Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 05 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Jovem morre ao bater moto em poste



Um jovem morreu no inicio da manhã deste domingo (28), após bater em um poste, no bairro Buritis em Primavera do Leste

Segundo informações o jovem seguia de moto pela Avenida Pupunha, quando perdeu o controle e chocou com um poste.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, chegou a ser acionado, mas quando a equipe chegou o jovem identificado sendo Kaike Paulino Ribeiro de Souza, 18 anos já estava em óbito.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Agro - política

Prefeito Sérgio Machnic recebe deputado Gilberto Cattani e representantes da Ovinomat


O gestor reforçou que o fomento às atividades produtivas é essencial para a economia

Representantes do setor destacaram o alto potencial produtivo, além da geração de emprego e renda em função da atividade
Na manhã desta quinta-feira, 4, o prefeito Sérgio Machnic recebeu o deputado estadual Gilberto Cattani e representantes da Ovinomat: Associação dos Ovinocultores de Mato Grosso. A reunião que aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, teve como objetivo apresentar dados atualizados sobre o potencial produtivo da ovinocultura na região de Primavera do Leste e dialogar sobre políticas de fomento capazes de impulsionar investimentos para o setor.

Durante o encontro, o prefeito Sérgio Machnic reforçou o apoio do município por meio da SAMA e da Superintendência de Agricultura Familiar, a todas as atividades do setor, destacando que a gestão tem atuado para fortalecer cadeias produtivas que favorecem por igual aos pequenos, médios e grandes produtores.

Segundo o prefeito, “fomentar essa atividade significa ampliar oportunidades econômicas para todas as atividades produtivas, contribuindo com o desenvolvimento regional, assim como já ocorre em outras cadeias importantes. Além da certificação e do bom andamento da criação, o consumidor passa a ter uma garantia maior de qualidade e de segurança alimentar, além da geração de emprego e renda”.

O presidente da Ovinomat, Cássio Carollo, apresentou levantamentos recentes que mostram o crescimento da atividade entre pequenos produtores do entorno de Primavera do Leste, indo além dos limites municipais. Segundo ele, a região abrange municípios como Nova Brasilândia, Poxoréu, Dom Aquino e Santo Antônio do Leste, onde há hoje 19 associações de pequenos produtores ligadas direta ou indiretamente à criação de ovinos.

Carollo destacou que “o pequeno produtor tem papel essencial porque ele garante a estabilidade da oferta. Quando há algum desequilíbrio, um produtor cobre o outro e mantém a continuidade da cadeia produtiva. Nosso objetivo, junto ao deputado e às instituições parceiras, é fortalecer toda a cadeia, do pequeno ao grande, e criar novas fontes de renda, diversificando as propriedades”.

Ele também citou a reativação da Câmara Setorial de Ovinocultura no estado, articulada junto ao deputado Cattani, reunindo instituições como UFMT, Indea, Senar, Ceaf e Ministério da Agricultura para elaboração de projetos sólidos de curto, médio e longo prazo. “Precisamos apresentar ao governo projetos consistentes, que atendam desde o produtor até o consumidor, com ações que envolvem capacitação, inspeção, certificação e até estratégias de marketing para popularizar o consumo da carne de cordeiro”, completou.

O deputado estadual Gilberto Cattani, que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária e também é produtor rural, reforçou a importância das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o avanço econômico do setor. Ele destacou que “uma prefeitura ou uma pequena associação, sozinhas, não conseguem sustentar operações complexas. A PPP permite que haja investimento, retorno financeiro e segurança para o produtor. É isso que garante que o projeto vá para frente”.

Cattani lembrou ainda que há demanda crescente por carne ovina em diversas regiões do país. “Nós temos frigoríficos com grande capacidade de abate e com inspeção que permite comercializar para o Brasil inteiro. O mercado existe. Por isso precisamos fortalecer os frigoríficos inspecionados, combater o abate clandestino e garantir ao consumidor um produto seguro e de qualidade”, afirmou.


Antenado News