Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 01 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Jayme quer nova regra para o Fies e o Revalida



Segundo o candidato ao senado a ideia é apresentar mudanças na legislação para reforçar a formação de profissionais das áreas essenciais permitindo que eles paguem parte de suas pendências desempenhando funções no serviço público

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES poderá ser aperfeiçoado e melhorado. O candidato ao Senado da República pela Coligação Prá Mudar Mato Grosso, Jayme Campos 251 quer apresentar projeto de Lei para alterar a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 para que os beneficiários possam prestar serviços público para arcarem com as despesas decorrentes do financiamento de seus cursos superiores.

Cerca de 2 milhões de estudantes em instituições de ensino particular tem participação do FIES segundo dados do Ministério da Educação, lembrando que semestralmente estes números se alteram.

“Em algumas profissões consideradas essenciais, como professores, médicos, enfermeiros, engenheiros, policiais entre outros, aqueles que obtiverem o financiamento de seus cursos superiores poderão pagar suas dívidas com a Fazenda Pública trabalhando ou reforçando a atuação do Poder Público”, disse Jayme Campos.

Ele apontou que tem profissionais da área educacional, do Direito e de Administração debruçados em cima de possíveis propostas para aperfeiçoar o FIES e começar a criar também um reforço para custear aqueles estudantes que vão para áreas aonde a falta de profissionais é mais acentuada.

“Se temos maior necessidade de profissionais médicos, então que se crie mais possibilidades para que estes cursos sejam mais atendidos com mais alunos. Não sou contra o Programa Mais Médicos que importou profissionais médicos de outros países, mas vejo que teríamos uma melhor solução para os problemas na saúde se custeássemos os estudos daqueles que desejam se formar em medicina e que assumam o compromisso de pagar o investimento feito em seus estudos com a prestação de serviços e a fixação nos municípios do interior”, disse Jayme Campos.

Para ele é necessário que as autoridades públicas atuem em várias frentes, ou seja, permitindo que novos acadêmicos ingressem nas faculdades para estudarem e se capacitarem, profissionais de outros países que vem para cá e até mesmos os brasileiros que estudam no exterior e precisam de validarem seus diplomas através do Revalida, que é uma prova que permita comprovar estarem eles aptos a desempenharem suas profissões.

“Essa questão do Revalida também tem que ser bem resolvida, pois se temos profissionais formados, independente de qual o local e eles podem desempenhar suas funções sem problemas, então que este processo seja acelerado e melhorado, pois o interesse maior é dotar este imenso país de profissionais que possam atender a demanda em todas as áreas necessárias”, disse Jayme Campos.

  Assessoria 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste avança na modernização da infraestrutura com recebimento de tubos Armco para substituição de pontes de madeira


O secretário de Obras reforça o papel fundamental das equipes técnicas e administrativas da Prefeitura

De acordo com o secretário Vítor Diniz, essa conquista é resultado direto da união de esforços entre Estado e Município
Nesta quarta-feira, 26 de novembro, o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra) de Primavera do Leste, Vítor Diniz, esteve em Cuiabá acompanhando o carregamento dos tubos Armco que serão destinados ao município. Os tubos (estruturas tubulares metálicos em aço), recebidos por meio de uma parceria com o Governo do Estado, permitirão substituir várias pontes de madeira, marcando mais um passo importante para modernizar a mobilidade e garantir mais segurança às comunidades das zonas urbana e rural.

A ação junto ao governo estadual atende a uma solicitação do prefeito Sérgio Machnic, que tem reforçado a importância de aprimorar a infraestrutura local e eliminar estruturas que já não atendem mais às necessidades da população. Sob este aspecto, de acordo com o secretário Vítor Diniz, essa conquista é resultado direto da união de esforços entre Estado e Município.

“Fomos a Cuiabá acompanhando o carregamento dos tubos Armco que, em parceria com o Governo do Estado, vão substituir oito pontes de madeira. É mais uma conquista para Primavera do Leste, e queremos agradecer ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Otaviano Pivetta e ao secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, que sempre nos auxiliaram e não mediram esforços para que isso acontecesse”, destacou.

O secretário também reforçou o papel fundamental das equipes técnicas e administrativas da Prefeitura. “Conforme eu sempre falo, a gente não faz nada sozinho. É um grupo de pessoas imbuídas em prol de Primavera. Toda a equipe se dedicou para que chegássemos a este momento e pudéssemos fazer esse carregamento com a responsabilidade de cuidar de cada comunidade”, ressaltou.

O município se prepara agora para iniciar a implantação dos tubos Armco nas regiões que ainda utilizam pontes de madeira, impactando diretamente na segurança, na durabilidade das vias e no desenvolvimento local. Com mais essa iniciativa, a Administração Municipal reafirma o compromisso de seguir avançando, modernizando a infraestrutura e atendendo todas as comunidades de Primavera do Leste.


Antenado News