Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Cemitério Municipal Campo da Paz passa por obras de revitalização com entrega prevista até o Dia de Finados



As intervenções fazem parte de um conjunto de melhorias executadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA)

Como os dois blocos antigos apresentavam pontos de desgaste, eles passam por reforma completa, pintura e afixação de novas placas de mármore, a exemplo dos novos construídos
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da empresa terceirizada Ágape, intensificou nos últimos dias as ações de revitalização no Cemitério Municipal Campo da Paz. O objetivo é garantir um espaço mais digno, organizado e seguro para a população que visita seus entes queridos, especialmente com a proximidade do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro.

As intervenções fazem parte de um conjunto de melhorias executadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) e incluem pavimentação interna, drenagem, construção de calçadas, fechamento de muros, cobertura, pintura dos blocos de sepultamento e instalação de calhas e pingadeiras, para evitar o acúmulo de água e infiltrações.

De acordo com a engenheira responsável, Pâmela Lima, o trabalho também contempla a padronização dos túmulos e áreas destinadas às famílias, com a substituição de estruturas antigas e a instalação de quatro novos blocos, conhecidos como “lóculos”, que permitem maior organização e melhor aproveitamento do espaço.

“No início da atual gestão havia apenas dois lóculos, que apresentavam infiltrações e ausência de calhas para escoamento da água. Agora, estamos corrigindo essas falhas e modernizando toda a estrutura”, explica Pâmela.

Como os dois blocos antigos apresentavam pontos de desgaste, eles passam por reforma completa, pintura e afixação de novas placas de mármore. Durante o processo, as placas de identificação foram retiradas e guardadas com segurança no almoxarifado. “Alguns familiares preferiram levar as placas para casa, trazendo-as de volta após a conclusão da obra”, completa a engenheira.

A Prefeitura tomou ciência de uma única denúncia relacionada à retirada de placas de identificação e informa que lamenta profundamente o ocorrido. O Município reforça que não compactua com qualquer forma de desrespeito aos entes queridos da população.

Vale ressaltar que o serviço de manutenção é realizado de forma escalonada, ou seja, as placas são retiradas, devidamente armazenadas e, após a conclusão da etapa de revitalização, reinstaladas no mesmo local.

Esse procedimento é acompanhado e garantido pela empresa terceirizada responsável pelas obras. Ainda assim, a Prefeitura lamenta o transtorno e reforça seu compromisso com o respeito e a transparência em todas as etapas do processo.

A expectativa é que todas as melhorias estejam concluídas antes do Dia de Finados, quando o cemitério recebe grande fluxo de visitantes. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado para entregar tudo pronto até o dia 2 de novembro. É uma obra que demonstra respeito às famílias e melhora as condições do espaço público”, destaca.

Com a finalização das obras, que também incluem a construção de um pórtico, guarita de entrada e novo muro perimetral, o Cemitério Municipal Campo da Paz passará a oferecer melhor infraestrutura, acessibilidade e segurança, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a valorização e manutenção dos espaços públicos da cidade.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News