Primavera do Leste / MT - Domingo, 07 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Associação dos defensores vai ao Supremo pedir que Taques pague duodécimo atrasado



A Associação Nacional dos Defensores Públicos foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir liminarmente que o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), pague o duodécimo dos meses de setembro, outubro e novembro de 2017.

Os recursos correspondem às dotações orçamentárias da Defensoria Pública de Mato  Grosso. O procedimento no Supremo, distribuído à ministra Rosa Weber, afirma que Pedro Taques está descumprindo preceitos fundamentais previstos na Constituição.

Weber já proferiu despacho para que o Governo de Mato Grosso se manifeste. Ofício foi encaminhado na tarde do dia 4 de janeiro a Procuradoria Geral do Estado. Após notificação, a resposta deve ser dada ao STF num prazo de 5 dias.

Tanto a Constituição da República quanto a de Mato Grosso determinam que o duodécimo seja usado pelas instituições públicas e pelos Poderes para a compra de equipamentos, material de trabalho, pagamento da folha salarial e outras despesas.

O repasse é dividido em 12 vezes e cada instituição tem o direito garantido na Lei Orçamentária Anual (LOA) de receber uma porcentagem da receita corrente líquida do Estado.

Para o Poder Judiciário, o valor destinado é de 7,7%, enquanto o Ministério Público do Estado recebe 3,11%. O Tribunal de Contas do Estado recebe 2,71%, já a Defensoria Pública do Estado tem direito a 0,9% da receita líquida, enquanto a Assembleia Legislativa recebe 3,5% das receitas correntes.

Desde 2016, por causa da dificuldade no fluxo de caixa, o Governo tem acumulado atrasos de duodécimos.

Olhar Direto / Arthur Santos da Silva



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Projeto Social Mãe Cidinha recebe visita do prefeito Sérgio Machnic


  Prefeito reforça apoio à expansão das atividades

Durante a visita, o prefeito acompanhou de perto ações desenvolvidas no local, como o curso de Informática em parceria com o Senac

Além do atendimento às crianças, o projeto promove capacitações para as mães, incluindo cursos em parceria

O prefeito Sérgio Machnic visitou, na tarde desta sexta-feira, o Projeto Social Mãe Cidinha, referência no acolhimento e na formação de crianças e famílias do município. A iniciativa atende atualmente 160 crianças, com atividades educativas e recreativas realizadas de segunda a sexta-feira.

 

Durante a visita, o prefeito acompanhou de perto ações desenvolvidas no local, como o curso de Informática em parceria com o Senac, que tem ampliado o acesso à inclusão digital. A coordenadora do projeto, Creonice, destacou o esforço necessário para estruturar o atendimento. “O começo foi muito difícil, mas nunca desistimos. Hoje contamos com a parceria e o apoio da gestão, que têm sido fundamentais para manter e ampliar nossas atividades”, afirmou.

 

Além do atendimento às crianças, o projeto promove capacitações para as mães, incluindo cursos em parceria com a Sesistec e a formação de Cuidador de Idosos, realizada com a Faculdade Anhanguera. As aulas envolvem prática em laboratório, vivências e conteúdos de anatomia. No momento, 30 mulheres participam da formação.

 

O projeto também se prepara para ampliar sua atuação. Uma nova parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na Biblioteca Modelo, vai oferecer aos adolescentes atividades de preparação para o mercado de trabalho.

 

Sérgio Machnic afirmou que a gestão continuará fortalecendo iniciativas sociais que promovem inclusão e oportunidades. Ele adiantou que o município irá trabalhar para ampliar as destinações ao projeto, garantindo mais estrutura e melhores condições às famílias atendidas.

 

“O Projeto Mãe Cidinha transforma vidas todos os dias. A gestão está aqui para apoiar, incentivar e ampliar iniciativas que fazem a diferença na vida das famílias primaverenses”, afirmou o prefeito.

 

 


Antenado News