Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Jovem baleado pelo pai na cabeça morre em UTI de Cuiabá após 6 dias internado



Rafael Campos Barbosa Nakamura, 23, teve morte encefálica constatada na tarde desta segunda-feira (22). Ele foi baleado pelo próprio pai no dia 16 de julho. A vítima foi socorrida em estado gravíssimo para o hospital de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá), com um disparo na nuca e lesão na testa, sendo depois transferida para Cuiabá, onde estava em uma unidade de tratamento intensivo.

 

As diligências realizadas pelas delegacias da Polícia Civil de Colniza e de Cotriguaçu descartaram a hipótese de que o disparo acidental contra o jovem tenha sido acidental, como alegou o pai. Os policiais apuraram ainda que o investigado apresentava um histórico de agressões contra a família.

 

Durante depoimentos colhidos na investigação e análise de provas materiais, a Polícia Civil constatou que o disparo feito pelo pai contra o filho foi proposital.

Samuel Pires Barbosa, 45, se apresentou no dia do crime à unidade da Polícia Militar do Distrito de Nova União, entregou a arma e alegou que o disparo teria ocorrido acidentalmente durante uma discussão com o filho. Na ocasião, ele foi detido em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

 

O delegado de Cotriguaçu, Lucas Pereira Santos, explicou que a prisão em flagrante do pai foi convertida em preventiva e ele segue detido na unidade prisional de Colniza. “Ele responderá pelos crimes de posse e porte ilegal de arma de fogo e agora pelo homicídio consumado”, pontuou.

 

Paralelamente à investigação do homicídio, a delegacia de Cotriguaçu instaurou outro procedimento para apurar as agressões cometidas pelo investigado contra os membros da família e ele poderá responder também pelo crime de tortura.

GD



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera é ‘campeã’ em arrecadação de recursos para os Fundos da Infância, Adolescência e Idosos


As destinações são feitas pelos contribuintes no momento da declaração do Imposto de Renda e contribuem diretamente para a área Social

O município de Primavera do Leste é o “campeão estadual em arrecadação de recursos”, provenientes do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para os fundos que contemplam a proteção da Infância e dos Idosos. Os dados são da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM-MT) e mostram que a cidade foi responsável pela destinação de R$ 1.425.693,52 de um total de R$ 12.757.958,16 arrecadados em Mato Grosso, do início do ano até o dia 18 de junho passado.

A partir do montante arrecadado, que é fruto da doação dos contribuintes, segundo a APDM-MT, são destinados 47,60% para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e os 52,40% restantes são direcionados para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI). No caso de Primavera do Leste, de acordo com a secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto “os recursos provenientes das doações para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – através do CMDCA, são destinados obedecendo a determinados critérios”:

Esse direcionamento contempla os projetos apresentados pelas entidades da sociedade civil organizada que desenvolvam programas de atendimento à criança e ao adolescente. No caso do município por exemplo, são instituições como o Projeto Mãe Cidinha, Apae, AMA, Centro Social Dom Bosco, dentre outros projetos existentes na cidade e que também se enquadram naquilo que é exigido.

Já o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – FMDPI, tem por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa. “Se referem prioritariamente, às ações que visem a garantia dos direitos da pessoa idosa, promovendo ações que assegurem a liberdade, o respeito e a dignidade à pessoa humana, para promover sua integração e efetiva participação em sociedade”, completa Tânia.

A secretária Tânica Carlotto também destaca a importância das parcerias, o que no caso específico da cidade diz respeito ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Primavera do Leste que “merece os nossos agradecimentos pelo apoio e parceria fundamentais na mobilização para a destinação do Imposto de Renda aos Fundos da Infância e do Idoso”.


HOME / NOTÍCIAS

geral

Servidor exonerado da prefeitura de Novo São Joaquim, pode voltar ao cargo; entenda


Com várias denúncias que envolve, prefeito, comissão que presidiu o PAD, e vereador, coloca dúvida no processo contra servidor.

Um vídeo que circulou em redes sócias e vários sites de Mato Grosso, mostrando atos obscenos possivelmente praticado dentro da prefeitura de Novo São Joaquim (465,2 km a leste de Cuiabá). O servidor em questão é Wanderlan Gondim Silveira, foi afastado da função no mês de março deste ano, Wanderlan já tinha sido afastado do cargo anteriormente, e voltou ao trabalho por decisão judicial.

Com decisão da comissão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), em desfavor do servidor, o site teve acesso a vários documentos que demostra possível perseguição política, levando em conta pedidos feitos pela defesa do servidor pondo a suspeição ou impedimento da comissão. Com documentos o servidor demostra diversas situações pessoais contra ele, isso com todos os membros que participaram da comissão.

prefeito Leonardo Faria Zampa (PL)

O prefeito Leonardo Faria Zampa (PL), não se manifestou sobre o caso até o momento.

Em uma possível trama envolvendo ainda o vereador do município Triel Ribeiro de Rezende (PODEMOS), porque documentos mostram que o chip utilizado para vazamento das imagens, está cadastrado em nome de sua vó, “Dona Nita”, falecida há 13 anos, conforme certidão de óbito.

Com histórico de várias denúncias feitas contra a gestão do prefeito Leonardo, informações que Wanderlan se recusava a fazer alguns procedimentos de suspeitas duvidosas, a reportagem busca resposta dos fatos, o servidor seria realmente culpado? Ou seria vítima das acusações feitas através de um vídeo que circulou e chegou aos sites e pági

nas de notícias manipulado, “sem imagem real, ou nítida”, do servidor.

Deixo espaço para prefeito que já foi perguntado sobre o caso, bem como para vereador Triel. A matéria foi feita com base em documentos de denúncias feitas ao MPE e Boletins de Ocorrências.

Da Redação


Antenado News