Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Diga não e se livre da culpa



Pense se o que lhe pedem é realmente bom para você, ou se de alguma forma irá afetá-lo.

Você ou seu parceiro são aqueles vizinhos da boa política, estão sempre dispostos a ajudar e serem os melhores amigos que alguém pode ter. Contudo, a boa intenção de vocês, acaba sendo abusada por certas pessoas.

Uma mudança em suas vidas é preciso, porém, o medo da culpa é maior e acaba que os maus hábitos sempre voltam.

Para você deseja mudar para melhor, o site de relacionamento Meu Rubi, preparou uma lista com várias dicas para aprender a dizer não sem se sentir culpado

Faça isso por você: A decisão de mudar, deve vir dele. Ele deve parar e ver como isso afeta a sua vida, como as amizades oportunistas fazem mal para ele, ou os colegas de trabalho folgados, os pais controladores. Nada irá mudar, se não estiver muito claro como a vida dele poderia ser melhor sem todo esse tempo que ele dedica a terceiros.

 

Seja você sua prioridade: Ajudar os outros é muito bom, isso mostra que você é uma pessoa humanizada, porém, não esqueça do que é importante pra você. Não aceite pedidos que você não queira, não vá a lugares que não te agradem, não seja feito de gato e sapato para agradar os outros. Pense que eles não iriam fazer o mesmo por você.

 

Seus compromissos: Seu colega se ofereceu para ir na sua casa e você aceitou, o problema, é que você e sua parceira tinham outros planos. Veja bem, você é o responsável pelos seus compromissos, não envolva sua amada em planos que ela não queria, isso além de ser uma falta de respeito com ela, ainda desgasta a relação. Afinal de contas, você se importa em não magoar os outros mas, sua parceira tanto faz?

 

Pare de agradar: nós sabemos que para você, agradar é natural e faz parte de quem é. Decepcionar alguém, por dizer não, é aterrorizante. Pensar no que os outros falaram de você caso a resposta seja negativa é cruel. Os primeiros “nãos”, serão os mais difíceis e dolorosos, porém, entenda que mais importante que fazer o que os outros querem, é fazer o que você quer sem medo. A maneira como a pessoa vai reagir a negatividade nada tem haver com você, é problema dela.

 

Repita: não tenha medo de repetir sua decisão. Fale várias vezes e não amoleça, deixe claro sua opinião e o por que você não quer fazer isso.

 

Honestidade: Não invente uma desculpa para justificar a sua decisão, saiba dizer não e assuma que essa é sua opinião. Seja sincera do por que você não quer fazer aquilo.

 

Tempo: Você tem cuidado de você nesse meio tempo? ou faz apenas tudo que pode pelos outros mesmo que isso faça mal para você. Por exemplo, assumir responsabilidades que não são suas para agradar alguém quando você mesmo já saturado de coisas. Antes de decidir que decisão tomar, peça para a pessoa um tempo, diga que deverá ver sua agenda e seus compromissos, de a resposta depois de ponderar os prós e contras.

 

Fatos: na hora de decidir, pense em situações das quais você já passou. As pessoas não mudam muito o comportamento delas, por isso, lembre de suas experiências com cada um. Até onde vale a pena lutar por um amigo.

 

Depois dessas dicas, você está pronto para repensar suas atitudes, não aceite que pessoas pisem em você pelo sua solidariedade, não se sinta mal pela frustração dos outros e pare de assumir responsabilidade de problemas que não são seus. A vida é cheia de problemas, por que você quer mais uns para se estressar? se livre da necessidade de agradar terceiros e comece a agradar você!

Assessoria Meu Rubi



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News