Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Bolsonaro herda mais votos de Lula do que o próprio PT



Caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realmente fique de fora da disputa presidencial de 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) herdaria mais votos do petista do que o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, do PT. Enquanto o deputado fluminense ficaria com 7% dos votos dos eleitores de Lula, o baiano herdaria 4%. A maior parte (31%), no entanto, ainda é formada pelos que respondem que não teriam candidato, que votariam nulo ou em branco caso Lula fosse impedido de disputar a eleição. Outros 5% disseram não saber quem escolheriam.

Os principais destinatários do espólio do ex-presidente seriam dois ex-ministros do seu governo: Marina Silva (Rede), que teria o apoio de 15% dos eleitores de Lula, e Ciro Gomes(PDT), que receberia outros 14%. Cotado para disputar as eleições, apesar de negar que vá se candidatar, o apresentador Luciano Huck também ficaria no bloco de cima dos “herdeiros”: 8% dos apoiadores de Lula escolheriam o comandante do Caldeirão do Huck.

Os demais se dividem entre uma série de candidatos, entre outros da própria esquerda e nomes quase que diametralmente opostos às propostas de Lula: 4% para o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), 3% para o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL) e para a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), 1% para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), para o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro (PSC), para o engenheiro João Amoêdo (Novo) e para o líder de movimentos sociais Guilherme Boulos(cotado para se filiar ao PSOL).

Líder isolado

Segundo o levantamento do Datafolha, Bolsonaro é o principal beneficiado, ao menos no primeiro momento, de um cenário sem Lula. O deputado do PSC lideraria as intenções de voto com índices que variam entre 18 e 20%, com Ciro e Marina vindo na sequência. O pré-candidato do PDT apareceria com valores entre 10% e 13% e a ex-senadora da Rede ficaria entre 13% e 16%.

Nome do PT pesquisado como alternativa a Lula, o ex-governador Jaques Wagner aparece no cenário geral sem o ex-presidente com 2% das intenções de voto. Outro possível substituto do ex-presidente, condenado em segunda instância pelo TRF4 e ameaçado de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que não consta nos resultados divulgados nesta quarta.

A pesquisa foi feita nos dias 29 e 30 de janeiro, após o julgamento do petista, com 2.826 candidatos em 174 municípios. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos.

VEJA.com



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Defesa Civil Municipal intensifica monitoramento e orienta população diante da previsão de chuvas intensas


Município reforça ações preventivas e emite orientações de segurança à população diante do risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas

Defesa civil

A Defesa Civil Municipal de Primavera do Leste está em alerta e intensificou o monitoramento das áreas de risco do município diante da previsão de chuvas significativas para os próximos dias. As ações incluem medidas preventivas, acionamento de autoridades e secretarias, além da comunicação direta com o prefeito e os meios de comunicação, com o objetivo de evitar transtornos e garantir a segurança da população.

 

De acordo com informações dos órgãos de monitoramento meteorológico INMET e CEMADEN, o cenário exige atenção redobrada, principalmente devido ao risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas.

 

Orientações de segurança à população.

Para reduzir riscos e evitar acidentes, a Defesa Civil orienta que a população adote algumas medidas preventivas:

• Mantenha as calhas limpas, verificando se não há folhas ou lixo que possam obstruir a passagem da água;

• Não suba em telhados sem o uso de EPIs. Caso necessário, chame um profissional qualificado;

• Durante tempestades com raios, retire aparelhos eletrônicos das tomadas;

• Moradores de áreas próximas a morros ou encostas devem ficar atentos a rachaduras em paredes ou movimentação de terra e sair do local imediatamente ao identificar qualquer sinal de risco;

 

• Evite áreas alagadas e nunca tente atravessar ruas inundadas a pé ou com veículos;

 

• No trânsito sob chuva intensa, reduza a velocidade, mantenha distância do veículo à frente e, se a visibilidade estiver comprometida, estacione em local seguro;

 

• Evite estacionar sob árvores, torres de transmissão ou placas de propaganda, devido ao risco de queda e descargas elétricas;

 

• Em áreas abertas, procure abrigo e não permaneça em campos, piscinas, lagos ou durante atividades ao ar livre;

 

• Ao identificar fios elétricos caídos, não se aproxime e isole a área.

 

A coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Cris Correia, destaca que o município já está atuando de forma preventiva.

 

“Já tomei medidas preventivas, acionando todas as autoridades de segurança pública, bem como os secretários e seus recursos, caso haja alguma intercorrência devido à chuva. Neste momento, a gente faz esse trabalho preventivo, em ação com todas as secretarias, informando o nosso prefeito, bem como as mídias da cidade, e seguimos monitorando e fazendo o possível para que nada aconteça”, destacou.

 

Previsão meteorológica – 21 a 23 de janeiro de 2026

Segundo dados do INPE, algumas regiões do estado podem registrar volumes de chuva variando entre 10 e 110 milímetros, com núcleos de maior intensidade concentrados nas regiões Sudeste, Norte e Noroeste, além da possibilidade de eventos localizados de forte precipitação.

A Defesa Civil reforça que segue em monitoramento contínuo e orienta a população a manter atenção às atualizações e aos comunicados oficiais.


Antenado News