Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 20 de Maio de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Geral Incêndios atingem milhares de hectares em parques de Minas Gerais



Brigadistas apoiados por aviões combatem as chamas

Ao menos sete unidades de conservação de Minas Gerais estão sofrendo com incêndios nos últimos dias. No Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, o fogo começou no domingo (28) e, segundo o ICMBio atingiu mais de 6 mil hectares, sendo 5.879 hectares de área atingida na APA Morro da Pedreira e 478 hectares no Parque Nacional da Serra do Cipó, e mais 49 hectares de um foco que saiu da APA em direção ao parque.

Brigadistas do ICMBio, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais (CBMG) controlaram o incêndio na noite de terça-feira (20). Os trabalhos agora são de monitoramento, extinção de focos e vigilância. Ainda existem áreas com riscos altos de reignição.

A operação tem 51 brigadistas apoiados por dois aviões do tipo air-tractor e um helicóptero disponibilizados pela força-tarefa Previncêndio.

Os primeiros focos de incêndios foram localizados na altura do km 120 da Rodovia MG-010 e se espalharam pela região da Serra do Espinhaço, atingindo unidades de conservação geridos pelo Núcleo de Gestão Integrado Cipó-Pedreira, como a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira e o Parque Nacional da Serra do Cipó.

“Não há, até o momento, nenhuma orientação expressa, tanto no entorno da Serra do Cipó, quanto nas demais localidades, para que as pessoas deixem as suas casas. É preciso ficar atento às orientações do Corpo de Bombeiros e, em caso de emergência, ligar 193”, disse o tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em vídeo publicado nas redes sociais.

O ICMBio informou que todas as portarias do parque nacional foram fechadas e a visitação está suspensa. A medida foi tomada por questões de segurança e para que o órgão possa se dedicar a combater o incêndio.

O instituto explica que o período de estiagem tem temperaturas altas e umidade baixa, o que favorece a propagação das chamas. O uso de fogo nesta época é proibido. As suspeitas são de que o incêndio foi causado por ação humana. A Polícia Civil está investigando o caso.

Na Serra da Moeda, os trabalhos estão no terceiro dia. Na terça-feira, as equipes fizeram uma inspeção na região e combateram focos de fogo próximos às residências. O trabalho envolve mais de 30 pessoas, entre militares e brigadistas. Um avião é usado para eliminar as chamas.

No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na região da Zona da Mata, um incêndio de grandes proporções está sendo combatido desde domingo (18). O Corpo de Bombeiros de Viçosa esteve no local e verificou chamas intensas avançando em direção ao parque. Foi montado um posto de comando no município de Araponga e 35 pessoas estão mobilizadas na operação, entre militares dos bombeiros e policiais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as operações continuam ao longo da semana, e o combate é dificultado devido aos fortes ventos da região, às altas temperaturas e a dificuldade da topografia do terreno do parque. Todos os deslocamentos para envio de tropas são realizados por meio de aeronaves.

EBC



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera III terá eventos culturais todo mês, garante prefeito durante o Quero Mais Cultura


Cultura pva 3

“Cultura, segurança e inclusão para todos” – foi com essa proposta que o 7º Quero Mais Cultura tomou conta da Praça Dito Eletricista, no bairro Primavera III, no último sábado (17). E não foi apenas um evento festivo: o encontro marcou o início de um novo capítulo para a comunidade, que recebeu das mãos do prefeito Sérgio Machnic um compromisso que promete transformar a rotina dos moradores.

Diante de uma multidão animada, com famílias reunidas, crianças brincando e artistas levando alegria ao palco, o prefeito anunciou que ações culturais diversas serão levadas ao bairro pelo menos uma vez por mês. A decisão é fruto de um olhar atento à população que, por muito tempo, esteve à margem das grandes ações públicas.

Segundo o prefeito Sérgio Machnic, “nosso objetivo é descentralizar as ações e fazer parcerias para que toda a população possa ganhar com conhecimento, lazer, cultura e esporte. Estamos preparados para deixar nossa cidade cada dia melhor, mais inclusiva e para todos”, destacou.

Durante o evento, o vereador Rafael Abreu também ressaltou a importância de ações que cheguem a todos os bairros. “Estou feliz em poder viver isso ao lado dos moradores do meu bairro. Quero agradecer ao senhor, prefeito, e reafirmar, diante da população: confiamos na gestão. Um evento por mês é o que precisamos, e esse compromisso foi assumido aqui hoje”, comentou.

Cultura que acolhe e transforma

O evento, realizado em parceria com o Instituto Leverger e a Federação dos Conselhos Municipais de Segurança Pública (Feconseg), uniu cultura e segurança pública de forma inovadora. O público pôde conhecer de perto o trabalho da Polícia Ambiental, o armamento da Força Tática e as ações educativas do Programa Proerd, voltado para a prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes.

A dupla Nico e Lau levou ao palco o humor e as tradições mato-grossenses, arrancando risos e aplausos com uma apresentação que reafirma o valor da cultura regional. Além do show principal, o público desfrutou de apresentações culturais locais, comidas típicas, barracas educativas e atrações gratuitas para as crianças, como pipoca e algodão-doce.

Para o secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, o sucesso do evento é reflexo de uma gestão que acredita no poder da cultura como instrumento de transformação social.“Essa foi uma ação pensada para as famílias, com atrações para todas as idades. Seguimos as diretrizes de uma gestão humanizada, como propõem o prefeito Sérgio e a vice-prefeita Iva. Já estamos planejando outros projetos para a região, como o Acorde PVA, o bailinho, com muito forró, entre outros”, afirmou.

Segurança pública de mãos dadas com a comunidade

Representando o Conselho de Segurança Pública, Thiago Didomenico reforçou que eventos como este fortalecem a prevenção e o vínculo entre comunidade e instituições. “O Conseg é parceiro em todas as ações que trabalham a prevenção, antes mesmo que o crime aconteça”, pontuou.

Danilo Moraes, presidente da Feconseg, agradeceu à gestão municipal pela abertura e apoio: “Sem o envolvimento da prefeitura, nada disso seria possível. Esse acolhimento nos mostra o quanto é possível fazer mais pelas pessoas, principalmente com ações preventivas e educativas”. Ele ainda parabenizou a gestão por ter esse entendimento.

O tenente Luiz, do 11º Comando Regional da Polícia Militar, reforçou a importância de integrar as crianças e famílias em ações comunitárias: “Estamos aqui para mostrar que segurança pública também se faz com informação e presença. Preparar nossas crianças para dizer não às drogas e ao crime é o caminho para um futuro melhor”.

Compromisso com o presente e o futuro

Para o secretário de cultura, Leopoldino André, o foco é plantar cultura, lazer e cidadania em todos os cantos da cidade. “Esse é mais do que um objetivo: é um compromisso de gestão. E, no bairro Primavera III, reafirmamos o nosso papel como agente de transformação, ouvindo, acolhendo e levando oportunidades para todos. Porque cultura é direito. E ela agora tem endereço certo: o coração da comunidade”, comentou.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Saúde leva serviços e atendimentos para a população no final de semana


Saúde leva serviços e atendimentos para a população no final de semana

De acordo com a secretária de Saúde Laura Leandra, ao todo foram realizados mais de três mil atendimentos durante os dois dias

Coordenadoria de Comunicação – 19/05/2025

 

Saúde leva serviços e atendimentos para a população no final de semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste realizou uma série de ações voltadas para a população. No sábado (17) aconteceu o Dia da Saúde Especializada, que levou exames e consultas médicas, atendimentos odontológicos, procedimentos, vacinas, oficinas, orientações, preventivos, brincadeiras, corte de cabelo, limpeza de pele e outras atividades, enquanto no domingo (18) aconteceram as atividades alusivas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, voltadas à saúde mental.

 

 

 

De acordo com a secretária de Saúde Laura Leandra, ao todo foram realizados mais de três mil atendimentos durante os dois dias e ela ressaltou a importância do trabalho de sua equipe para viabilizar as ações. “Eu estou muito orgulhosa e agradecida pelo trabalho incansável de cada um e cada uma envolvidos nos trabalhos. Todos realmente vestiram a camisa e quem ganhou com isso foi a nossa população, já que conseguimos reduzir a fila de espera por consultas e exames, vacinamos muitas pessoas contra a H1N1 e também conscientizamos outro tanto de pessoas para a importância da saúde mental”, contou.

 

 

 

O Dia D da Saúde Especializada foi uma espécie de mutirão voltado para pessoas que já haviam agendado suas consultas e exames previamente nas unidades de saúde e os atendimentos foram distribuídos por locais como a Clínica da Mulher, no Centro de Especialidades Médicas (Cemoc), Centro de Imagens, laboratórios e no Centro de Reabilitação. Na oportunidade, as pessoas que procuraram pelas unidades de saúde também puderam tomar a vacina contra a gripe, realizar exames preventivos do cólon do útero, aferir a pressão e outros serviços.

 

 

 

Já as atividades do Dia Nacional da Luta Antimanicomial aconteceram no Lago Municipal e consistiram em várias atividades voltadas para a saúde mental, alertando as pessoas que estejam passando por algum problema que procurem ajuda profissional, além de conscientizar para a luta antimanicomial, deixando claro que as pessoas podem ser tratadas em liberdade. “Os manicômios são instituições totalmente desumanizadas. Então, nosso objetivo é trazer essa discussão para a sociedade de que não há necessidade de internação para as pessoas com algum problema de saúde mental serem tratadas. E nós aproveitamos para oferecer inúmeros outros serviços de saúde preventiva para a população que foi até o Lago”, concluiu a secretária Laura Leandra.


HOME / NOTÍCIAS

Região

Padre americano é encontrado morto em hotel no Centro de Cuiabá


Padre Gonzalo Ferrer tinha 90 anos, era espanhol e naturalizado americano

 

O padre Gonzalo Ferrer, de 90 anos, foi encontrado morto nesse sábado à tarde (17/05), em um quarto do Mato Grosso Palace Hotel, na região central de Cuiabá. A causa da morte ainda é desconhecida. Padre Gonzalo era espanhol e naturalizado americano.

 

O óbito foi constatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A causa da morte será determinada por o laudo da Perícia Oficial (Politec).

 

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Politec estiveram no hotel e deram início às investigações. A área foi preservada pelos policiais militares até a chegada das equipes especializadas.

 

A Embaixada dos Estados Unidos foi acionada pelas autoridades, tanto em Brasília quanto em São Paulo, para auxiliar na localização de familiares ou conhecidos da vítima. Até o fechamento desta matéria, no entanto, não havia retorno.

Mídia Jur


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

WhatsApp, Pix e um ‘Tio’: A Criatividade dos Golpistas em MT


Juscimeira – Na tarde deste sábado dia 17 de maio, por volta das 17h30 a Polícia Militar prendeu um casal no Bairro Centro, em decorrência de um mandado de prisão e de uma tentativa de golpe envolvendo a negociação de uma moto.

A PM foi acionada sobre uma negociação de venda de uma motocicleta Honda Biz, com a placa JZF-9282, que apresentava indícios de fraude. A proprietária do veículo foi induzida ao erro por um golpista, que se passava por seu “tio” através de mensagens no WhatsApp. O criminoso fez com que a mulher transferisse R$ 2.000,00 via PIX, mas, após a transferência, desapareceu.

Desesperados, os supostos compradores, que haviam viajado de Rondonópolis para adquirir a moto, começaram a pressionar a proprietária, fazendo ameaças como “Vamos chamar os caras” e “Não fechamos com a polícia”. A situação gerou um clima tenso e alarmante, que levou à rápida ação da polícia.

Durante a abordagem, a esposa do homem apresentou seus documentos, mas o esposo não tinha nada consigo. Uma verificação revelou que ele estava com um mandado de prisão em aberto da comarca de Piracicaba, São Paulo. O documento foi encontrado na capa de seu celular, uma situação que certamente não ajudou em sua defesa. O casal foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.


HOME / NOTÍCIAS

política

Após comunicar saída, PSB ‘segura’ Max Russi até março


O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Max Russi (PSB), afirmou que a alta cúpula nacional de seu atual partido já está ciente de que em março do ano que vem deixará a sigla para preparar sua reeleição. Conforme o próprio parlamentar, ficou acordado que ele segue no PSB até março, período de janela partidária e depois embarca para o Podemos, com quem já tem feito articulações.

 

 

 

Leia também – Ministério da Agricultura confirma o primeiro foco de gripe aviária no país

 

 

 

Em entrevista à Rádio Cultura FM, Max afirmou que o PSB tentou ajudá-lo a repensar sua saída, mas para ele, a permanência do partido é algo que pode ser prejudicial, já que a cada eleição, a agremiação diminui representatividade eleitoral.

 

 

 

Max explica que enquanto diversos partidos se unem, o PSB segue trilhando sozinho, o que pode pôr em risco seus filiados.

 

 

 

“Tive com o presidente nacional do PSB, falei desse encaminhamento. Ele me comunicou que agora eu não posso sair e pediu que eu aguardasse até o mês de março, quando existe a janela, até para rever essa posição. As federações estão sendo montadas, PSDB e Podemos, União e PP. Outros partidos conversam. O PSB caminha para nenhuma dessas possibilidades. E sair sozinho… na última eleição não tivemos um resultado positivo, fizemos bancada pequena, de apenas 15 deputados federais. Isso em Brasília impacta bastante, porque é um caminho inverso. Vejo diversas dificuldades e vários motivos”, disse o deputado.

 

 

 

De acordo com Max, mesmo estando proibido de sair, as articulações internas já estão avançadas e mesmo com o Podemos, incrementando uma fusão com o PSDB, haverá espaço para ele, seu grupo, inclusive visando a presidência dos dois partidos.

 

 

 

“Existe convite por parte de partidos, um desses é o Podemos, há quem eu sou simpático. Já estamos fazendo essa construção, há um interesse entre os dois partidos, vai ser uma construção positiva. Juridicamente falando, eu estou casado com o PSB, a separação só pode ocorrer em março. Então, até lá, precisamos fazer essa construção de bastidor par em março fazer essa migração”, emenda.

 

 

 

Questionado se na troca de partido tinha como foco uma candidatura ao Executivo Estadual, Max pontuou que é algo descartado porque seu projeto eleitoral é a reeleição.

 

 

 

“Não é esse meu projeto, o deputado Max está focado em fazer um bom mandato como presidente. Tenho me dedicado muito, gosto do que faço, tocamos pautas interessantes”, conclui.

GD

 

 


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Trânsito mais seguro: Prefeitura recupera trecho crítico da Avenida São Paulo


Trânsito mais seguro: Prefeitura recupera trecho crítico da Avenida São Paulo

Coordenadoria de Comunicação – 16/05/2025

Trânsito mais seguro: Prefeitura recupera trecho crítico da Avenida São Paulo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início nesta semana a uma importante obra de recuperação asfáltica na Avenida São Paulo, nas proximidades do posto Aldo Locatelli. O trecho, conhecido pelo intenso fluxo de veículos pesados, é acesso principal para os bairros Tuiuiú e Guterres e há anos enfrentava sérios problemas de trafegabilidade.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Victor Diniz, a intervenção é uma resposta a um problema crônico que já dura décadas. “Retiramos toda a camada antiga de asfalto, que já existia há mais de 20 anos, e estamos aplicando uma nova pavimentação, mais resistente e segura. Esse era um ponto crítico da cidade que precisava de atenção imediata”, explicou.

Para evitar transtornos maiores ao trânsito local, principalmente de caminhões, a obra está sendo realizada em etapas. “Optamos por não interditar completamente a via, para não prejudicar ainda mais os motoristas e a rotina da região. Essa decisão permite que o trabalho avance com responsabilidade e cuidado com a população”, destacou o secretário.

A previsão é que o trecho atualmente em obras seja concluído e entregue à comunidade já na próxima semana. Mas o trabalho não para por aí. A recuperação da Avenida São Paulo seguirá em outros pontos da via, seguindo o cronograma planejado pela pasta.

Além da Avenida São Paulo, a Prefeitura já identificou diversos outros locais da cidade que também enfrentam problemas antigos na pavimentação. Um mapeamento completo foi feito e, de acordo com Victor Diniz, as próximas etapas da recuperação asfáltica vão contemplar também os bairros. “Nosso compromisso é claro: enfrentar os desafios históricos com planejamento, seriedade e ação. A população pode ter certeza de que o trabalho está apenas começando”, afirmou.

Ele ainda reforçou que “a gestão municipal está comprometida com a melhoria da infraestrutura urbana, trabalhando de forma transparente e próxima da comunidade, para construir uma cidade mais segura, moderna e com mais qualidade de vida para todos”.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes


Assistência Social e parceiros realizam pit stop de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população para denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes

 

Coordenadoria de Comunicação – 16/05/2025

 

Assistência Social e parceiros realizam pit stop de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste realizou um pit stop com a entrega de adesivos e panfletos educativos. A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população para denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

 

 

 

De acordo com Natieli Machado, coordenadora do CREAS, essa foi a primeira de uma série de ações programadas para o mês de maio, todas voltadas para a conscientização da população sobre os malefícios da exploração sexual infanto-juvenil e dos meios para denunciá-los. “Essa é nossa primeira atividade e estamos fazendo a adesivação de carros e entregando panfletos educativos com os números de telefone por meio dos quais as pessoas que identificarem algum caso de abuso sexual contra alguma criança ou adolescente possam fazer a denúncia. E essa denúncia pode ser feita de forma anônima e a partir daí os órgãos que compõem a rede de proteção às crianças e adolescentes entram em ação para proteger essa vítima de abusos”, explicou.

 

 

 

Ela contou ainda que a partir da próxima semana haverá toda uma programação de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com psicólogos e assistentes sociais voltadas para os pais e responsáveis, além das próprias crianças e adolescentes, assim como um teatro de fantoches nas escolas, novamente com objetivo de conscientizar os estudantes sobre os abusos e os meios para se fazer as denúncias. “A ideia é trabalhar a conscientização das crianças de forma lúdica, para que elas entendam o que é o abuso. E isso sempre tem dado resultados, pois após as campanhas há um aumento do número de denúncias”, afirmou.

 

 

 

A culminância da programação, que é nacional, ocorre no próximo dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

 

 

A Rede Proteção às crianças e adolescentes é formada pelo próprio CREAS, o Conselho Tutelar, o Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a programação é realizada com apoio de parceiros como o Ministério Público, Polícia Militar, Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU).

 

 

 

As pessoas que identificarem algum caso de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo telefone Disque 100 e pode ser feita de forma anônima, caso a pessoa não queira se identificar.


HOME / NOTÍCIAS

geral

Programa Acessuas transforma vidas e certifica primeiras turmas em Primavera do Leste


Coordenadoria de Comunicação – 15/05/2025

 

Programa Acessuas transforma vidas e certifica primeiras turmas em Primavera do Leste

Uma nova porta para o futuro acaba de se abrir em Primavera do Leste! A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início ao Programa Acessuas Trabalho, uma iniciativa que vai muito além da capacitação profissional — é sobre oportunidade, autonomia e transformação de vidas.

 

O programa tem como objetivo principal inserir os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no mundo do trabalho. Para isso, oferece oficinas gratuitas que abordam temas como empregabilidade, desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho. Tudo pensado para valorizar talentos, estimular a autoestima e construir caminhos reais para uma vida mais digna e cidadã.

 

“Esse é um projeto que tem alma, que olha para as pessoas. Acreditamos que todos têm potencial para crescer, e nosso papel é oferecer ferramentas e apoio para que isso aconteça. É um trabalho que começa com escuta, acolhimento e termina com conquista”, destacou a secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto.

 

As oficinas estão sendo conduzidas pela psicóloga Lorraynne de Paula, sob a coordenação da pedagoga Irene Cofferri, com apoio de toda a equipe da Secretaria. A programação inclui dinâmicas práticas, rodas de conversa, orientação para elaboração de currículos, simulações de entrevistas de emprego, além de reflexões sobre autoestima, comunicação e projeto de vida.

 

E o compromisso com a mudança já está dando frutos! Na última quarta-feira (14), as primeiras turmas do programa foram certificadas durante um evento especial realizado em parceria com o Senai, instituição contratada pela SETASC para executar o programa Ser Família Capacita — que oferece cursos de qualificação para famílias atendidas nos Centro de Referência de Assistência Social do município.

 

A cerimônia foi marcada por emoção, reconhecimento e esperança. Para quem participou, foi mais do que um certificado — foi o primeiro passo rumo a novas possibilidades.

 

De acordo com Tânia, o “Acessuas Trabalho é um convite para que cada pessoa descubra sua força e construa um futuro diferente. E essa história está só começando”, informou.


Antenado News