Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 13 de Maio de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vereador Luis Costa denuncia vazamento de esgoto e poluição de córrego



Luis Costa quer punição para a empresa Águas Primavera por crime ambiental e pedira CPI

Recentemente uma tubulação do esgoto próximo ao Lago Municipal e córrego Traíras, na região satélite do Primavera III, voltou a vazar e todo o material caiu dentro do manancial (Área de Preservação Ambiental-APP), poluindo as águas, ocasionando matança de peixes e animais silvestres e expelindo um mau cheiro insuportável. Um vídeo sobre o vazamento do esgoto circulou nas redes sociais mostrando o estrago que foi feito.

O vereador Luis Costa, que está sempre atento aos problemas que afetam o meio ambiente a comunidade em geral, foi acionado por moradores da região e esteve no local. Depois de assistir o vídeo da quantidade de esgoto sendo despejado dentro do córrego, disse discordar totalmente do que disse a Águas de Primavera (Agea), que justificou o vazamento como normal explicando que, quando chove forte, realmente ocorre transbordamentos e vazamentos. Segundo a Agea, no local tem uma `válvula de escape´ que serve justamente para dar vazão em situação de muitas águas.

“Não podemos admitir isso o esgoto que vaza aqui vai direto para dentro do riacho! Não ficarei passível diante de todo este estrago! Este é um crime ambiental grave que vou combater duramente! Vou acionar o Ministério Público e tentar mais uma vez criar a CPI das Águas de Primavera do Leste na Câmara de Vereadores, pois esta empresa precisa ser investigada, punida e pagar criminalmente e financeiramente por tudo que tem cometido e vem cometendo há anos contra o meio ambiente, contra seus consumidores e a sociedade em geral”, informou o parlamentar.

O vereador ressalta também que a Agea vem cometendo crimes de forma sistemática há muito tempo e em várias áreas, como por exemplo, a cobrança da água por aproximação que é uma forma incorreta de medição de gasto e que ocasiona aumento de preço do produto e contas com valores exorbitantes e os também altos preços cobrados na troca de hidrômetros e religação de água.

CPI das Águas de Primavera

O vereador Luis Costa, que durante seu mandato tem cobrado frequentemente por melhorias na qualidade do serviço prestado pela empresa responsável pela distribuição de água e coleta de esgoto na cidade, Águas de Primavera (Agea), já buscou investigar a concessionária na Câmara de Vereadores por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas não obteve sucesso, já que a proposta foi recusada pela maioria dos vereadores do município. O vereador Luis Costa entende que a Agea comete crimes, abusos e absurdos que custam caros e afetam diretamente a população do município e que, além disso não poder acontecer, a empresa precisa pagar pelo que já cometeu e pelos crimes que continua cometendo. Diante disso Luis Costa informa que, além de acionar as autoridades competentes, como o Ministério Público (MP/MT), irá novamente propor a criação de uma nova CPI para investigar a Águas de Primavera, porque o que a empresa está fazendo não pode continuar acontecendo.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Prefeito Sérgio Machnic participa de homenagem à dupla Cézar e Paulinho feito pela Câmara


Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi

 

O prefeito Sérgio Machnic participou nesse domingo (11) de uma solenidade em homenagem à dupla sertaneja Cézar e Paulinho realizada pela Câmara Municipal de Primavera do Leste. Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi, que fica anexo ao prédio do Legislativo.

 

O gestor municipal lembrou que a dupla já havia sido homenageada com o título de cidadãos primeverenses e agora terão a sua ligação eternizada por meio da incorporação da viola doada ao acervo do Instituto. “Em agosto de 1988 eles cantaram aqui em um evento beneficente, foram eles que deram o nome de Asa Delta ao nosso estádio, que é o nome de uma fazenda que o Cézar tem aqui próximo. Eles ajudaram muito a cidade e sempre que têm um tempinho eles veem até Primavera e eles vivem no coração da população primaverense e toda homenagem que se faz para eles é merecida. Fico lisonjeado como prefeito poder participar desse momento”, declarou Sérgio Machnic.

O presidente da Câmara Marco Aurélio contou que a viola que Cézar e Paulinho estão doando fará parte do acervo do Instituto Memória Nívea Denardi e será parte do patrimônio histórico da cidade. “Na verdade eles estão devolvendo uma viola que eles ganharam aqui mesmo, lá atrás, e agora a gente tem o prazer de receber ela de volta. Nada mais justo do que fazer um uma simples, uma singela homenagem para essa dupla que já fez e ainda está fazendo um trabalho sensacional por nós. Eles já fazem parte da nossa história e agora ficarão eternizados por meio dessa viola”, externou.

 

Visivelmente emocionado, o cidadão primaverense Paulo Roberto Franco, o Paulinho, declarou ser um privilégio receber a homenagem. “A gente conhece o pessoal aqui de Primavera de longa data já e a gente até fez um jogo aqui uma vez para o time do Juventude. Meu irmão tinha uma fazenda aqui perto, a gente sempre vinha para cá. Então a gente criou uma raiz muito importante aqui em Primavera, fizemos muitos amigos e é sempre um privilégio para a gente poder encontrar esses amigos”, afirmou o artista.

“A ideia de fazer esse memorial aqui que é muito importante, pois a cidade ou estado ou a família que não tem memória não tem cultura e a cultura faz parte da nossa vida. Esse espaço tão pequeno no tamanho mas grande no conteúdo é muito importante e Primavera merece um lugar desse. Eu particularmente nunca tinha visto um ambiente desse e estou muito feliz muito satisfeito em saber que o povo de Primavera tem memória”, completou Paulinho.

Da mesma forma, Sebastião Cézar Franco, o Cézar, também declarou estar muito contente em ter o nome da dupla que compõe com seu irmão eternizada na história da cidade. “Eu acho muito importante, soma muito, porque é uma prova que a gente plantou boas sementes e agora colhe bons frutos. É o que acontece aqui em Primavera do Leste e por todo lugar que a gente passa. Graças a Deus encontramos bons amigos por aqui e estou muito feliz com tudo”, contou.

 

O evento também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, de vereadores e outras autoridades, além de inúmeros populares.

Entrega no palco

Para dar ainda mais brilho à incorporação da viola ao acervo do Instituto Memória, a dupla fez questão de autografá-la durante o seu show realizado em homenagem aos 39 anos da cidade e entregá-la em mãos do prefeito Sérgio Machnic e do presidente da Câmara Marco Aurélio no palco.

 


Antenado News