Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Delação de Riva assusta ex e atuais deputados, a deleção revela que Riva pagou mais de R$ 100 milhões em propina para deputados em MT



O ex-deputado estadual José Riva revelou em sua delação premiada que pagou mais de R$ 100 milhões em propina durante os 20 anos em que comandou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A informação é da coluna Radar, do site da Revista Veja.

O ex-deputado estadual ainda está em negociação de sua colaboração com a Procuradoria Geral da República. Porém, tem prestado depoimentos relevantes que podem culminar com a homologação do acordo. Além disso, Riva teria fornecido documentos e vídeos para comprar aquilo que está dizendo.

De acordo com a revista Veja, o esquema comandado por Riva no Estado seria um dos maiores do país em se tratando de políticos de pouca expressão nacional. “Com sua delação na reta final, ele admitirá à PGR que pagou mais de 100 milhões de reais de suborno ao longo dos 20 anos em que se manteve no poder”, diz a coluna Radar.

O dinheiro, em quase sua totalidade, teria ficado com deputados estaduais ao longo dos últimos 20 anos. Ele seria utilizado para, entre outras coisas, “comprar” eleição da Mesa Diretora e evitar a fiscalização sobre seus atos a frente do poder legislativo.

A revista “comemora” o fato do ex-presidente da Assembleia não buscar cargos de maior relevância, como de deputado federal ou senador. “Sorte do Brasil que Riva não sonhou mais alto”, finaliza.

José Riva comandou a Assembleia Legislativa entre os anos de 1994 e 2014. Depois que deixou o mandato, foi preso por três vezes acusado de desviar recursos do parlamento estadual.

Desde o ano passado, o ex-deputado tem adotado uma postura mais colaborativa. Além de assumir os crimes imputados pelo Ministério Público, passou a colaborar com as investigações e revelar “novos atores” às fraudes. Em um dos seus depoimentos, listou 33 deputados e ex-deputados que receberam uma “mesada” durante o período em que comandou o legislativo.

Ele também passou a articular um acordo de colaboração premiada com a PGR. A delação ganhou força após o ex-governador Silval Barbosa, que já teve acordo homologado pelo STF, colocá-lo em diversos cenários criminosos.

Folha max



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia - política

Prefeito de Primavera do Leste se reúne com SESP para ampliar videomonitoramento e reforçar Segurança Pública


O Governo do Estado confirmou que Primavera do Leste receberá 333 novas câmeras, todas equipadas com tecnologia de reconhecimento facial

A reunião tratou da ampliação da rede de vigilância eletrônica em Primavera do Leste, que atualmente possui 64 pontos monitorados
O prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, esteve reunido na tarde de terça-feira, 26, em Cuiabá, com o secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel Roveri, em agenda dedicada à expansão do sistema de videomonitoramento do município.

A comitiva primaverense foi composta pela procuradora-geral do Município, Tainara Ravanello, pelo secretário de Governo, Valfredo, pelo coordenador da CEMIP, Fernando Alexandre, e também pelos oficiais da Polícia Militar responsáveis pela segurança na região: o coronel Sávio Monteiro Pellegrini, comandante do 11º Comando Regional, e o tenente-coronel Ben-Hur Lima Ribeiro Rodrigues, comandante do 14º Batalhão da PM.

A reunião tratou da ampliação da rede de vigilância eletrônica em Primavera do Leste, que atualmente possui 64 pontos monitorados com 104 câmeras em operação. Diante do crescimento acelerado da cidade, da expansão de novos bairros e da consolidação de micropolos comerciais, a demanda por monitoramento inteligente aumentou de forma significativa.

O Governo do Estado confirmou que Primavera do Leste receberá 333 novas câmeras, todas equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, além de recursos complementares como leitura de caracteres, captação de longo alcance e visão panorâmica de 360°. Os equipamentos fazem parte do novo modelo estadual de monitoramento inteligente, alinhado às políticas de prevenção da Secretaria de Segurança Pública.

Durante o encontro, foram debatidos os trâmites legais e institucionais para a formalização do convênio, garantindo conformidade com as normas estaduais que disciplinam o uso de sistemas de vigilância. A expansão tecnológica fortalecerá o trabalho das forças de segurança e ampliará a capacidade de resposta da Polícia Militar e dos órgãos municipais em situações de risco ou investigação.

O coronel Roveri destacou que municípios em rápido desenvolvimento, como Primavera do Leste, estão entre as prioridades do Governo do Estado na implantação de tecnologias modernas de segurança pública, reforçando a atuação preventiva em áreas urbanas em expansão.

A equipe do prefeito Sérgio Machnic avalia que o novo pacote de câmeras representa um avanço estratégico para a proteção da população, acompanhando o ritmo de crescimento da cidade e garantindo mais eficiência no combate à criminalidade.

Os próximos passos incluem a formalização do termo de cooperação e a definição do cronograma de instalação das novas câmeras, com mapeamento das áreas prioritárias elaborado de forma integrada entre o município, a SESP-MT, a Polícia Militar e a CEMIP.


Antenado News