Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Brasil - esporte

Com o apoio da Prefeitura, judocas veteranos de Primavera do Leste brilham no Sul-Americano e elevam nome de Mato Grosso no cenário internacional



Com o apoio da Prefeitura, judocas veteranos de Primavera do Leste brilham no Sul-Americano e elevam nome de Mato Grosso no cenário internacional

Coordenadoria de Comunicação – 20/05/2025

 

Com o apoio da Prefeitura, judocas veteranos de Primavera do Leste brilham no Sul-Americano e elevam nome de Mato Grosso no cenário internacional

Uma delegação de veteranos da Associação Primavera Judô (APJ) retornou do Paraguai carregando não apenas medalhas, mas também orgulho e reconhecimento. Entre os dias 16 e 18 de maio, a cidade de Assunção foi o palco do Campeonato Sul-Americano de Judô Veterano, reunindo atletas experientes de todo o continente. E quem acompanhou o evento viu o Brasil e, especialmente, Mato Grosso em destaque, com atletas de Primavera do Leste.

 

Sob liderança do experiente sensei Ray Nunes, a equipe da APJ conquistou pódios expressivos e mostrou que o judô mato-grossense segue em ascensão. “Foi uma experiência incrível. Representar o Brasil, meu estado e minha cidade”, comentou.

 

Segundo ele, essa é uma missão que carrega com muito respeito e responsabilidade. “Subir no lugar mais alto do pódio é gratificante, mas ver nossos atletas evoluindo e brilhando internacionalmente é o que realmente emociona”, disse Ray, que sagrou-se campeão sul-americano na categoria M2 -90kg.

 

Além do ouro de Ray, outros atletas da APJ também brilharam. Diana Langner foi destaque absoluto ao conquistar a medalha de ouro na categoria Noviço -78kg, mostrando força e técnica. Em sua estreia internacional, Dyendre Krychouw também impressionou ao levar o bronze na Noviço -70kg.

 

Fablini Silva subiu ao pódio com a prata, e Joelson Fernandes garantiu o bronze na M2 -81kg, após lutas duríssimas. Na M2 -100kg, Isaul Mota também fez bonito e trouxe mais um bronze para o Brasil.

 

Outra performance marcante foi a da judoca Fernanda Rosa, que saiu do Paraguai com duas medalhas de prata — uma na F1 -63kg e outra na disputa por equipes femininas.

 

O secretário de esportes, Márcio Lelis, afirmou que é um orgulho ver “nossos atletas levando o nome da cidade e do estado tão longe. “Esses resultados mostram o quanto o esporte vem crescendo em Primavera.”, comemorou. Ele ainda ressaltou que “seguiremos investindo no judô e em tantas outras modalidades que têm revelado talentos incríveis.”

 

O evento, que teve o apoio da Confederação Sul-Americana de Judô, Confederação Pan-Americana e da Federação Internacional de Judô, também foi elogiado pela organização e pelo espírito de integração entre os países participantes.

 

Em nome da APJ, o sensei Ray, agradeceu à Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, na pessoa do prefeito Sérgio Manich, e à Secretaria de Esportes, pelo apoio essencial à participação da equipe. “O incentivo que recebemos é fundamental para mantermos nossos atletas em atividade e sonhando alto. Estamos só começando”, finalizou.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Janeiro Roxo: Hanseníase ainda é desafio para a saúde pública em Mato Grosso


Com mais de 4 mil casos notificados em Mato Grosso em 2024, a hanseníase continua sendo um grande desafio para a saúde pública no Brasil. Embora a doença tenha sido progressivamente controlada, ainda representa um problema relevante, especialmente em áreas endêmicas como o estado de Mato Grosso. O tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), varia de seis meses a um ano, dependendo da forma e gravidade da enfermidade.

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o diagnóstico e avaliação inicial da hanseníase nos municípios. Nessas unidades, os profissionais de saúde são treinados para identificar os primeiros sinais da doença, como manchas na pele e perda de sensibilidade, que, se não tratados a tempo, podem levar a complicações graves. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para Centros de Referência em Hanseníase, que possuem uma estrutura mais especializada, oferecendo tratamento avançado e acompanhamento contínuo para aqueles com formas mais graves ou complicadas da doença.

 

A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da hanseníase tem ganhado força especialmente durante o Janeiro Roxo, uma campanha nacional idealizada pelo Ministério da Saúde. Essa ação busca sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que, se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com eficiência, evitando complicações e o estigma social.

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apoia essa iniciativa e destaca o papel fundamental da campanha para despertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória, o que significa que profissionais de saúde devem registrar e comunicar todos os casos diagnosticados, contribuindo para o controle e erradicação da enfermidade.

 

Atenção especializada – Em Mato Grosso, seis municípios mantêm Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados (AAER), que oferecem tratamento da hanseníase em Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juína, Tangará da Serra e Várzea Grande. O Hospital Regional de Colíder passou a ofertar atendimento especializado em 2025, ampliando a rede de assistência.

 

Ações nos municípios – Municípios de todo o estado estão desenvolvendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo e reforçando a importância do diagnóstico precoce. As atividades incluem campanhas de esclarecimento, orientações, eventos educativos, entre outras atividades direcionadas à população. Em Várzea Grande, Unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando ações de conscientização, avaliação clínica, busca ativa e diagnóstico, facilitando o acesso da população.

 

Aripuanã organiza o Dia D de Combate à Hanseníase, que será realizado no dia 24 de janeiro, em que profissionais de saúde vão orientar a população, identificar sinais suspeitos e encaminhar os casos para acompanhamento e tratamento, quando necessário.

 

Em Sinop as ações incluem atendimentos específicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. As iniciativas contemplam, ainda, a qualificação de novos profissionais da saúde que integram a Atenção Primária à Saúde.

Agência de Notícias da AMM


Antenado News