Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Cantor gospel Aldecy Souza morre após luta contra o câncer



Luto na música gospel

Além da família enlutada, o artista deixou uma legião de fãs e amigos que deram o último adeus neste domingo (7)

Natural de Palmeirópolis, mas por muitos anos morou em Canarana-(MT), depois se mudou para Goiânia onde construiu família e alavancou a dupla com seu irmão Santiago.

Com vários parentes em Palmeirópolis, dentre eles o ex-vereador Jerônimo Valdomiro, o pastor Isaías Nascimento e a família Eustáquio, a dupla sempre visitava e cantava nas igrejas da região de Palmeirópolis. A morte de Aldecy comoveu a pequena cidade no interior do Tocantins.

Aldecy Souza lutava contra um câncer, mas sempre alegre e confiante conduzia a doença. Pelas redes sociais, amigos lamentaram a morte precoce do cantor. Várias pessoas enviaram os sentimentos para a família do artista através das redes sociais.

Emocionado o filho de Valdecy, Wallace Souza, publicou um texto em sua página no Facebook em homenagem ao pai:

“Abandonei minha vida para viver sua vida. Me dediquei em cuidar de você, assim como sempre cuidou de mim e meus irmãos. Deixei a profissão que você tanto apoiava para virar noites em plantão de hospital. Orei, busquei, acreditei até o último minuto, minha fé em Deus não foi abalada em nenhum momento. Ele trouxe calma ao meu coração, porque sei que não foi um adeus, e sim um até logo. Obrigado pelos ensinamentos e por ser espelho. Não havia imperfeições em você, reto, humilde, íntegro e direito, são algumas das muitas de suas qualidades. Se um dia eu for pai e ser 1% do pai que você foi, meu filho será um menino de sorte. Eu amo você e meu amor ultrapassa a vida e a morte. Nos encontraremos em breve, meu segunda voz preferido da vida toda. A música gospel perde um grande cantor, mas o céu recebe mais um grande homem para compor o coral celestial. Agora você tem fôlego negão, volte a louvar a Deus, que foi o que mais amou fazer em vida e obrigado por ter me deixado a direção de onde devo seguir e ir. Você faz falta e nenhuma palavra será capaz de expressar o que estou sentindo hoje. Com ou sem a cura, Deus continua sendo Deus e por tudo que Ele me permitiu viver todos esses últimos dias, eu tenho a certeza que Ele não está morto. Até breve meu pai, amigo e companheiro”. (texto copiado da página pessoal do Wallace).

Em diversas postagens nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte do cantor Aldecy Souza, de 52 anos. Ele fazia dupla com seu irmão Santiago.

Era muito querido no meio evangélico e recebeu muitas homenagens de toda parte do Brasil.

Dentre os sucessos da dupla sertaneja destaca-se:  “no braço da viola”,  “30 peças de prata”, “soldado ferido”, “no braço da viola”, “o crente e a igreja”, dentre outras.

Aldecy foi velado algumas horas em uma igreja Evangélica de Aparecida de Goiânia e em seguida o corpo foi conduzido a Canarana para o último adeus.

Informações: Mapa da Noticia



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Janeiro Roxo: Hanseníase ainda é desafio para a saúde pública em Mato Grosso


Com mais de 4 mil casos notificados em Mato Grosso em 2024, a hanseníase continua sendo um grande desafio para a saúde pública no Brasil. Embora a doença tenha sido progressivamente controlada, ainda representa um problema relevante, especialmente em áreas endêmicas como o estado de Mato Grosso. O tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), varia de seis meses a um ano, dependendo da forma e gravidade da enfermidade.

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o diagnóstico e avaliação inicial da hanseníase nos municípios. Nessas unidades, os profissionais de saúde são treinados para identificar os primeiros sinais da doença, como manchas na pele e perda de sensibilidade, que, se não tratados a tempo, podem levar a complicações graves. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para Centros de Referência em Hanseníase, que possuem uma estrutura mais especializada, oferecendo tratamento avançado e acompanhamento contínuo para aqueles com formas mais graves ou complicadas da doença.

 

A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da hanseníase tem ganhado força especialmente durante o Janeiro Roxo, uma campanha nacional idealizada pelo Ministério da Saúde. Essa ação busca sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que, se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com eficiência, evitando complicações e o estigma social.

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apoia essa iniciativa e destaca o papel fundamental da campanha para despertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória, o que significa que profissionais de saúde devem registrar e comunicar todos os casos diagnosticados, contribuindo para o controle e erradicação da enfermidade.

 

Atenção especializada – Em Mato Grosso, seis municípios mantêm Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados (AAER), que oferecem tratamento da hanseníase em Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juína, Tangará da Serra e Várzea Grande. O Hospital Regional de Colíder passou a ofertar atendimento especializado em 2025, ampliando a rede de assistência.

 

Ações nos municípios – Municípios de todo o estado estão desenvolvendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo e reforçando a importância do diagnóstico precoce. As atividades incluem campanhas de esclarecimento, orientações, eventos educativos, entre outras atividades direcionadas à população. Em Várzea Grande, Unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando ações de conscientização, avaliação clínica, busca ativa e diagnóstico, facilitando o acesso da população.

 

Aripuanã organiza o Dia D de Combate à Hanseníase, que será realizado no dia 24 de janeiro, em que profissionais de saúde vão orientar a população, identificar sinais suspeitos e encaminhar os casos para acompanhamento e tratamento, quando necessário.

 

Em Sinop as ações incluem atendimentos específicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. As iniciativas contemplam, ainda, a qualificação de novos profissionais da saúde que integram a Atenção Primária à Saúde.

Agência de Notícias da AMM


Antenado News