Primavera do Leste / MT - Sábado, 13 de Dezembro de 2025

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Sinfra busca solução junto DNIT para problema de drenagem na BR-070 no trevo para Poxoréu



A situação se agrava durante o período de chuvas, causando inundações na pista de rolamento, o que representa um sério risco para motoristas que transitam pela via

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Primavera do Leste está mobilizando esforços junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para resolver a deficiência na drenagem das águas pluviais na BR-070, especialmente na região do trevo que dá acesso a Poxoréu. A situação se agrava durante o período de chuvas, causando inundações na pista de rolamento, o que representa um sério risco para motoristas que transitam pela via.

 

 

 

Com a construção civil em crescimento na região e a remoção da vegetação, que antes absorvia parte das chuvas, a Sinfra se preocupa com a necessidade de uma abordagem integrada para resolver as questões de drenagem, que se tornaram mais urgentes nas últimas semanas. O desafio agora repousa sobre a capacidade de implementação de um plano eficaz para evitar que as águas acumuladas causem mais problemas na já congestionada BR-070.

 

 

 

O secretário de Infraestrutura Victor Diniz destacou que o acúmulo de água da chuva, especialmente a que se concentra desde o Distrito Industrial Adivino Castelli, causa transtornos para os usuários da rodovia. “Nossa preocupação com o sistema de drenagem é legítima, visto que a água acumulada resulta em dificuldades no tráfego e aumenta os riscos de acidentes”, afirmou Diniz.

 

 

 

Recentemente, uma equipe de técnicos do DNIT realizou uma visita técnica ao local para avaliar o problema e os técnicos debateram soluções técnicas e o secretário explicou que a administração do prefeito Sérgio Machnic já trabalha pelo asfaltamento do referido distrito industrial, atualmente em terra batida, o que tornaria a área mais impermeabilizada, o que por sua vez intensificará o fluxo hídrico em direção ao trevo, tornando essencial a melhoria da drenagem no ponto crítico.

 

 

 

“O aumento da impermeabilização na área levanta questões adicionais sobre a capacidade do sistema de drenagem existente. Assim que concluirmos nossos projetos, iniciaremos as obras de pavimentação e esperamos que o DNIT dê prioridade à reforma do trevo, levando em conta a necessidade de ampliar a tubulação de drenagem para evitar que a água transborde”, alertou Diniz.

 

 

 

Os engenheiros do DNIT envolvidos na visita técnica, incluindo o Engenheiro Fabio Lotufo Müller e o Engenheiro Carlos, supervisionaram o local e se comprometeram a estudar as propostas apresentadas. “Precisamos pressionar politicamente o DNIT para que as obras necessárias sejam realizadas rapidamente”, concluiu Diniz.

 

 

 

A visita técnica foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Governo Valfredo Rodrigues.

Coordenadoria de Comunicação.



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política - Região

Deputado Nininho confirma licitação para pavimentação da MT-326 no Araguaia


Certame licitatório foi publicado no Diário Oficial do Estado; trecho de 31,7 km em Nova Nazaré reduzirá distância em cerca de 40 km e vai ampliar a eficiência logística no Araguaia

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou na edição de 10 de dezembro do Diário Oficial do Estado o edital de licitação para executar 31,7 quilômetros de pavimentação na MT-326, entre a MT-240 e a BR-158. O certame atende solicitação do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos). A obra vai melhorar a trafegabilidade da rodovia, apoiar produtores rurais e reduzir custos de transporte na região do Araguaia.

A pavimentação do segmento, conhecido como Estrada do Calcário, vai garantir fluxo permanente de pessoas e mercadorias pela nova rodovia. O trecho é utilizado para o escoamento de calcário proveniente de Cocalinho e produções agrícolas. O novo asfalto, segundo Nininho, vai encurtar em cerca de 40 quilômetros o deslocamento de cargas que seguem aos municípios do Norte Araguaia.

Nininho cita que a licitação é resultado de sua articulação com o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário Marcelo de Oliveira. “A abertura do processo é um passo aguardado pela região. São quase 32 quilômetros que vão melhorar a logística. Para quem transporta calcário de Cocalinho a Canarana, por exemplo, haverá redução de 40 quilômetros, o que beneficia toda a cadeia produtiva”, observa o deputado.

IMPACTO ECONÔMICO

O deputado acrescenta que a obra marca uma reivindicação antiga de produtores e transportadores. “A pavimentação da MT-326 vai impulsionar o desenvolvimento do Araguaia. Agradeço ao governador, ao vice-governador e ao secretário Marcelo pelo atendimento da demanda”, reforça Nininho.

O prefeito de Canarana, Vilson Biguelini, comenta que a confirmação da obra representa avanço esperado pela região. “A pavimentação da MT-326 vai se tornar realidade nos próximos dias. Essa notícia anima produtores e caminhoneiros. O calcário do Araguaia passa praticamente todo por ali. Hoje é preciso ir até Água Boa. A articulação de Nininho junto ao governo fez diferença para Mato Grosso”, relata o gestor.

Redação: Sérgio Ober


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