Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Acompanhados de secretária, vereadores visitam Cozinha Comunitária



Mantido com recursos públicos da Prefeitura, o projeto fornece refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social e trabalhadores de baixa renda a R$ 2 e atende diariamente cerca de 250 pessoas

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes

Os parlamentares foram convidados pela secretária Tânia Carlotto e puderam comprovar a excelência do alimento servido
Acompanhados da secretária Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste Tânia Carlotto, um grupo de vereadores visitaram Cozinha Comunitária na última sexta-feira (12). Mantido com recursos públicos da Prefeitura, o projeto fornece refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social e trabalhadores de baixa renda a R$ 2 e atende diariamente cerca de 250 pessoas que recebem uma alimentação balanceada e saborosa.

 

Para Tânia Carlotto a visita dos vereadores oportuniza que os parlamentares comprovem a qualidade do alimento fornecido e o carinho com que os populares são atendidos na Cozinha Comunitária. “Nós entendemos os vereadores como nossos aliados dos projetos sociais da prefeitura e ficamos muito felizes em podermos recebê-los aqui para verem com seus próprios olhos como tudo é feito com muito cuidado e carinho. Fizemos questão de convidá-los para virem visitar a nossa Cozinha e eles puderam comprovar que se trata de uma refeição balanceada e saborosa e que todas as pessoas são tratadas com respeito e carinho pela nossa equipe”, declarou a secretária.

 

A comitiva de vereadores aproveitou para experimentar o almoço servido e os parlamentares não pouparam elogios à qualidade da refeição e a maneira como as pessoas são atendidas. “Está tudo aprovado, é tudo feito com muito capricho. É tudo muito organizado e limpo, as pessoas são atendidas com respeito e a comida é muito boa, muito gostosa mesmo. A nossa Cozinha Comunitária cumpre um papel social muito importante e é um motivo de orgulho para nós primaverenses. Eu fiquei muito satisfeito de comprovar mais uma vez como tudo é muito organizado e feito com carinho para atender as pessoas que precisam. Só tenho que agradecer e parabenizar todos os envolvidos”, declarou o vereador Eraldo Fortes, líder do prefeito na Câmara.

 

Outro que ressaltou a importância da Cozinha Comunitária foi o vereador Irmão Rogério, que não poupou elogios à iniciativa. “É muito importante para trabalhadores que moram longe e ao invés de terem que ir até suas casas, eles podem se alimentar aqui mais próximo do seu trabalho. É um benefício muito grande para essas pessoas e a Cozinha tem ajudado muitas famílias dessa forma. Parabéns para a administração municipal e para a nossa secretária Tânia, que tem feito um excelente trabalho”, externou.

 

Na mesma linha, o vereador Anderson Silva reforçou a importância social e elogiou a qualidade das refeições. “Nós saímos daqui muito contentes porque vemos que as pessoas são atendidas com todo carinho e respeito e recebem um alimento de qualidade e muito saboroso. Nós experimentamos e está aprovado. É muito bom quando vemos as políticas públicas dando resultados tão bons. É muito gratificante ver como uma iniciativa tão importante está funcionando tão bem”, disse.

 

Alimento balanceado

 

Além de fornecer o alimento a preço acessível, a Cozinha Comunitária também tem a preocupação com a qualidade desse alimento, que é balanceado e supre todas as necessidades de nutrientes que as pessoas precisam. “Nós fazemos tudo com muito amor e carinho, pois eu tenho comigo que cozinhar para os outros é um ato de amor. E é um alimento nutritivo e balanceado. Para isso, contamos com a ajuda de uma nutricionista que nos ajuda na elaboração do nosso cardápio, que é variado e todos os dias conta com algum tipo de carne, legumes e verduras. E para nós é um prazer poder servir bem essas pessoas que vem até aqui se alimentar”, declarou Elisangela Pereira Lima, coordenadora da equipe que prepara os alimentos.

 

Também estiveram compondo o grupo que visitou a Cozinha Comunitária o vereador Herbert Viana, Gislaine Yamashita, Marcondes Martignago e Sargento Telles, além da asssessora da vice-prefeita Iva Viana, Marilena Pimentel, que a representou na ocasião.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News