inscrição destaca que “a classificação no Prêmio Cidades Inovadoras representa muito mais do que um reconhecimento: é a validação de todo o esforço coletivo em transformar nosso município em referência de desenvolvimento, tecnologia e qualidade de vida. Estar entre as cidades destacadas já nos enche de orgulho, pois comprova que estamos no caminho certo, construindo políticas públicas modernas e sustentáveis”.

Neste ano a SECITECI recebeu no total 49 inscrições, número 60% maior do que o registrado em 2024, quando houve 29 inscritos. Cada município inscreveu apenas um projeto ou ação inovadora e após análise da equipe da Secretaria, 24 cidades foram pré-classificadas. A premiação tem a finalidade de incentivar soluções que gerem valor social, ambiental ou econômico.

Nesta edição os projetos concorrem a prêmios como uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que prevê a atuação de um pesquisador consultor técnico no município vencedor por até 12 meses. Além disso também estão previstas imersões presenciais no Smart City Week Curitiba e no Smart City Week Barcelona, na Espanha. Outras ações preveem divulgações nacionais e internacionais e matérias e mídias digitais e impressas das instituições promotoras e apoiadoras.

Em relação a conquistar o prêmio Fábio pontua que “a expectativa pela conquista do primeiro lugar é grande, mas acima de tudo reforça a nossa responsabilidade, dentro da gestão Sérgio Machnic, de continuar avançando, inovando e gerando oportunidades para a população. Independentemente do resultado final, essa jornada mostra que quando se trabalha com planejamento, dedicação e visão de futuro, os resultados acontecem e se tornam inspiração para todo o Estado e para o Brasil”, finaliza.

A 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras é realizada pela SECITECI, Parque Tecnológico Mato Grosso e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), com apoio do Conselho Estadual de Tecnologia e Inovação.


HOME / NOTÍCIAS

Brasil - cidade

Desfile Cívico de 07 de Setembro em Primavera: mais que uma festa da democracia, uma “festa de toda a família”


Pais e mães participaram, acompanhando e levando os filhos durante o desfile que reuniu milhares de pessoas

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Na manhã deste domingo, 07, Primavera do Leste viveu um dos momentos mais marcantes de sua história recente: o maior Desfile Cívico já realizado no município ao longo dos últimos anos. Milhares de pessoas se concentraram em uma das pistas da Avenida dos Lagos para prestigiar o evento, que reuniu escolas municipais, estaduais, faculdades, forças militares e diversas instituições, além de autoridades políticas do município.

O clima foi de emoção e de forte participação popular, com famílias inteiras acompanhando de perto os desfiles e vibrando com a passagem dos filhos que representaram suas escolas e organizações. Pais e mães destacaram a importância de transmitir o espírito cívico às novas gerações.

Depoimentos das famílias

Uma das famílias foi a de Álvaro Ricardo Giraldello, acompanhado da esposa, Helen Cristina Silva Duarte, e dos filhos Miguel Duarte Giraldello e Pedro Duarte Giraldello, estudantes da EMEI Maria Nazaré, destacou a relevância do evento. “É importante, é muito bom passar isso para as crianças, para eles aprenderem. Só acho que poderia ter ainda mais engajamento, que mais pessoas ainda viessem participar do desfile”, disse.

Outro casal presente foi Márcia Regina Rombi e Ezequiel de Camargo, que levaram a filha, Esther Rombi de Camargo, da EMEI Mundo Encantado. Para eles, o patriotismo precisa ser constantemente cultivado. “A questão do 7 de setembro é fundamental. Acreditamos que poderia ter um pouco mais de ritmo por parte de todos, batida nos compassos, mas é algo a melhorar para os próximos anos seria interessante”, sugeriram.

Também marcaram presença Thelma Nogueira Moraes e Zaquim de Souza Cruz, pais de Aimê Sofia Nogueira de Souza e Lise Ohana Nogueira de Souza, estudantes da Escola 13 de Maio. “Ficou muito bonito, uma festa que envolve todos. O importante é a participação da comunidade e o aprendizado que isso gera para as crianças”, reforçaram.

Escola São José e o resgate do civismo

Durante o evento, o diretor da Escola Municipal São José, Claudinei de Oliveira, ressaltou a importância do desfile para a formação dos alunos e para a comunidade escolar. “Esse é um momento muito importante em que a administração municipal resgata valores. Proporciona, dentro das escolas, com os professores e demais profissionais, um evento de extrema significância para toda a comunidade. Isso reflete diretamente no dia a dia dos alunos e fortalece os laços com as famílias”, afirmou.

Ele ainda parabenizou a gestão do prefeito Sérgio Machnic pela realização da cerimônia cívica, lembrando que o evento representa não apenas patriotismo, mas também democracia e cidadania. “A nossa sociedade perdeu um pouco do sentimento de patriotismo, de quando éramos crianças e precisamos resgatar isso, sem a divisão por lados: direita ou esquerda, mas nos unirmos para que todos defendam o que realmente o Brasil é hoje”, reforçou o diretor.

Um marco para Primavera do Leste

O desfile deste 7 de setembro não apenas entrou para a história pela grandiosidade, mas também pelo envolvimento popular, pelo engajamento das instituições e pela oportunidade de aproximar ainda mais a comunidade primaverense dos valores cívicos e democráticos. O resgate do patriotismo, do civismo e da união das famílias em torno de uma data tão simbólica reafirma Primavera do Leste como uma cidade que valoriza sua história e prepara suas crianças e jovens para o futuro.


Antenado News