Primavera do Leste / MT - Sábado, 19 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Cultura inaugura salas dos projetos Família Hip Hop e Acorde PVA com foco em acolhimento, arte e descentralização



Cultura inaugura salas dos projetos Família Hip Hop e Acorde PVA com foco em acolhimento, arte e descentralização

Após inauguração na Escola Alda Scopel, projeto será implantado nesta quinta-feira (29), às 15h, na Escola Tia Djane, ampliando o acesso à cultura e à música na rede municipal

 

Coordenadoria de Comunicação – 29/05/2025

 

Cultura inaugura salas dos projetos Família Hip Hop e Acorde PVA com foco em acolhimento, arte e descentralização

Em uma noite marcada por emoção, arte e compromisso social, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SECULT), inaugurou nesta terça-feira (27) duas salas temáticas na Escola Municipal Alda Scopel: uma dedicada ao projeto Família Hip Hop e outra ao Acorde PVA.

 

Mais do que espaços físicos, as salas simbolizam o fortalecimento de políticas públicas que acreditam no poder transformador da cultura e no fortalecimento do vínculo com as famílias, segundo informações do secretário de cultura. “A Família Hip Hop é mais que um projeto cultural. É um gesto de amor, um abraço para a criança e o adolescente que busca um espaço para pertencer. É uma porta aberta para transformar sonhos em realidade”, afirmou Leopoldino André.

 

Com foco no acolhimento e na valorização da identidade, o projeto Família Hip Hop ofertará aulas de breaking, dança e expressão urbana, ofertadas nos períodos da manhã, tarde e noite. A expectativa da Secretaria de Cultura é que o projeto alcance cerca de 300 estudantes ao longo do ano.

 

Já o Acorde PVA irá aproximar os alunos da linguagem musical, desenvolvendo habilidades como atenção, memória, disciplina e socialização, além de valores como empatia, sensibilidade e respeito à diversidade. A previsão é de que o projeto atenda um total de 200 crianças e adolescentes, nos três períodos, oferecendo aulas de iniciação musical de forma lúdica e inclusiva.

 

A vice-prefeita Iva Viana, durante a solenidade, reforçou a importância da descentralização das ações culturais. “O secretário André é o primeiro a ter essa sensibilidade: levar a cultura para todos os cantos da cidade. E enquanto gestores, nosso papel é esse, o de investir nos jovens, para que no futuro não precisamos investir em áreas como segurança e saúde. Cultura é prevenção, é desenvolvimento”, declarou.

 

A diretora da unidade, Elizângela Aparecida, enfatizou a relevância da iniciativa diante dos desafios enfrentados. “A Alda Scopel é a escola com o maior índice de evasão da regional. E esses projetos vêm justamente para mudar esse cenário. Quando procurei o secretário André, fui recebida com atenção e agilidade. Em poucos dias, ele me apresentou esses projeto que farão toda a diferença na nossa unidade escolar. Isso mostra o compromisso da gestão com nossos jovens”, ressaltou.

 

A ambientação das salas, assinada pela artista visual Nayara Moraes, encantou os presentes. Com grafites vibrantes que representam a cultura urbana na sala do Hip Hop e elementos visuais que remetem à musicalidade na sala do Acorde PVA, Nayara conseguiu traduzir a essência de cada projeto. “Minha intenção foi transformar esses espaços em ambientes que acolhem, inspiram e despertam o potencial criativo de cada criança”, explicou a artista.

 

O maestro Admilson dos Prazeres, responsável pelo projeto Acorde PVA, emocionou o público ao tocar violão de diferentes formas, inclusive com o instrumento nas costas, arrancando aplausos e encantando as crianças. “A música tem um poder transformador. Ela ensina mais do que técnica: ensina sensibilidade, foco e humanidade”, afirmou.

 

O instrutor e professor de breaking, Aluilton, agradeceu o apoio da gestão à cultura urbana. “Agradeço à Cultura por fortalecer as culturas urbanas. Estamos muito gratos à gestão do prefeito Sérgio Machnic, e pode ter certeza: isso é apenas 1% de algo muito maior que está por vir”, destacou.

 

Representando a Câmara Municipal, o vereador Jóelio Moraes reforçou o papel do Legislativo no apoio a iniciativas que promovem cidadania. “Projetos como esses transformam realidades. E é nosso dever, como vereadores, garantir que eles tenham continuidade e o respaldo necessário para crescer.”

 

Ao final do evento, os alunos foram convidados a conhecer os novos espaços. Os sorrisos, os olhos brilhando e a atmosfera de entusiasmo tomaram conta da escola; um verdadeiro retrato do que a cultura, quando integrada à gestão pública, pode realizar.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre medidas de Moraes


Ex-presidente está usando tornozeleira eletrônica; afirma que operação da PF é “retaliação”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou como “suprema humilhação” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que impôs o uso de tornozeleira eletrônica e o proibiu de manter contato com outros investigados no inquérito sobre tentativa de golpe de Estado. Em declaração a jornalistas nesta 6ª feira (18.jul.2025), o ex-chefe do Executivo disse estar sendo perseguido e voltou a negar envolvimento com qualquer tentativa de ruptura democrática. “É uma humilhação. Não tem nada de concreto contra mim. Ficam o tempo todo fustigando”, declarou a jornalistas

Em declaração a jornalistas nesta 6ª feira (18.jul.2025), o ex-chefe do Executivo disse estar sendo perseguido e voltou a negar envolvimento com qualquer tentativa de ruptura democrática.

“É uma humilhação. Não tem nada de concreto contra mim. Ficam o tempo todo fustigando”, declarou a jornalistas ao deixar a Seape (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), em Brasília.

Bolsonaro teve de ir à secretaria para colocar a tornozeleira eletrônica. Durante a fala, Bolsonaro abordou diversos temas de forma fragmentada:

Poder 360


HOME / NOTÍCIAS

política

Câmara aprova projeto que viabiliza a Expo Primavera 2025


A Câmara Municipal de Primavera do Leste aprovou o Projeto de Lei que reconhece o interesse público da Expo Primavera 2025, evento que será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto do próximo ano. A proposta, apresentada em parceria com o Poder Executivo, viabiliza o apoio institucional à iniciativa, que é promovida pela Associação Cuiabana de Belas Artes (ACUBÁ).

Cultura, economia e inclusão em um só lugar

Com entrada gratuita e uma programação histórica, a Expo Primavera 2025 promete movimentar a cidade com atrações culturais. Além de fortalecer o turismo regional, a expectativa é de que o evento impulsione a economia local, com a geração de empregos temporários nos setores de comércio, hotelaria, alimentação, transporte e serviços.

Mais do que entretenimento, a Expo Primavera carrega um propósito social: democratizar o acesso à cultura e ao lazer, reunindo famílias, artistas, empreendedores e visitantes de toda a região.

A força da parceria

Com mais de 30 anos de atuação na área cultural e educacional, a ACUBÁ é uma entidade civil sem fins lucrativos, reconhecida por desenvolver projetos que unem arte, educação e cidadania. A parceria firmada com o município é resultado de um esforço conjunto para oferecer à população um evento de qualidade, gratuito e acessível a todos.

A aprovação do Projeto de Lei permite que o município colabore diretamente com a realização do evento, inclusive com investimentos em atrações artísticas e estrutura para o evento.

Presidente da Câmara, vereador Marco Aurélio, destacou a importância da proposta:
“Projeto de Lei muito importante para a sociedade de Primavera do Leste. Agradecer ao Executivo por ter enviado este projeto; nós aprovamos por unanimidade. Todos os vereadores são a favor que o lazer e a cultura sejam resplandecentes em todo o nosso município — e quem ganha com isso são os cidadãos. Agradecer também imensamente o nosso deputado Max Russi, o governador Mauro Mendes, o Elson Ramos da Ditado Produções e o Jhonatan da Kapitão.”

Um marco para a cidade

A expectativa é de que o evento entre para o calendário oficial da cidade como um dos grandes eventos do ano.
Com o apoio institucional aprovado, a Expo Primavera 2025 vai com certeza deixar sua marca na história de Primavera do Leste.

Assessoria


Antenado News