Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 01 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes



Assistência Social e parceiros realizam pit stop de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população para denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes

 

Coordenadoria de Comunicação – 16/05/2025

 

Assistência Social e parceiros realizam pit stop de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste realizou um pit stop com a entrega de adesivos e panfletos educativos. A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população para denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

 

 

 

De acordo com Natieli Machado, coordenadora do CREAS, essa foi a primeira de uma série de ações programadas para o mês de maio, todas voltadas para a conscientização da população sobre os malefícios da exploração sexual infanto-juvenil e dos meios para denunciá-los. “Essa é nossa primeira atividade e estamos fazendo a adesivação de carros e entregando panfletos educativos com os números de telefone por meio dos quais as pessoas que identificarem algum caso de abuso sexual contra alguma criança ou adolescente possam fazer a denúncia. E essa denúncia pode ser feita de forma anônima e a partir daí os órgãos que compõem a rede de proteção às crianças e adolescentes entram em ação para proteger essa vítima de abusos”, explicou.

 

 

 

Ela contou ainda que a partir da próxima semana haverá toda uma programação de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com psicólogos e assistentes sociais voltadas para os pais e responsáveis, além das próprias crianças e adolescentes, assim como um teatro de fantoches nas escolas, novamente com objetivo de conscientizar os estudantes sobre os abusos e os meios para se fazer as denúncias. “A ideia é trabalhar a conscientização das crianças de forma lúdica, para que elas entendam o que é o abuso. E isso sempre tem dado resultados, pois após as campanhas há um aumento do número de denúncias”, afirmou.

 

 

 

A culminância da programação, que é nacional, ocorre no próximo dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

 

 

A Rede Proteção às crianças e adolescentes é formada pelo próprio CREAS, o Conselho Tutelar, o Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a programação é realizada com apoio de parceiros como o Ministério Público, Polícia Militar, Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU).

 

 

 

As pessoas que identificarem algum caso de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo telefone Disque 100 e pode ser feita de forma anônima, caso a pessoa não queira se identificar.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Secult realiza 13ª edição do Festival Dançando o Cinema nessa semana


O festival, que teve 48 coreografias inscritas, totalizando 780 bailarinos locais, começará na quinta-feira (3) e terá a sua culminância no sábado (5)

Acontece nessa semana a 13ª edição do Festival Dançando o Cinema, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) de Primavera do Leste com o objetivo de valorizar artistas envolvidos do mundo da dança. O festival, que teve 48 coreografias inscritas, totalizando 780 bailarinos locais, começará na quinta-feira (3) e terá a sua culminância no sábado (5), quando acontecerá a premiação dos vencedores.

 

 

 

Para o secretário Municipal de Cultura Leopoldino André Chagas que o Festival é de grande importância para que a população conheça os talentos de bailarinos e coreógrafos do nosso município. “Nós temos grandes talentos em várias áreas da cultura na nossa cidade e a dança é uma dessas áreas. E são talentos muitas das vezes desconhecidos da própria população local. Nesse sentido, o Dançando o Cinema cumpre esse importante papel de divulgar nossos talentos para nós mesmos, fortalecendo nossa identidade cultural e valorizando nossos artistas da dança”, explicou.

 

 

 

O Festival Dançando o Cinema será dividido nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto. O evento também valoriza a dança como instrumento de intercâmbio cultural entre as diversas faixas etárias e grupos artísticos. “O Festival Dançando o Cinema tem o propósito de celebrar a dança, ao mesmo tempo que oferece oportunidades a grupos que, de outra forma, não teriam acesso a um evento dessa magnitude. É mais uma atividade importante que poderá ser assistida pro toda a família”, enfatizou o secretário.

 

 

 

Com um prêmio total de R$ 43.200, a competição contemplará três destaques em cada categoria, e além de dar visibilidade a novos dançarinos, o evento visa fomentar o amor pela dança e a arte em suas diversas formas, celebrando a riqueza da diversidade cultural.

 

 

 

O evento começa nessa quinta (3) e prossegue na sexta-feira (4) com as apresentações artísticas no Ginásio Pianão. Já a premiação dos vencedores de cada categoria será no sábado (5) no Teatro Municipal. Toda a programação terá início às 18 horas.


Antenado News