Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

As redes sociais estão dilacerando a sociedade’, diz um ex-executivo do Facebook



Um ex-alto executivo do Facebook fez um mea culpa por sua contribuição para o desenvolvimento de ferramentas que, em sua opinião, “estão dilacerando o tecido social”. Chamath Palihapitiya, que trabalhou na empresa de Mark Zuckerberg de 2007 a 2011, da qual chegou a ser vice-presidente de crescimento de usuários, acredita que “os ciclos de retroalimentação de curto prazo impulsionados pela dopamina que criamos estão destruindo o funcionamento da sociedade. Sem discursos civis, sem cooperação, com desinformação, com falsidade”.

Palihapitiya fez essas declarações sobre o vício em redes sociais e seus efeitos em um fórum da Escola de Negócios de Stanford no dia 10 de novembro, mas o site de tecnologia The Verge as publicou na segunda-feira e, através dele, jornais como o The Guardian. Palihapitiya — que trabalhou para aumentar o número de pessoas que usam as redes sociais — recomendou ao público presente no fórum que tomasse um “descanso” no uso delas.

Esclareceu que não falava apenas dos Estados Unidos e das campanhas de intoxicação russas no Facebook. “É um problema global, está corroendo as bases fundamentais de como as pessoas se comportam consigo mesmas e com as outras”, enfatizou, acrescentando que sente “uma grande culpa” por ter trabalhado no Facebook. Falou sobre como as interações humanas estão sendo limitadas a corações e polegares para cima e como as redes sociais levaram a uma grave falta de “discurso civil”, à desinformação e à falsidade.

Na palestra, Palihapitiya — agora fundador e CEO da Social Capital, com a qual financia empresas de setores como saúde e educação — declarou ser uma espécie de objetor de consciência do uso de redes sociais e anunciou que quer usar o dinheiro que ganhou no Facebook para fazer o bem no mundo. “Não posso controlar [o Facebook], mas posso controlar minha decisão, que é não usar essa merda. Também posso controlar as decisões dos meus filhos, que não podem usar essa merda”, disse, esclarecendo que não saiu completamente das redes sociais, mas que tenta usá-las o mínimo possível.

O ex-vice-presidente do Facebook alertou que os comportamentos das pessoas estão sendo programados sem que elas percebam. “Agora você tem que decidir o quanto vai renunciar”, acrescentou. Palihapitiya fez referência ao que aconteceu no estado indiano de Jharkhand em maio, quando mensagens falsas de WhatsApp sobre a presença de supostos sequestradores de crianças acabaram com o linchamento de sete pessoas inocentes. “Estamos enfrentando isso”, criticou Palihapitiya, acrescentando que esse caso “levado ao extremo” implica que criminosos “podem manipular grandes grupos de pessoas para que façam o que eles querem”.

Mas Palihapitiya não criticou apenas os efeitos das redes na maneira pela qual a sociedade funciona, mas todo o sistema de funcionamento de Silicon Valley. Segundo ele, os investidores injetam dinheiro em “empresas estúpidas, inúteis e idiotas”, em vez de abordar problemas reais como mudança climática e doenças curáveis.

As críticas de Palihapitiya às redes se juntam às do primeiro presidente do Facebook, Sean Parker, que criticou a forma como a empresa “explora uma vulnerabilidade da psicologia humana” criando um “ciclo de retroalimentação de validação social”. Além disso, um ex-gerente de produto da empresa, Antonio García-Martínez, acusou o Facebook de mentir sobre sua capacidade de influenciar as pessoas em função dos dados que coleta sobre elas e escreveu um livro, Chaos Monkeys, sobre seu trabalho na empresa. No último ano vem crescendo a preocupação com o poder do Facebook, seu papel nas eleições norte-americanas e sua capacidade de amplificar notícias falsas.

Fonte El País



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Indicação de Bolsonaro é apoiar Pivetta, mas PL pondera nomes


O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e o presidente da sigla em Mato Grosso, Ananias Filho, se reuniram nesta terça-feira (21), em Brasília (DF), para discutir as articulações políticas do partido para as eleições de 2026. Durante a conversa, que durou cerca de 3 horas, os dois trataram, inclusive, do possível apoio à candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo do Estado. A tratativa, se confirmada, enterra o projeto do senador Welligton Fagundes (PL), figura histórica da sigla, na corrida pelo Palácio Paiaguás.

 

A movimentação ocorre em meio a rumores de que o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, principais lideranças do PL, já teriam decidido apoiar Pivetta na disputa pelo governo estadual. Caso essa articulação se concretize, a candidatura do senador Wellington Fagundes (PL) seria rifada da corrida eleitoral.

 

Ao GD, Ananias desconversou sobre “qualquer mudança na rota”, mas disse que a decisão será anunciada apenas pelo presidente nacional do partido ou com a autorização dele. “Eu vou deixar isso aí para o Valdemar, vai ser um pronunciamento do presidente Valdemar”, afirmou, acrescentando que “tudo está dentro da normalidade” e que “nada mudou de rota”.

Para o Senado, a legenda já bateu o martelo em favor do governador Mauro Mendes (União Brasil) e do deputado federal José Medeiros (PL), reforçando o alinhamento da sigla com o grupo bolsonarista no Estado.

Durante a conversa com a reportagem do site GD, o dirigente estadual preferiu adotar a cautela e não antecipar as tratativas em curso. “Nada, nada, nada… estrategicamente não posso falar nada”, declarou, ao ser questionado sobre eventuais definições.

Ele também revelou que novas reuniões estão previstas ainda nesta terça, mas frisou que um posicionamento oficial não deve sair tão cedo. “Não sai antes da convenção, ainda tem muita água para rolar. Nada é descartado no mundo político. Tudo pode acontecer, inclusive nada”, completou.

GD

Resistência no PL
Conforme noticiou o site, nas últimas semanas, Fagundes vem enfrentando forte resistência e divergências por um núcleo do PL em relação a sua candidatura ao governo. Paralelo a isso, o prefeito Abilio Brunini (PL) tem acenado para o projeto do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) diante da possibilidade de emplacar a esposa, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris (PL), como vice da chapa ao governo.

 

Apesar das divergências, Wellington Fagundes diz que mantém uma postura de abertura e nega qualquer tipo de veto prévio dentro do partido.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Outubro Rosa: Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste intensifica ações de prevenção e cuidado com a saúde da mulher


É necessário garantir ao menos um exame clínico das mamas por profissionais de saúde ao ano como prevenção
Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste vem promovendo uma série de ações em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), em alusão à campanha Outubro Rosa. Sob o mote “Na luta contra o câncer de mama: nenhuma mulher caminha sozinha” e “Juntas somos mais fortes”, as unidades têm oferecido exames, vacinação e testes rápidos, além de ampliar o horário de atendimento em dias específicos, das 17h às 21h, para garantir o acesso de mais mulheres aos serviços de saúde.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Edézia Guirra, todas as Unidades estão envolvidas na mobilização, que já acontece de forma normal ao longo do ano, mas neste período recebe uma atenção ainda maior.“Na APS, todas as unidades terão pelo menos um dia com atendimento em horário especial voltado às mulheres, ofertando consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, avaliação clínica das mamas e solicitação de exames, como a mamografia, se necessário. Também é realizado o exame preventivo do câncer do colo do útero”, destacou.

Além da ampliação no atendimento, a Secretaria está promovendo ações educativas, com orientações sobre os principais sinais de alerta do câncer de mama, como nódulos, alterações no mamilo, vermelhidão na pele e secreções anormais. A recomendação é que, ao perceber qualquer desses sintomas, a mulher procure a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação médica. Assim como, é necessário garantir ao menos  um exame clínico das mamas por profissionais de saúde ao ano como prevenção.

Segundo o cronograma da Secretaria, até o dia 29 de outubro, diversas Unidades ainda seguirão com atendimento estendido, algumas delas tendo ampliado em duas datas ao longo do mês.
Confira as próximas datas:

22 de outubro: ESF’s 10, 12, 14 e 17

23 de outubro: ESF’s 01, 07 e 15

25 de outubro: ESF 11

28 de outubro: ESF 16

29 de outubro: ESF 13

29 de outubro: ESF 09
Com essa iniciativa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde reforça o compromisso com a promoção da saúde e o cuidado integral das mulheres primaverenses, incentivando o diagnóstico precoce e a prevenção como principais aliados na luta contra o câncer de mama.


HOME / NOTÍCIAS

geral

Nova sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude é inaugurada em Primavera do Leste Espaço moderno, acessível e acolhedor reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura e o atendimento à população


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

A mudança marca uma nova fase para a Secretaria e para toda a comunidade cultural primaverense
Na manhã desta terça-feira (21), a Prefeitura de Primavera do Leste realizou a reinauguração oficial da nova sede da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT). O novo prédio está localizado na Avenida Cuiabá, número 880, na região central da cidade, próximo à Prefeitura Municipal.

A mudança marca uma nova fase para a Secretaria e para toda a comunidade cultural primaverense, pois o espaço foi planejado para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, acolhimento à população e integração entre artistas, grupos e produtores culturais, além das atividades do turismo. A nova estrutura é mais ampla, moderna, acessível e funcional, refletindo o compromisso da gestão municipal em garantir um ambiente que estimule a criatividade, a produtividade e o desenvolvimento das ações culturais.

Durante a cerimônia, o prefeito Sérgio Machnic destacou que o novo prédio representa mais do que uma obra física: simboliza renovação, pertencimento e transformação social. “Assim como citou o secretário, a nossa vida é como uma árvore: todos os dias precisamos plantar, regar e vê-la crescer. Ou seja, precisamos melhorar a cada dia. Parabenizo toda a equipe da Secult e a cada servidor que trabalha com dedicação para transformar a cultura em instrumento de união e desenvolvimento. Este espaço é mais do que um prédio: é um símbolo de pertencimento e transformação social”, afirmou o prefeito.

O gestor também ressaltou que a localização próxima à Prefeitura facilita a integração entre as secretarias, promovendo mais agilidade e eficiência nos atendimentos. “Aqui próximo também já estão a Assistência Social, o Procon, o Sine e agora a Secult. Essa proximidade melhora a comunicação e agiliza o trabalho. Parabéns a todos pelo empenho e pela entrega deste novo espaço à população”, completou Machnic.

O secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Leopoldino André, enfatizou que o novo prédio representa o início de um novo tempo para a Secretaria, com uma estrutura pensada para o bem-estar dos servidores e da comunidade. “Assim como uma árvore precisa ser cuidada e ter raízes firmes, a nossa Secretaria também está crescendo com base sólida. Esse novo espaço é o início desse processo, com um ambiente organizado e produtivo, que fortalece nossa missão de levar cultura, arte e lazer para todos os bairros de Primavera do Leste”, destacou o secretário.

Leopoldino também ressaltou a importância de integrar o setor de Turismo à Secult, reforçando a sinergia entre as áreas. “Cultura e turismo caminham lado a lado e a nova estrutura foi pensada para trazer mais produtividade, setorização e eficiência, aplicando uma visão moderna de gestão pública”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Aurélio Sales, parabenizou a iniciativa e reconheceu o empenho da administração em aproximar as secretarias do Executivo. “Quanto mais próximas as secretarias estiverem do prefeito, mais eficiente será a gestão. Essa reinauguração demonstra planejamento e compromisso com o desenvolvimento da cidade e com a valorização da cultura primaverense”, afirmou.


Antenado News