Primavera do Leste / MT - Domingo, 07 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Equipe responsável por recenseamento do IBGE em Primavera, reforça importância de receber recenseadores e alerta contra fake news



De acordo com o IBGE, as visitas acontecem em todas as regiões do município e podem ocorrer inclusive nos fins de semana, feriados e no período noturno

Todos os recenseadores e sai técnicos do IBGE estão devidamente identificados, utilizando colete e crachá com nome, foto e número de matrícula
Em Primavera do Leste uma equipe composta por mais de 35 recenseadores vem trabalhando para a conclusão de diferentes pesquisas que estão em andamento por meio do órgão federal. E o pedido da coordenação é a população “receba com tranquilidade os recenseadores e técnicos do que estão realizando visitas domiciliares no município”.

As ações fazem parte das principais pesquisas do órgão em 2025, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), essenciais para o levantamento de dados que orientam políticas públicas em todo o país.

De acordo com o IBGE, as visitas acontecem em todas as regiões do município e podem ocorrer inclusive nos fins de semana, feriados e no período noturno, já que muitos moradores não se encontram em casa durante o horário comercial. O instituto ressalta que essa prática é normal e faz parte do processo de coleta de dados.

A coordenação alerta, no entanto, para o aumento de fake news que têm circulado nas redes sociais, espalhando informações falsas sobre a atuação dos pesquisadores. Essas mensagens têm gerado desconfiança e dificultado o trabalho de coleta, além de elevar os custos operacionais das pesquisas. O órgão trabalha com total transparência e segurança.

O pesquisador precisa se adaptar à rotina dos moradores, por isso pode fazer visitas em horários alternativos. Nosso trabalho é técnico, sigiloso e fundamental para retratar a realidade social e econômica do país. Ao mesmo tempo, todos os recenseadores e técnicos do IBGE estão devidamente identificados, utilizando colete e crachá com nome, foto e número de matrícula, além de um dispositivo eletrônico de coleta (DMC) (equipamento semelhante a um tablet, usado para registrar as informações).

Para garantir segurança e transparência, o cidadão pode confirmar a identidade do pesquisador acessando o site oficial do IBGE:  https://respondendo.ibge.gov.br. No mesmo endereço eletrônico, também é possível responder ao questionário diretamente pela internet, caso o morador prefira participar de forma digital.

Entre as principais pesquisas realizadas pelo IBGE neste ano estão: a de Estimativa da População: o Brasil foi estimado em 213.421.037 habitantes em 1º de julho de 2025, crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. PNAD Contínua: coleta mensal de informações sobre trabalho, renda, escolaridade e outros indicadores sociais, que ajudam a acompanhar o desenvolvimento das famílias brasileiras.

POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares): iniciada em novembro de 2024 e com conclusão prevista para novembro de 2025, a pesquisa analisa hábitos de consumo, renda e condições de vida da população, sendo base para o cálculo do IPCA, índice oficial de inflação.

No caso da POF, os domicílios selecionados participam por nove dias, com acompanhamento presencial e eletrônico. Os moradores são convidados a registrar todos os gastos — desde pequenos consumos, como café e pão, até despesas maiores, como aluguel e medicamentos.

O IBGE reforça que todas as informações coletadas são sigilosas e protegidas por lei, utilizadas apenas para fins estatísticos. Os dados ajudam a planejar ações e investimentos públicos em áreas como saúde, educação, transporte, moradia e infraestrutura.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Projeto Social Mãe Cidinha recebe visita do prefeito Sérgio Machnic


  Prefeito reforça apoio à expansão das atividades

Durante a visita, o prefeito acompanhou de perto ações desenvolvidas no local, como o curso de Informática em parceria com o Senac

Além do atendimento às crianças, o projeto promove capacitações para as mães, incluindo cursos em parceria

O prefeito Sérgio Machnic visitou, na tarde desta sexta-feira, o Projeto Social Mãe Cidinha, referência no acolhimento e na formação de crianças e famílias do município. A iniciativa atende atualmente 160 crianças, com atividades educativas e recreativas realizadas de segunda a sexta-feira.

 

Durante a visita, o prefeito acompanhou de perto ações desenvolvidas no local, como o curso de Informática em parceria com o Senac, que tem ampliado o acesso à inclusão digital. A coordenadora do projeto, Creonice, destacou o esforço necessário para estruturar o atendimento. “O começo foi muito difícil, mas nunca desistimos. Hoje contamos com a parceria e o apoio da gestão, que têm sido fundamentais para manter e ampliar nossas atividades”, afirmou.

 

Além do atendimento às crianças, o projeto promove capacitações para as mães, incluindo cursos em parceria com a Sesistec e a formação de Cuidador de Idosos, realizada com a Faculdade Anhanguera. As aulas envolvem prática em laboratório, vivências e conteúdos de anatomia. No momento, 30 mulheres participam da formação.

 

O projeto também se prepara para ampliar sua atuação. Uma nova parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na Biblioteca Modelo, vai oferecer aos adolescentes atividades de preparação para o mercado de trabalho.

 

Sérgio Machnic afirmou que a gestão continuará fortalecendo iniciativas sociais que promovem inclusão e oportunidades. Ele adiantou que o município irá trabalhar para ampliar as destinações ao projeto, garantindo mais estrutura e melhores condições às famílias atendidas.

 

“O Projeto Mãe Cidinha transforma vidas todos os dias. A gestão está aqui para apoiar, incentivar e ampliar iniciativas que fazem a diferença na vida das famílias primaverenses”, afirmou o prefeito.

 

 


Antenado News