Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Dois cabos da PM são presos por facilitar fuga de assaltantes



Dois cabos da Polícia Militar foram presos, na tarde deste sábado (2), suspeitos de terem facilitado a fuga da quadrilha que assaltou uma agência bancária do Sicredi em Brasnorte (579 km a noroeste de Cuiabá), na quinta-feira (31). De acordo com as investigações, os policiais teriam atrasado a perseguição aos bandidos, logo após o assalto e receberiam dinheiro para permitir a fuga dos criminosos.

 

Foi informado que neste momento a Corregedoria Geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) acompanha as prisões e abrirá procedimento administrativo (PAD) para adotar todas as medidas cabíveis ao caso. A PMMT ainda informou que “não coaduna com nenhum tipo de crime ou atividade ilícita por parte de seus integrantes, e ressaltou que atua com tolerância zero contra qualquer ato ilegal praticado fora ou dentro da corporação”.

Conforme noticiou o site Gazeta  Digital, na manhã deste sábado (2) foram presos 6 indivíduos por terem atuado direta e indiretamente no assalto ao Sicredi ocorrido na tarde da última quinta (31). Atuaram nas prisões cerca de 100 agentes das forças de segurança de Mato Grosso, com equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Força Tática e outras unidades da PM.

Os suspeitos estão sob custódia em Rondônia e foram localizados na cidade de Vilhena. Dos 6 presos, 4 atuaram diretamente no roubo e outras duas pessoas deram apoio. Contudo, as forças de segurança permanecem em diligências para apurar a possível participação direta ou indireta de mais pessoas que possam ter atuado em conjunto com o grupo.

O crime
Por volta das 14h de quinta-feira (31), os suspeitos atacaram a agência bancária, pegaram reféns e fugiram em direção a Juína (735 km a noroeste). Os 4 criminosos que atuaram no assalto estavam em uma Toyota Hilux Prata e tinham armas de alto calibre. Os dois reféns foram liberados na MT-070, sendo um a 3km de Brasnorte e o segundo a quase 10km. O veículo utilizado no roubo foi localizado e apreendido.

Equipes da Força Tática de Juína, equipes de Juara, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Força Tática do 7° CR e de Brasnorte foram mobilizadas, bem como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), assim como equipes da Força Tática de Sinop e Alta Floresta.

 

Em nota, a Sicred informou que os reféns passam bem. A agência foi danificada e por isso está fechada. A instituição orienta os associados a utilizem os canais de atendimento digitais. A cooperativa está colaborando com as investigações e presta todo suporte necessário aos colaboradores da agência.

GD



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Primavera do Leste sedia formação do Programa Conviver e reforça participação de adolescentes em políticas públicas


Encontro promovido pelo Conselho Estadual fortalece implantação da Comissão de Participação dos Adolescentes (CPA) nos municípios

Com a iniciativa, Primavera do Leste amplia seu compromisso com políticas de participação social

O Programa Conviver reuniu, na manhã desta terça-feira (09), alunos de diferentes escolas de Primavera do Leste para uma palestra voltada a temas que impactam diretamente a vida de crianças e adolescentes. A ação integrou a programação estadual de fortalecimento das políticas de participação juvenil, realizada em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MT).

Embora o Conviver no município seja tradicionalmente reconhecido pelas atividades gratuitas de esporte, lazer e socialização oferecidas à terceira idade, o encontro desta semana destacou outro eixo fundamental: a criação de espaços onde adolescentes possam exercer protagonismo e integrar instâncias de controle social.

O conselheiro estadual Hildeberto França de Paula, representante do CEDCA-MT, destacou que o trabalho desenvolvido nos polos regionais busca consolidar a implantação da Comissão de Participação dos Adolescentes (CPA) nos municípios. Segundo ele, a iniciativa amplia a presença dos jovens nos debates e decisões sobre políticas públicas.

“Esse é um momento ímpar, onde a gente, enquanto conselho, está aqui no Polo de Primavera do Leste, trazendo essa formação pra equipe técnica de referência sobre a implantação do CPA, que é a Comissão de Participação dos Adolescentes. Importante instância onde nós trazemos o nosso adolescente pros controles sociais, e eles são protagonistas dessa ação. Então esse momento é um momento muito importante, são dois dias de extensa formação, e hoje a gente vai estar trabalhando exclusivo com os adolescentes nesse empoderamento”, explicou.

A formação é conduzida por Milena, técnica do CEDCA e ponto focal da política estadual de participação do adolescente. Ela reforça que o objetivo é orientar as equipes municipais responsáveis por implementar o CPA em Mato Grosso, cumprindo normativas nacionais e estaduais que determinam a criação desse espaço de escuta e atuação juvenil.

“Nós estamos aqui pra fazer essa formação da equipe técnica que vai trabalhar na implantação do CPA nos municípios. Essa é uma deliberação do Conselho Estadual, onde ele previu que fôssemos em todos os núcleos regionais pra fortalecer essa implementação do CPA. Então, essa é uma ação do Conselho pra que seja realmente efetivada essa normativa que já vem do Conselho Nacional e Estadual e precisa acontecer nos municípios. E esse é um momento muito importante, que é dar voz aos protagonistas”, afirmou.

Com a iniciativa, Primavera do Leste amplia seu compromisso com políticas de participação social e reforça a importância de garantir que adolescentes sejam ouvidos e reconhecidos como sujeitos atuantes na construção das políticas públicas que os afetam.


Antenado News