Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Cozinha Comunitária serve em média de 5 mil a 5,5 mil refeições mensais: alimentação de qualidade com baixíssimo custo



O cardápio é variado e atende principalmente às pessoas que moram em bairros distantes do município e possuem baixa renda

Neste ano a Cozinha também recebeu um buffet que mantém a comida quente até no momento em que será servida

Com um cardápio semanal variado, nutritivo e saboroso, a Cozinha Comunitária mantida pelo município de Primavera do Leste, através da Secretaria de Assistência Social, atende em média 250 pessoas diariamente no horário do almoço. Localizada na avenida Florianópolis, no local, entre as 11h e as 12h, a população (devidamente cadastradas nos CRAS), são atendidas por ordem de chegada e recebem uma refeição completa ao custo de R$ 2 reais.

A coordenadora da Cozinha, Elisângela Lima explica que “temos uma rotina de trabalho bastante agitada, com as refeições começando a ser preparadas por volta das 6 horas da manhã. Aqui recebemos pessoas que vêm dos bairros mais distantes, muitas delas de baixa renda e que recebem uma boa refeição a um custo muito baixo”. Com relação ao cardápio, é montado por uma Nutricionista e varia a cada dia da semana.

Diariamente além do arroz e feijão, há variação nas carnes e acompanhamentos: macarrão, purê de batatas, farofa, polenta, frango ao molho, acém ao molho, picadinho e legumes variados. “Os alimentos são preparados rigorosamente de acordo com o que é estipulado com antecedência, sempre mantendo o frescor ao ser servido à população”, destaca a coordenadora, lembrando que neste ano foi adquirido um buffet quente para manter a temperatura e a higienização dos alimentos.

Com relação ao que é preparado diariamente ela conta que são cozidos cerca de 18 quilos de feijão, assim como 60 quilos de arroz em média, além da grande quantidade de carnes, legumes e verduras. “Em relação ao volume mensal, preparamos e entregamos em torno de 5 mil a 5,5 mil refeições, pois há uma pequena variação diária no número de frequentadores ao longo da semana”, completa Elisângela.

Para atender a toda essa demanda de almoços, de segunda a sexta-feira atuam na Cozinha Comunitária, 16 servidores com as mais diversas funções no preparo e distribuição dos alimentos. E de acordo com os investimentos que a Administração Municipal procura realizar, a intenção é atender a cada dia melhor estas pessoas, como ressalta Elisângela: “procuramos preparar tudo com muito cuidado, muito amor e alegria para que todos tenham a melhor refeição possível, dia após dial”.

Coordenadoria de Comunicação 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Justiça aceita inclusão de casal de empresários como réus por assassinato de advogado em Cuiabá


O juiz Francisco Ney Gaíva, da 14ª Vara Criminal de Cuiabá, acatou o aditamento do Ministério Público Estadual (MPE) à denúncia que investiga o assassinato do advogado Renato Gomes Nery e tornou réus os empresários Julinere Goulart Bentos e Cesar Jorge Sechi.

Segundo o MPE, novas diligências reuniram provas robustas da participação direta do casal no homicídio. Julinere teria sido a mandante intelectual do crime, motivada por vingança, enquanto Sechi teria financiado a execução. O crime estaria relacionado à disputa pela posse de uma área rural avaliada em mais de R$ 30 milhões, localizada em Novo São Joaquim (MT), que foi transferida a Nery como pagamento por honorários advocatícios após décadas de atuação jurídica.

Com a decisão, o casal responderá por homicídio qualificado — motivo torpe, meio que gerou perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima —, com agravante pelo fato de a vítima ser idosa, além do crime de associação criminosa. Ambos estão presos preventivamente.

O aditamento também retifica a denúncia contra o policial militar Ícaro Nathan Santos Ferreira, que já figurava como acusado no processo. O juiz destacou que as alterações são substanciais e determinou a citação pessoal dos novos réus, além da intimação de todos os envolvidos e seus advogados para manifestação sobre as mudanças na acusação.

Além do casal, também viraram réus policiais militares da Rotam acusados de simular um confronto para forjar o local de apreensão da arma usada no crime. São eles: Leandro Cardoso, Wailson Alessandro Medeiros Ramos, Wekcerlley Benevides de Oliveira e Jorge Rodrigo Martins. Eles vão responder por homicídio qualificado, duas tentativas de homicídio, fraude processual e porte ilegal de arma de fogo.

Heron Vieira, apontado como articulador do assassinato, e o caseiro Alex Roberto de Queiroz Silva, autor dos disparos, também respondem por homicídio triplamente qualificado — por motivo torpe, paga ou promessa de recompensa, e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Os policiais Jackson Barbosa e Ícaro Nathan respondem pelo mesmo crime, com agravantes semelhantes: promessa de recompensa, perigo comum e recurso que dificultou a reação da vítima.

Relembro o crime

Renato Nery, ex-presidente da OAB-MT, foi baleado na cabeça no dia 5 de julho de 2024, ao chegar em seu escritório, na Avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá.

Ele chegou a ser socorrido com vida e passou por cirurgias no Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.


Antenado News