Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade - política

Saúde promove simpósio para debater desafios e práticas da enfermagem



O evento, organizado em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) reúne como auxiliares, técnicos e enfermeiros e tem na programação palestras e mesas redondas

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes

Saúde promove simpósio para debater desafios e práticas da enfermagem

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste está realizando o 1º Simpósio da Enfermagem com o lema “Cuidar, Educar e Administrar: Desafios e Práticas Seguras na Enfermagem Contemporânea”. O evento, organizado em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) reúne como auxiliares, técnicos e enfermeiros e tem na programação palestras e mesas redondas que debaterão inerentes ao exercício da profissão.

 

De acordo com a secretária de Saúde Laura Leandra, o Simpósio tem por objetivo reunir os profissionais que atuam na área da enfermagem para debaterem a realidade da categoria e apontar perspectivas para a melhora da qualidade da saúde no geral. “É o primeiro Simpósio que fazemos em Primavera e é um espaço de reflexão sobre a importância e a prática enfermagem, assim como um momento rico para a atualização e aprimoramento dos nossos profissionais da enfermagem, para juntos melhorarmos ainda mais a qualidade e humanizarmos ainda mais a nossa saúde”,declarou.

 

Ela completa informando que o 1º Simpósio da Enfermagem contará com palestras proferidas por profissionais com larga experiência na área da saúde, além de mesas redondas e espaço perguntas e discussão, sempre focado no aprimoramento dos profissionais e na melhora dos serviços. “A administração municipal entende que precisamos constantemente estarmos qualificando e estimulando nossos profissionais da enfermagem, assim como de outras áreas, para que estejam sempre atualizados dentro das melhores práticas e focados em prestar o melhor e mais humanizado serviço para a nossa população. E espero que esse seja o primeiro de muitos eventos como esse”, completou Laura Leandra.

 

O 1º Simpósio da Enfermagem com o lema “Cuidar, Educar e Administrar: Desafios e Práticas Seguras na Enfermagem Contemporânea” está acontecendo nessa quinta-feira (26) no auditório do Primacredi, que fica na Avenida Cuiabá, 653, região central da cidade.

Na programação completa do Simpósio estão atividades como a palestra “O Papel da Enfermagem no Cuidar, Educar e Administrar: Desafios Éticos e Práticos” com a Dra. Patrícia Vilela; a Mesa Redonda “Cuidar com Dignidade: Desafios e Práticas nos Cuidados Paliativos” com a Dra. Rhossinaira Aparecida Pereira dos Santos Guerrize Guimarães; outra Mesa Redonda que debaterá o tema “Educação Permanente na Enfermagem: Ferramenta de Segurança e Qualificação” com a Dra. Bruna Santiago; a palestra Enfermagem de Urgência e Emergência – estado atual e perspectivas de atuação com a Enfermeira do Coren-MT Dra. Adair Marcia Oliveira Silva e a Roda de Conversa Interativa: Compartilhando Experiências e Boas Práticas.

 

A previsão é que o Simpósio seja encerrado por volta de 17 horas e os participantes receberão certificação de participação.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News