Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 17 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

geral

Entidades médicas lançam manifesto com propostas para presidenciáveis



Em meio a diversas convenções partidárias agendadas para a semana, entidades médicas divulgaram hoje (2) um manifesto, a ser entregue aos presidenciáveis, com propostas para melhorar a saúde no Brasil. A intenção é apresentar uma agenda pública com medidas que visam a assegurar os direitos dos pacientes e a qualidade do exercício da medicina e do atendimento à saúde. Dados recentes do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam que 55% dos brasileiros avaliam a saúde – pública e privada – no país como ruim ou péssima.

O manifesto foi elaborado durante o 13º Encontro Nacional de Entidades Médicas, em junho. São signatários o próprio CFM, a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Médica Brasileira (FMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR). Além dos candidatos à Presidência da República, o documento deve ser encaminhado ainda aos candidatos a governos estaduais, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e às assembleias legislativas.

Entre as questões consideradas mais urgentes pelas entidades estão itens como a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); uma maior participação da União no investimento e no custeio da saúde; a qualificação da gestão para a melhoria da infraestrutura para atendimento a pacientes; e a criação de políticas de recursos humanos que valorizem profissionais brasileiros, estimulando a migração e a fixação em áreas de difícil provimento – como uma carreira de Estado, sob responsabilidade da União, para médicos da rede pública.

Outros pontos citados no manifesto são o fortalecimento de mecanismos efetivos de fiscalização, controle e avaliação dos gastos públicos em saúde; o fim do que as entidades chamam de abertura desenfreada de escolas médicas e da oferta de cursos e programas em condições precárias de funcionamento; e a exigência de uma atuação isenta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contra abusos praticados contra beneficiários por operadoras de planos de saúde.

“É um momento no qual se discute o futuro do Brasil”, lembrou o presidente do CFM, Carlos Vital. “Precisamos garantir, ao cidadão brasileiro, seus direitos previstos na Constituição e, ao médico brasileiro, as condições necessárias para o exercício da medicina”, completou. Já o presidente da AMB, Lincoln Ferreira, avaliou que o grau de precariedade em que se encontra a saúde no Brasil é evidente. “O país suplantou sua capacidade de formar médicos com o mínimo de qualidade”, disse.

Agência Brasil



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Casal de Primavera do Leste morrem carbonizados após caminhonete pega fogo


Vítimas seguiam para uma fazenda para fazer entrega de insumos agropecuários

Um casal morreu carbonizado na noite deste domingo (15), após um carro pegar fogo na rodovia estadual MT-490, nas proximidades de Sorriso (420 km de Cuiabá).

 

De acordo com informações preliminares, as vítimas eram vendedores do setor agropecuário e seguiam para uma fazenda da região, onde fariam a entrega de insumos. Tratam-se de Kamylla Karolyne Ferreira Dias, 23 anos, Max André Gnatta, 38 anos. O casal era morador de Primavera do Leste (231 km de Cuiabá).

 

A caminhonete trafegava em direção à estrada do Morocó quando, por razões ainda desconhecidas, saiu da pista asfaltada, entrou numa área de terra às margens da rodovia e colidiu contra uma ribanceira, parando em meio à vegetação. Após o impacto, o veículo foi rapidamente tomado pelas chamas.

O fogo espalhou-se com intensidade e os dois ocupantes ficaram presos no interior da caminhonete, que ficou completamente destruída. Ambos morreram no local, com os corpos totalmente carbonizados.

 

Equipes da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil atenderam a ocorrência e isolaram a área até à chegada da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pelos trabalhos periciais. O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou na retirada dos corpos do interior do veículo.

Com Folha/Max


Antenado News