Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Coleta Seletiva: separar o lixo reduz a agressão ao meio-ambiente e contribui para a geração de emprego e renda no município



Cronograma disponibilizado no site da prefeitura ajuda a população a programar a entrega do lixo reciclável nos dias e horários certos

Além dos materiais coletados pelos caminhões, reciclados entregues nos Ecopontos também são encaminhados para a separação

O município de Primavera do Leste, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), disponibiliza à população primaverense, a “Coleta Seletiva de Lixo”, permitindo a separação de resíduos para a reciclagem.

O serviço é executado pela mesma empresa terceirizada que coletora o lixo úmido e inservível, porém a Coleta Seletiva é feita de acordo com cronograma específico nos dias e bairros determinados: duas vezes por semana na região central e uma vez na semana em cada bairro.

De acordo com o coordenador de Meio-Ambiente, Paulo Rocha, “no site da prefeitura o cidadão pode consultar o dia e a região da cidade, bem como o período em que o caminhão irá passar. Orientamos que para os dias da coleta seletiva as pessoas acondicionem os materiais em sacos plásticos de cor azul, enquanto o comum pode ser colocado em sacos pretos”. A orientação também é colocar o reciclado para fora apenas no dia específico da coleta.

Quanto à importância da prática que vai além do simples hábito de separar os materiais, o Coordenador considera duas vertentes muito significativas: a ambiental e a econômico-social. “Separando os resíduos do material reciclado é possível fazer uma destinação adequada dos materiais, possibilitando preservar o ambiente e gerar renda a todos os envolvidos na cadeia produtiva”, avalia.

No caso do quesito ambiental, quando é feita a separação, muitos materiais que poderiam ser descartados livremente no meio-ambiente, o que se perderiam, ganham uma destinação correta. Esse encaminhamento para o local certo reduz a poluição e consequentemente possibilita transformar os produtos que até então eram inservíveis, em componentes a serem reutilizados (consumo consciente).

Ao mesmo tempo no campo econômico o material que serve à reciclagem é encaminhado pela própria empresa coletora (e no caso dos materiais depositados nos Eco pontos, também são aproveitados), para uma Associação e uma Cooperativa de Catadores. As duas instituições atualmente em funcionamento no município, possuem 18 integrantes cada, que trabalha diariamente na separação dos materiais.

Neste locais é feita a triagem e separação de metais, papelão, plástico e vidro (além dos derivados) e em seguida embalados para serem comercializados. Isso significa que pelo menos 36 famílias estão sendo beneficiadas e podem retirar o sustento diário, a partir da separação do lixo reciclável. E a Administração Municipal procura contribuir da melhor forma possível para a sustentabilidade do processo e do trabalho por eles realizado.

E para que essa prática aumente ainda mais e contribua com os envolvidos, Paulo reforça a importância de a população acompanhar o cronograma disponibilizado no site da prefeitura, ou ainda pelo WhatsApp (foto).

ACESSE O LINK: https://www.primaveradoleste.mt.gov.br/Secretarias/Agricultura-e-meio-ambiente/Cronograma

Coordenadoria de Comunicação 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News