Primavera do Leste / MT - Sábado, 12 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Governo apura se houve falha grave ou omissão em Água Boa



Governador Mauro Mendes diz que sindicância foi aberta e vê indícios de negligência

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), apura se houve falha grave ou omissão na fuga de 14 presos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva no dia 3 deste mês, após cavarem um longo túnel no raio Azul da Ala 1.

 

Essa e outras fugas registradas em Cuiabá, Várzea Grande e Nobres ocorreram em meio à greve dos policiais penais, que chegou a ser suspensa pela categoria no início deste mês, a fim de tentar avanços na negociação com o Executivo.

 

Em entrevista à Rádio Vila Real, o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o tipo de fuga registrada em Água Boa não é comum e que havia um tempo que o Estado não registrava esse tipo de situação.

Tem muito cheiro, indício de que houve algum tipo de negligência ou até mesmo de conivência

“No meio de uma greve, teve fugas aí que são, no mínimo, ridículas. Aquilo que aconteceu em Água Boa, ou houve uma falha grave ou houve omissão. Então, isso tem que ser apurado”, disse.

 

“Cá entre nós: o cara furar um buraco, cavar aquele mundaréu de terra por vários dias… Não é possível que ninguém viu. Então, tem muito cheiro, indício de que houve algum tipo de negligência ou até mesmo de conivência”, completou.

 

Segundo o governador, a apuração é feita por comissão de servidores e um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto pelo Estado para verificar quais as causas que levaram à fuga e se houve negligência por parte dos servidores responsáveis pela unidade penitenciária.

 

Fugas

 

Nas últimas semanas, foram registradas fugas de presos em pelo menos quatro municípios de Mato Grosso: Água Boa, Cuiabá, Nobres e Várzea Grande.

 

No caso de Água Boa, cuja penitenciária tem capacidade para 326 detentos, a fuga ocorreu de noite.

 

Os detentos cavaram um túnel no raio Azul da ala 1, passando sob o local que dá acesso ao banho de sol, para fora da galeria, chegando até a área da muralha. Seis deles já foram recapturados e um morreu em confronto com a Força Tática da Polícia Militar. Os outros sete seguem foragidos.

LISLAINE DOS ANJOS / MidiaNews



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Procon leva palestra sobre consumo e boas práticas para população e comerciantes de Primavera do Leste


Ciclo de Palestras será no dia 17 de julho. Adequação do comércio varejista às legislações consumeristas e direitos básicos do consumidor serão os temas

O Procon de Primavera do Leste, juntamente com o Procon Estadual e OAB – 22ª Subseção do município, realizarão, no próximo dia 17 (quinta-feira), palestras orientativas aos fornecedores locais, alunos de direito, advogados, dentre outros público em geral. A ação tem por objetivo levar conhecimento sobre a legislação consumerista; networking com profissionais da área; esclarecer dúvidas e repassar informações atualizadas sobre as práticas do Procon.

Segundo a coordenadora do Procon no município, Aline Fossari, “não há limite mínimo de vagas e as empresas podem levar o máximo de colaboradores possível e também não há necessidade de inscrição prévia”. A ação conjunta entre Procon Municipal e Estadual tem a finalidade de ajudar aos consumidores e se estende a todo o comércio local: lojas de móveis, vestuário, farmácias, imobiliárias, clínicas de estética, entre outros.

O encontro tem a finalidade de capacitar e orientar aos fornecedores e equipes para que aprimorem o atendimento aos clientes, realizando assim uma ação preventiva, que diminui os atendimentos administrativos.

As palestras terão como temas: “Direitos Básicos do Consumidor” que será ministrada pela Dra. Gisela Simona – Conciliadora do Procon Estadual e hoje Deputada Federal e, “Adequação do Comércio Varejista à Legislação de Proteção e Defesa do Consumidor” ministrada pelo Dr. Ivo Vinícius Firmo – Coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon/MT.

O evento acontecerá no auditório da OAB, localizado na Avenida Primavera, n.º 220, no bairro Primavera II, às 18h30min. As palestras serão gratuitas, sendo uma excelente oportunidade para convidar a todos os funcionários para adquirir conhecimento e experiência nas relações de consumo. Os alunos do curso de Direito terão certificação de horas.

 


Antenado News