Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

1º Oscar do Brasil: ‘Ainda Estou Aqui’ leva melhor filme internacional



O Oscar de melhor filme internacional vai para “Ainda Estou Aqui”. E o filme de Walter Salles hoje faz história conquistando uma das principais categorias da grande noite do cinema, superando produções da França, Irã, Irlanda e Letônia. O Oscar de melhor atriz, ao qual Fernanda Torres concorria, ficou para a atriz de “Anora”, que também levou o Oscar de melhor filme.

Prêmio inédito para o Brasil

O prêmio foi entregue pela atriz espanhola Penelope Cruz a Water Salles. O filme brasileiro superou o iraniano “A Semente do Fruto Sagrado”, o francês “Emilia Pérez”, a animação letã “Flow” e o dinamarquês “A Garota da Agulha”.

Em seu discurso, Walter Salles homenageou Eunice Paiva. “Uma honra tão grande. Isso vai para uma mulher que teve uma perda tão grande. Esse prêmio vai para ela, Eunice Paiva, e para as mulheres extraordinárias que deram vida a elas, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse o diretor.

O Oscar de melhor filme internacional vai para “Ainda Estou Aqui”. E o filme de Walter Salles hoje faz história conquistando uma das principais categorias da grande noite do cinema, superando produções da França, Irã, Irlanda e Letônia. O Oscar de melhor atriz, ao qual Fernanda Torres concorria, ficou para a atriz de “Anora”, que também levou o Oscar de melhor filme.

Prêmio inédito para o Brasil

O prêmio foi entregue pela atriz espanhola Penelope Cruz a Water Salles. O filme brasileiro superou o iraniano “A Semente do Fruto Sagrado”, o francês “Emilia Pérez”, a animação letã “Flow” e o dinamarquês “A Garota da Agulha”.

Em seu discurso, Walter Salles homenageou Eunice Paiva. “Uma honra tão grande. Isso vai para uma mulher que teve uma perda tão grande. Esse prêmio vai para ela, Eunice Paiva, e para as mulheres extraordinárias que deram vida a elas, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse o diretor.

Continua após a publicidade

Conteúdo UOL

Fernanda Torres foi superada na categoria melhor atriz por Mikey Madison, de “Anora”. O filme, um improvável romance entre uma jovem stripper de NY e o filho de um oligarca russo, também levou o de melhor filme, tirando de “Ainda Estou Aqui” a possibilidade de mais um prêmio”

Assista ao vivo à cerimônia completa do Oscar no UOL Play + Max

“Ainda Estou Aqui” conta a história de Eunice Paiva, mãe de 5 filhos que precisa lidar com o desaparecimento de seu marido, o engenheiro Rubens Paiva, arrancado de casa e assassinado pela ditadura militar. O filme é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens.

A primeira vitória do Brasil na categoria foi sua quinta indicação. O país já concorreu com “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999).

É o primeiro filme brasileiro a conquistar a categoria, mas não o primeiro vencedor falado em português. No Oscar de 1960, o filme “Orfeu Negro”, que é uma coprodução entre Brasil, França e Itália, rodada no Rio de Janeiro, venceu como melhor filme internacional. O filme, porém, representou a França na premiação, que levou a estatueta para casa.

UOL



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Assassinos de assessor de deputado são condenados a 17 anos de prisão


Wanderley Leandro Nascimento da Costa trabalhava no gabinete do deputado Wilson Santos e foi morto em fevereiro de 2023

 

 

 

O Tribunal do Júri condenou Murilo Henrique Araújo de Souza e Richard Estaques Aguiar Silva Conceição a 17 anos de prisão cada pela morte do assessor do deputado estadual Wilson Santos (PSD), Wanderley Leandro Nascimento da Costa, de 36 anos.

 

O crime aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2023, em Cuiabá. A vítima trabalhava no gabinete de Wilson na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os réus devem cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. Eles foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e furto qualificado.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), os dois réus mataram Wanderley asfixiado em uma quitinete, em seguida eles esconderam o corpo, roubaram uma TV, o aparelho celular, o notebook e um cartão de crédito da vítima, e fugiram no carro de Wanderley.

 

As investigações da Polícia Civil apontaram que o assassinato foi uma “vingança”, depois que a vítima assediou dois parentes de um dos assassinos.


HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Servidoras da Saúde de Primavera do Leste apresentam projetos de destaque em congresso estadual


Coordenadoria de Comunicação

O compromisso com a inovação e a qualidade nos serviços de saúde garantiu destaque a Primavera do Leste no 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizado no último mês, em Cuiabá. Três servidoras da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram experiências exitosas que refletem os avanços no atendimento à população e a eficiência da rede municipal.

 

Para Natalye Wagner de Souza, psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma das servidoras que apresentou seu trabalho no evento, a seleção representa um reconhecimento da qualidade e do impacto das iniciativas desenvolvidas. “A seleção de um trabalho para apresentação em congresso reconhece a qualidade e o impacto do nosso trabalho. Esses eventos reúnem especialistas, promovem discussões e abrem oportunidades de colaboração. Para nós, servidores e instituições que representamos, a aprovação em um congresso valida o rigor do trabalho prestado e reforça sua contribuição para o avanço da área, além de ampliar a visibilidade do mesmo”, destacou.

 

Além de Natalye, Deniandra Pedroso Silva, técnica em segurança do trabalho e Leiza Fernanda Carvalho Pina, Fonoaudióloga da Unidade Descentralizada de Reabilitação também apresentaram projetos. As apresentações abordaram três frentes importantes da saúde pública: a organização e os desafios da Rede de Atenção Psicossocial, o fortalecimento da Rede de Cuidado no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador como uma política bem-sucedida dentro da vigilância em saúde. Os trabalhos demonstraram como a estruturação desses serviços tem impactado positivamente a resolutividade das demandas, além de aprimorar a comunicação entre as redes e a qualidade do atendimento prestado.

 

Com a participação de aproximadamente 550 profissionais da saúde, o congresso promoveu debates sobre temas fundamentais, como a Política Nacional de Saúde, gestão participativa, pacto federativo e humanização dos serviços. Além das apresentações de trabalhos, o evento contou com palestras, mesas-redondas e discussões sobre boas práticas e inovações na área da saúde pública.

 

Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), o congresso reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios e do fortalecimento das redes de assistência. Para Primavera do Leste, a participação no evento reafirma o compromisso do município em buscar soluções inovadoras e garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população.


Antenado News