Primavera do Leste / MT - Sábado, 25 de Outubro de 2025

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Secretaria de Assistência Social promove mutirão de serviços para atender pessoas em situação de rua



As ações integram a data que marca o Dia Nacional de Luta da População em situação de rua e se estendem até a próxima semana

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação  Autor: Vilmar Kaizer

Durante a sexta-feira, além dos atendimentos de saúde e sociais, também houve apresentações com alunos do Projeto CREJU

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta sexta-feira, 15, uma campanha especial em alusão ao Dia Nacional da População em Situação de Rua, lembrada oficialmente em 19 de agosto. O “Dia D”, reúne dezenas de pessoas em situação de rua, no Centro de Referência Especializada no Serviço Social (CREAS) do município.

Eles foram acolhidos para um mutirão de serviços essenciais, mas a ações se estenderão durante toda a semana, com uma série de atendimentos voltados à saúde e cidadania. A iniciativa foi organizada pela equipe da secretária Tânia Carlotto, por meio do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, apoiada pela Secretaria de Saúde, Ministério Público, Defensoria, SENAC e vereadores. Alunos da dança de Capoeira do CREJU, também fizeram apresentações aos participantes.

“Nós, enquanto Secretaria de Assistência, juntamente com o prefeito Sérgio Machnic e a vice-prefeita Iva Viana, temos uma preocupação constante com essas pessoas. Desde o início da gestão, buscamos enxergar essa população com respeito e dignidade. Eles não são invisíveis para nós e merecem este acolhimento”, destaca Tânia.

Na programação estão sendo oferecidos serviços de corte de cabelo (em parceria com o Senac), atendimentos de saúde com vacinação, testes rápidos, massagem e atendimento odontológico e consultório na rua, por meio da Secretaria de Saúde. O café da manhã foi preparado pela equipe da padaria municipal, enquanto a cozinha comunitária forneceu marmitas para o almoço. Também estão sendo realizados atendimentos sociais, distribuição de kits de higiene e encaminhamentos diversos.

Segundo a coordenadora do Serviço Especializado para Atendimento a Pessoas em Situação de Rua, Natieli Machado, a programação continua ao longo da próxima semana. Na segunda-feira, 18, os beneficiários que passaram por triagem odontológica receberão atendimento exclusivo com apoio de unidades de Saúde da Família (ESFs). Na terça-feira (19), data que marca o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, a Defensoria e o Ministério Público levarão os atendimentos até o albergue municipal, oferecendo orientações jurídicas e ações de cidadania.

“Nós organizamos essa campanha com muito cuidado, pensando em cada detalhe. O objetivo é acolher, escutar e, acima de tudo, garantir direitos”, reforça Tânia Carlotto. A iniciativa reflete o esforço da gestão municipal em garantir dignidade, inclusão e atenção às pessoas em situação de rua e que vivem na cidade, ampliando o atendimento e oferecendo condições para aqueles que queiram, de se reintegrar socialmente.



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Brasil

Com vagas em Várzea Grande, Solar Coca-Cola abre inscrições para nova edição do programa de estágio “Decola” para estudantes de diversas áreas


Hora de decolar com a Solar: oportunidades estarão abertas para 50 jovens talentos em 11 cidades, incluindo Várzea Grande

A Solar Coca-Cola anuncia a abertura da quarta edição do Decola, programa de estágio que já se consolidou como um dos principais projetos de formação de talentos da empresa. Este ano, serão disponibilizadas 50 vagas distribuídas entre 11 cidades, incluindo Várzea Grande (MT), onde estão localizadas as principais unidades da empresa, que fabrica e distribui produtos do portfólio Coca-Cola nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste do País. As inscrições acontecem de 20 de outubro a 19 de novembro por meio da plataforma Gupy, clicando em https://decolasolar.gupy.io/. É importante identificar o link que representa a localidade/cidade de atuação dos candidatos.

 

As oportunidades têm como foco jovens em formação em cursos de Tecnologia e Engenharias, mas as vagas também se estendem para as áreas de Transformação Digital, Indústria, Logística, Comercial, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Jurídico, Supply Chain, dentre outras.

 

Pelo menos 12 estagiárias farão parte do Decola Tech, iniciativa afirmativa para mulheres que busca ampliar a presença feminina na área de tecnologia da empresa. Além de Várzea Grande, as vagas serão distribuídas em Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Maracanaú (CE), Simões Filho (BA), Maceió (AL), São Luís (MA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Macaíba (RN).

 

“O Decola representa muito mais do que um programa de estágio: é um espaço de desenvolvimento, aprendizado e conexão com o futuro. Estamos fortalecendo ainda mais a nossa marca empregadora com programas como esse, que abrem as portas da Solar para que jovens talentos possam ser protagonistas das suas carreiras e contribuam com inovação e novas perspectivas para o nosso modo de trabalhar”, afirma Emiliana Albanaz, Diretora de RH da Solar Coca-Cola.

 

Um exemplo desse impacto positivo foi comprovado com a jovem Jamyle Teles, de 23 anos, que iniciou sua carreira na Solar por meio do Decola em 2024 e foi mais uma das profissionais efetivadas no programa. “Participar do Decola foi uma experiência transformadora para minha carreira. Durante o programa, tive a oportunidade de me desenvolver em diversas áreas, tendo contato com desafios que ampliaram meu repertório e fortaleceram minhas habilidades técnicas e interpessoais. A Solar tem um cuidado genuíno com as pessoas, e isso fez toda a diferença. Me senti acolhida, incentivada e guiada com propósito ao longo da jornada. Esse período foi essencial para meu crescimento profissional e contribuiu diretamente para minha efetivação. Sem dúvida, foi um marco de aprendizado e de visibilidade que impulsionou minha trajetória dentro da empresa”, destaca a designer.

 

Pré-requisitos para decolar

 

Podem participar estudantes de graduação ou cursos tecnólogos que tenham concluído pelo menos 50% da carga horária do curso e estejam com matrícula ativa. A idade mínima para participar do programa é de 18 anos, não havendo idade máxima para os candidatos, desde que cumpram os demais requisitos do programa. Não é exigida experiência prévia.

 

Estrutura do programa:

  • Duração: 18 meses (1 ano + 6 meses);

  • Carga horária: 6h diárias;

  • Possibilidade de efetivação: a partir do 8º mês de estágio.

 

É importante que o candidato tenha disponibilidade para cumprir as horas exigidas. Os contratos têm um ano de duração, podendo ser renovados por mais seis meses, desde que o estagiário se mantenha vinculado a uma instituição de ensino superior e tenha um bom desempenho na companhia.

 

Passo-a-passo para a decolagem

 

O processo seletivo contará com etapas online e presenciais, envolvendo testes, vídeo de apresentação, dinâmicas em grupo e entrevistas.

 

É possível acompanhar as etapas do processo através do perfil na plataforma Gupy, e toda a comunicação será feita via e-mail. Qualquer mudança nessas previsões podem ocorrer e serão comunicadas nas páginas e publicações oficiais da Solar Coca-Cola.

 

O candidato receberá por e-mail todas as informações sobre etapas e datas do processo seletivo, caso seja selecionado a avançar na jornada de seleção. A previsão de entrada dos novos estagiários do Programa Decola é em março de 2026.

 

Benefícios

 

Além da bolsa estágio, os participantes têm acesso a plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, Gympass/Wellhub, vale-refeição ou vale-alimentação e transporte.

 

Sobre a Solar Coca-Cola — A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste. A Solar conta com mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.

 FSB Comunicação – Alice Araújo


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