Primavera do Leste / MT - Domingo, 14 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Mais de 30 escolas de MT vão seguir modelo cívico-militar; Primavera do Leste terá escola



Mudança irá ocorrer em 24 municípios. A meta é que até o final de 2025, o estado tenha 100 escolas cívico-militares, diz Secretaria de Educação.

O Governo de Mato Grosso informou, nesta sexta-feira (28), que 33 escolas estaduais serão transformadas em escolas cívico-militares, a partir deste ano letivo (Confira a lista das unidades no fim da reportagem).

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a mudança irá ocorrer em 24 municípios de Mato Grosso. A meta é que até o final de 2025, o estado tenha 100 escolas cívico-militares.

A decisão foi tomada após uma votação secreta realizada na terça e quarta-feira (25 e 26). Alunos com idade a partir de 16 anos, pais e responsáveis participaram da votação e manifestaram opiniões sobre a mudança, escolhendo entre as opções ‘aprovo’ e ‘não aprovo’.

A Seduc informou que o modelo mantém o currículo tradicional da secretaria, com professores responsáveis pelo ensino e militares da reserva contribuindo para a organização e disciplina.

🎖️Escolas cívico-militares em MT

 

Atualmente, Mato Grosso tem 28 escolas estaduais em modelo cívico-militar, segundo a Seduc. Dessas, 23 estão sob gestão da Polícia Militar, quatro sob gestão do Corpo de Bombeiros e uma unidade efetivada em 2021, em Cáceres, a 220 km da capital.

Decreto que visa implantar mais escolas militares

 

O Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares em Mato Grosso busca promover a integração entre as áreas pedagógica, administrativa e de atividades cívico-militares, informou o governo.

Segundo o governo, o programa deve inovar o modelo de gestão e critérios para a criação de novas unidades, sendo essas alterações responsabilidade da Seduc-MT.

Confira a lista das escolas que passarão para o regime cívico-militar:

  1. EE Arlindo Estilac Leal (Nova Xavantina)
  2. EE Frei Ambrósio (Cáceres)
  3. EE São Francisco de Assis (Aripuanã)
  4. EE José Pedro Dias (Juara)
  5. EE Leogevildo de Melo (Cuiabá)
  6. EE Pe. Wanir Delfino César (Cuiabá)
  7. EE João Brienne de Camargo (Cuiabá)
  8. EE Alcebíades Calhao (Cuiabá)
  9. EE Historiador Rubens de Mendonça (Cuiabá)
  10. EE Leovegildo de Melo (Cuiabá)
  11. EE Madre Tarcila (Campo Novo do Parecis)
  12. EE Francisca de Souza Alencar (Nova Olímpia)
  13. EE Luiz Frutuoso da Silva (Sapezal)
  14. EE 13 de Maio (Porto Alegre do Norte)
  15. EE Hilda Rocha Souza (São Félix do Araguaia)
  16. EE Albert Einstein (Guarantã do Norte)
  17. EE João Ponde de Arruda (Arenápolis)
  18. EE Jardim das Flores (Matupá)
  19. EE Virgilio Correa Filho (Nova Mutum)
  20. EE Renê Barbur (Barra do Bugres)
  21. EE Anisio José Moreira (São José do Rio Claro)
  22. EE Antonio José de Lima (Juscimeira)
  23. EE Cremilda de Oliveira Viana (Primavera do Leste)
  24. EE Paulo Freire (Primavera do Leste)
  25. EE Cecília |Meireles (Alta Floresta)
  26. EE João Calixto Bernardes (Rosário Oeste)
  27. EE Cleufa Hubner (Sinop)
  28. EE Enio Pipino (Sinop)
  29. EE Arlete Maria Cappellari (Sorriso)
  30. EE 13 de Maio (Sorriso)
  31. EE Vanil Stabilito (Várzea Grande)
  32. EE Francisca Barros de Carvalho (Rondonópolis)
  33. EE Professora Edith Pereira Barbosa (Rondonópolis)

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política - Região

Deputado Nininho confirma licitação para pavimentação da MT-326 no Araguaia


Certame licitatório foi publicado no Diário Oficial do Estado; trecho de 31,7 km em Nova Nazaré reduzirá distância em cerca de 40 km e vai ampliar a eficiência logística no Araguaia

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou na edição de 10 de dezembro do Diário Oficial do Estado o edital de licitação para executar 31,7 quilômetros de pavimentação na MT-326, entre a MT-240 e a BR-158. O certame atende solicitação do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos). A obra vai melhorar a trafegabilidade da rodovia, apoiar produtores rurais e reduzir custos de transporte na região do Araguaia.

A pavimentação do segmento, conhecido como Estrada do Calcário, vai garantir fluxo permanente de pessoas e mercadorias pela nova rodovia. O trecho é utilizado para o escoamento de calcário proveniente de Cocalinho e produções agrícolas. O novo asfalto, segundo Nininho, vai encurtar em cerca de 40 quilômetros o deslocamento de cargas que seguem aos municípios do Norte Araguaia.

Nininho cita que a licitação é resultado de sua articulação com o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário Marcelo de Oliveira. “A abertura do processo é um passo aguardado pela região. São quase 32 quilômetros que vão melhorar a logística. Para quem transporta calcário de Cocalinho a Canarana, por exemplo, haverá redução de 40 quilômetros, o que beneficia toda a cadeia produtiva”, observa o deputado.

IMPACTO ECONÔMICO

O deputado acrescenta que a obra marca uma reivindicação antiga de produtores e transportadores. “A pavimentação da MT-326 vai impulsionar o desenvolvimento do Araguaia. Agradeço ao governador, ao vice-governador e ao secretário Marcelo pelo atendimento da demanda”, reforça Nininho.

O prefeito de Canarana, Vilson Biguelini, comenta que a confirmação da obra representa avanço esperado pela região. “A pavimentação da MT-326 vai se tornar realidade nos próximos dias. Essa notícia anima produtores e caminhoneiros. O calcário do Araguaia passa praticamente todo por ali. Hoje é preciso ir até Água Boa. A articulação de Nininho junto ao governo fez diferença para Mato Grosso”, relata o gestor.

Redação: Sérgio Ober


Antenado News