Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 02 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeito recebe proposta para instalação de unidade do Senai em Primavera do Leste



A proposta de vinda da unidade do Senai foi muito bem recepcionada pelo gestor municipal, que já autorizou a abertura de processo para viabilizar um prédio para abrigar a instituição

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes

O diretor regional Carlos Braguini fez uma apresentação inicial da proposta para a instalação do Senai em Primavera do Leste

O prefeito Sérgio Machnic se reuniu nessa sexta-feira (19) com o deputado estadual e vice-presidente da Federação da Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) Carlos Avalone e com o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso. Na pauta, a apresentação de uma proposta para a instalação de uma unidade do Senai em Primavera do Leste.

 

A proposta de vinda da unidade do Senai foi muito bem recepcionada pelo gestor municipal, que já autorizou a abertura de processo para viabilizar um prédio para abrigar a instituição. “Nossa cidade tem crescido todos os dias e temos a projeção de chegarmos a 200 mil habitantes nos próximos 8 a 10 anos. E temos para o ano que vem a chegada dos trilhos da ferrovia e com ela vem muitas empresas e principalmente indústrias. Eu entendo que precisamos sim qualificar a nossa mão-de-obra porque senão gente de fora chega e abocanha os melhores empregos que vão surgir. Então, essa proposta de vinda do Senai para cá é muito bem vida e vamos começar fazer os estudos necessários para viabilizar essa parceria o mais breve possível. Agradeço a iniciativa do meu amigo de longa data Carlos Avalone em nome da cidade”, externou Sérgio Machnic.

 

Carlos Avalone destacou o crescimento acelerado da cidade e reforçou a necessidade urgente do município investir em estrutruas voltadas para a qualificação da mão-de-obra local. “Primavera do Leste é um caso incrível, pois cresce todos os dias sem parar. Todas as vezes que chego aqui é um susto, principalmente quando fico sabendo das informações que o prefeito passa. Recebi uma visita da Rumo essa semana e me disseram que vão trazer o ano que vem pelo menos 300 empresas para cá e sem dúvida Primavera é a bola da vez na questão da industrialização. E com a ferrovia chegando a cidade tem que estar preparada para recepcionar essas empresas e oferecer a mão-de-obra que elas precisam”, afirmou.

 

O diretor regional do Senai em Mato Grosso Carlos Braguini reforçou a importância da qualificação da mão-de-obra local diante do crescimento da indústria local. “O município de Primavera demonstra com números um crescimento industrial seja ancorado nas commodities agrícolas, seja ancorada por outra estratégias industriais e econômicas, e todas têm necessidade de pessoas capacitadas especialmente em áreas que são intensivas em tecnologia. As indústrias quando se instalam e começam a operar precisam de profissionais cada vez mais capacitados no uso de equipamentos sofisticados. E é aí que o Senai entra para formar essa força de trabalho”, explicou.

 

Ele conta ainda que além das profissões novas e mais tecnológicas, o Senai também capacita trabalhadores de áreas já tradicionais “A nossa proposta é que tenhamos aqui um espaço que possibilite ao Senai trazer a capacitação técnica para a população. O município ganha muito com isso, pois permite à população ter acesso a melhores empregos”, completou.

 

Logo após uma breve reunião de apresentação das informações iniciais para formatação da parceria que promete trazer uma unidade do Senai para Primavera do Leste, a comitiva acompanhou o prefeito Sérgio Machnic e secretários municipais, além de alguns vereadores, a uma visita a um prédio que poderá ser locado para abrigar nova estrutura na cidade.

 

A visita da comitiva da Fiemt e do Senai foi acompanhada pelos Secretários Municipais de Administração Carlos Laete, de Governo Valfredo Rodrigues, de Esportes Márcio Lélis, pela Procuradora-Geral do município Tainara Ravanelo e pelo consultor especial Ernane Dias, além dos vereadores Herbert Viana, Irmão Rogério e Anderson Silva.

 

O Senai é uma instituição privada que compõe o Sistema S e oferece cursos de qualificação com foco em preparar mão-de-obra qualificada para atuar na indústria.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Bombeiros acham uma das vítimas de naufrágio no Manso


Um dos corpos de vítimas de naufrágio no lago do Manso foi localizado na tarde desta quarta-feira (31) e está em processo de resgate. O Corpo de Bombeiros comunicou a localização por volta de 15h, no quarto dia de buscas deste que a lancha em que estavam, afundou no Lago do Manso, no domingo (28). As buscas continuam para achar o segundo ocupante da lancha naufragada.

 

Segundo informações oficiais, o corpo foi visualizado e as equipes estão, no momento, realizando o processo de resgate e retirada das águas. Ainda não há confirmação de vítima encontrada é o piloto Vando Celso de Almeida, 64, ou o turista Lucas Yerdliska. A princípio, a nota do Corpo de Bombeiros dizia sobre dois corpos achados, mas posteriormente foi corrigido se tratar de apenas um.

 

As circunstâncias exatas do encontro do corpo ainda não foram divulgadas. O Corpo de Bombeiros disse que outras informações sobre a operação serão repassadas posteriormente.

 

O acidente mobilizou diversas frentes de resgate ao longo dos últimos quatro dias, em uma área de difícil visibilidade no reservatório.

 

Além dos dois homens, estavam na embarcação Carol Mazzaron e seus dos filhos pequenos. Os 3 foram resgatados ainda no domingo.

 

O acidente

A lancha virou por volta das 19h30 de domingo, após ser atingida por um vendaval repentino que formou ondas altas. Estavam na embarcação um casal, dois filhos pequenos e o piloto.

 

A mãe, Camila Mazzaron, e o bebê de menos de dois anos foram resgatados ainda na noite de domingo. O filho mais velho do casal, que usava colete salva-vidas, conseguiu nadar até a margem e pedir ajuda a moradores da região.

 

Em relato, a sobrevivente, que é moradora de Arapongas (PR), afirmou que o céu estava limpo e a água calma no momento em que saíram, mas a mudança climática foi brusca. “Era muito vento, muita onda e o barco virou. Foi tudo muito rápido”, relembrou.

GD


Antenado News