Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 05 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Região

Após óbito em Água Boa, duas cidades do Araguaia voltam a recomendar uso de máscaras após aumento de casos de Covid-19 e nova variante



Após óbito na cidde de Água Boa, 3 cidades de Mato Grosso (sendo Água Boa e Nova Xavntina no Vale do Araguaia) e Cáceres no Nortão, emitiram um comunicado para que a população volte a usar máscara e adote novamente as medidas de prevenção contra a Covid-19. A recomendação foi feita após o aumento no números de casos da doenças nessas cidades e o surgimento de uma nova variante.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) também fez um alerta oficial às cidades para que voltem a tomar as medidas de prevenção e intensifiquem a vacinação conta a doença. Em Água Boa, segundo a prefeitura, somente neste mês, foram registrados 30 novos casos de Covid, além de uma morte em decorrência da doença.

Já em Cáceres 157 pessoas são monitoradas e 14 estão internadas. Desde o início da pandemia, 22.819 casos foram confirmados na cidade e 496 pessoas morreram devido à doença. Em Nova Xavantina, foram confirmados dois casos na última semana, sendo que uma pessoa está internada em tratamento contra o vírus.

Na última semana, o Ministério da Saúde recebeu a primeira notificação da nova subvariante JN 2.5 no Brasil, após o estado registrar quatro casos. As máscaras são recomendadas às pessoas com sintomas gripais e trabalhadores da saúde, em especial, dentro das unidades. Também são considerados o uso de álcool para higienização e o distanciamento nos locais com maior concentração de pessoas.

G1 MT



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

A importância do autocuidado e da prevenção, principalmente das mulheres


Os atendimentos da Clínica da Mulher são realizados na Rua Sílvio Ometo

A prevenção é a principal aliada da saúde feminina, principalmente no combate a doenças silenciosas

Cuidar da saúde é fundamental em todas as fases da vida e, no caso das mulheres, alguns cuidados específicos são essenciais, especialmente entre o fim do ano e início de outro, período em que muitas acabam adiando consultas e exames preventivos.

 

Entre os principais exames de rotina estão o Papanicolau, utilizado no rastreamento do câncer do colo do útero, a mamografia, voltada à detecção precoce do câncer de mama, além de ultrassonografias (mamas, pélvica e transvaginal) e exames laboratoriais, como hemograma, glicemia, colesterol, função tireoidiana, renal e hepática.

 

Segundo a coordenadora da Clínica da Mulher, Tânia Regina, a prevenção é a principal aliada da saúde feminina, principalmente no combate a doenças silenciosas. “O exame preventivo é feito nos postos de saúde. Em caso de alteração, a paciente é encaminhada para a Clínica da Mulher para exames mais detalhados, como colposcopia e biópsia”, explica.

 

A coordenadora reforça ainda a necessidade de manter os exames em dia, especialmente o Papanicolau.

“Como a gente vê muito sobre vários tipos de câncer, o câncer do colo do útero é silencioso. A mulher não apresenta sintomas no início, por isso é fundamental priorizar e realizar o exame preventivo anualmente”, completa.

 

A Clínica da Mulher está localizada na Rua Sílvio Ometo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.


Antenado News