Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Academia da Saúde é reinaugurada após passar por reforma e revitalização



O prédio passou por uma reforma e revitalização completa e agora já tem novamente condições de receber pacientes

A Academia da Saúde, espaço voltado ao desenvolvimento de atividades coletivas e de suporte às unidades de atenção primária da rede pública municipal de saúde de Primavera do Leste, foi reinaugurada na manhã dessa sexta-feira (27). O prédio passou por uma reforma e revitalização completa e agora já tem novamente condições de receber pacientes.

 

O ato de reinauguração contou com a presença do prefeito Sérgio Machnic destacou a importância da estrutura e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Esse é um espaço muito importante para a saúde das pessoas, e as pessoas precisam ter saúde para trabalharem e fazerem de tudo na vida. E a equipe da Saúde está de parabéns, tem feito um excelente trabalho e eu só tenho que agradecer. É uma excelente equipe e sem uma equipe a gente não faz nada, pois ninguém faz nada sozinho”, afirmou.

 

De acordo com a secretária de Saúde do município Laura Leandra, Academia da Saúde é um espaço fundamental que funciona como um suporte para atender as demais unidades de saúde básicas. “A Academia da Saúde é composta por uma equipe multidisciplinar que dá suporte às 17 unidades de atenção primária. Esses profissionais que estão aqui atendem aos usuários que são encaminhados por essas unidades e aqui a gente tem o grupo direcionado da psicologia, da fisioterapia, da nutrição. Nós temos grupo de combate ao tabagismo. A Academia faz um trabalho junto com a equipe multidisciplinar de prevenção e promoção à saúde”, informou.

 

A Academia da Saúde foi inaugurada inicialmente em 2019 e já apresentava inúmeros problemas na sua infraestrutura que impediam o seu pleno funcionamento. Com a revitalização completa que recebeu, agora poderá receber os pacientes com o conforto e condições de proporcionar o melhor tratamento para os casos encaminhados para lá.

 

A Academia fica localizada na Rua Castro Alves, 21, no bairro Parque Castelandia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News