Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 07 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Celular de Zampieri gera nova fase de operação da PF por esquema de sentenças no STJ



Celular de Zampieri gera nova fase de operação da PF por esquema de sentenças no STJ

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, no Tocantins

Reprodução

A ação é um desdobramento das investigações a partir de informações constatadas pelo celular do advogado Roberto Zampieri

DO REPÓRTER MT

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), nova fase da Operação Sisamnes com o objetivo de investigar crimes de obstrução de Justiça, violação do sigilo funcional e corrupção ativa e passiva. A ação é um desdobramento das investigações a partir de informações constatadas pelo celular do advogado Roberto Zampieri, ssassinado em Cuiabá em 2023.

Segundo as investigações, foi identificada uma rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas sobre o andamento de investigações sensíveis supervisionadas pelo Superior Tribunal de Justiça, frustrando, assim, a efetividade das deflagrações das operações policiais.

Assim, por determinação do Supremo Tribunal Federal, policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, no Tocantins, além das medidas de afastamento das funções públicas, proibição de contato e saída do país, e recolhimento de passaportes.

A Polícia Federal apura equema de corrupção e vazamento de informações em 14 processos. Os crimes cometidos seriam de corrupção passiva e ativa, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional. Em alguns processos, há suspeita de mais de um crime.

Investigações baseadas na análise do celular de Zampieri levaram ao afastamento de dois desembargadores do TJMT e de cinco magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

 

Mídia Jur



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Wellington Fagundes lidera pesquisa para governador na capital


O senador Wellington Fagundes (PL) lidera as intenções de votos para a candidatura a governador em Cuiabá. É o que revela pesquisa do instituto Tracking, realizada em Cuiabá nos dias 31 de março e 1 de abril com 600 eleitores.

 

Entre os nomes apresentados aos eleitores como possíveis candidatos, o senador Wellington Fagundes (PL) ficou em primeiro lugar na preferência dos eleitores de Cuiabá. Fagundes obteve 18,2% na modalidade estimulada. Já o segundo lugar ficou com o também senador Jayme Campos (União), com 15,7%.

 

A Tracking também estimulou os nomes do atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), que ficou com 9% das intenções de voto; e também o do ex-prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PSB), cujo nome vem sendo cogitado por lideranças do PT e do PSD, como o deputado Lúdio Cabral e o senador Carlos Fávaro. Pátio foi a escolha de 2% dos entrevistados.

 

Na modalidade estimulada, 33,8% declararam que votariam nulo ou branco ou em ninguém, enquanto outros 21,8% não souberam responder à pergunta sobre quem votar para governador se as eleições fossem agora.

 

Metodologia

Com 20 anos de atuação no mercado mato-grossense, a Tracking Pesquisas ouviu 600 eleitores residentes em Cuiabá nos dias 31 de março e 1º de abril, em todas as regiões da cidade.

 

A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

 

Os questionários padronizados e estruturados foram aplicados a uma amostra domiciliar de eleitores estratificada por gênero, idade, escolaridade, renda e local de moradia.


Antenado News