Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Administração municipal conhece projeto de Centro de Inovação: investimento em tecnologia, pensando o futuro



Prefeito Sérgio Machnic acredita que o município possa implantar o projeto, que fortalece o desenvolvimento econômico, social e ambiental

Nesta sexta-feira, 08, autoridades municipais de Primavera do Leste participaram de uma reunião de apresentação do projeto que prevê a implantação futura de um Centro de Inovação no município, ligado ao Parque Tecnológico de Mato Grosso. O encontro realizado na sede da prefeitura, contou com a presença do prefeito Sérgio Machnic, secretário de diversas pastas, entre eles Fábio Parente, do Desenvolvimento Econômico, vereadores e o responsável pela apresentação, Luiz Fernando Massari, Business Advisor do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), sendo este o próprio modelo demonstrado à gestão municipal.

A implantação de um Centro de Inovação, ligado ao Parque Tecnológico visa consolidar não apenas o município no qual está instalado, mas toda a região, como um polo de inovação, desenvolvimento e empreendedorismo. Com foco voltado à diversificação econômica e atração de investimentos, o Centro de Inovação reúne diversos elementos que consolidam o empreendedorismo e a tecnologia como fatores exponenciais de crescimento. O próprio Parque de São José dos Campos é referência nacional e internacional em inovação tecnológica.

Reunião contou com as presenças do prefeito, secretários de diversas pastas e equipes, bem como vereadores

Para o prefeito Sérgio Machnic, a visita e o conhecimento compartilhado por Massari são fundamentais para o planejamento estratégico da cidade. “Tecnologia é o futuro e a vinda do Luiz é muito importante porque nos repassa todo o conhecimento e a sabedoria, bem como a própria experiência, com os erros e os acertos que tiveram em São José. Isso nos ajuda a desenhar um projeto para construção de algo semelhante e muito sólido aqui em Primavera, pois isso é planejar o futuro, pensando 30, 40 anos à frente”, destacou o gestor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, também reforçou a importância de investir em inovação. “Primavera vem crescendo em ritmo acelerado e precisamos de uma ferramenta que nos ajude a crescer de forma organizada. A criação de um centro de inovação é essencial para atrair novas empresas, fomentar a qualificação profissional e gerar empregos de qualidade. Visitamos experiências em São José dos Campos e Sorocaba e estamos certos de que é possível trazer um modelo semelhante em um futuro próximo”, afirmou.

Luiz Fernando Massari enfatizou o papel transformador que um Centro de Inovação pode desempenhar em toda a região. “O parque atua de forma integrada com universidades, setor produtivo e sociedade, promovendo a construção de cadeias produtivas específicas que geram emprego, renda e desenvolvimento. Primavera tem um potencial imenso, especialmente no agronegócio, e pode aproveitar isso para investir na industrialização e na agregação de valor à produção local”, pontuou.

Além dos aspectos econômicos, Massari também destacou a relevância social e ambiental do projeto. “O crescimento sustentável precisa ser pensado em três pilares: econômico, social e ambiental. Um Parque Tecnológico bem estruturado precisa incorporar esses valores desde o início”, explicou.

Sobre a recepção em Primavera do Leste, Luiz Massari se disse otimista com o ambiente encontrado. “Fui muito bem recebido pelo prefeito, secretários e vereadores. Esse tipo de acolhimento é essencial para o sucesso de um projeto como esse: quando o setor privado vê um município com segurança jurídica e ambiente favorável, naturalmente surgem os investimentos”, completou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News