Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 09 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Justiça declara ilegalidade da greve dos profissionais da Educação de MT e determina volta às aulas em 72h



A desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, declarou a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino e determinou que o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) retorne às salas de aula no prazo de 72 horas.

 

Caso a decisão não seja cumprida pelo sindicato, a magistrada estabeleceu uma multa de R$ 150 mil por dia de descumprimento.

 

O site G1 tentou falar, por telefone, com o presidente do Sintep, mas não obteve retorno até a publicação dessa reportagem.

 

Na decisão, proferida nesta terça-feira (30), Maria Erotides reconheceu todos os argumentos do estado no que diz respeito aos impedimentos legais para a concessão do aumento salarial da categoria.

 

“No caso em comento, diversamente do alegado na Ação Civil Pública, que ensejou a presente Reconvenção, resta comprovada a probabilidade do direito sustentado, eis que houve a demonstração de que fora extrapolado o limite de gastos com pessoal pelo Executivo Estadual (…). Ocorre que, diante da extrapolação do limite de gastos com pessoal, há expressa vedação legal para aplicação de quaisquer reajustes ao funcionalismo público, consoante previsto no artigo 29 da Lei Complementar Estadual nº 614 de 5 de fevereiro de 2019”, destacou a magistrada na decisão.

Ainda de acordo com a avaliação da desembargadora, a “negativa do Poder Executivo Estadual em atender momentaneamente a política pública salarial requerida pelo movimento grevista encontra respaldo em dispositivo legal”.

 

A desembargadora também levou em consideração em seu julgamento o relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aponta que “a situação irregular vivenciada pelo Estado de Mato Grosso não é inovação da atual gestão, eis que o excesso de gastos com pagamentos de pessoal advém das administrações passadas, sem a observância à Lei de Responsabilidade Fiscal”.

 

Ela ainda destacou a importância de que o Executivo “adote medidas mais eficientes para resguardar a higidez das finanças públicas, sob pena de responsabilização pessoal do próprio chefe do Poder Executivo e seus secretários vinculados”.

 

Na decisão, a magistrada também ressaltou que o quadro financeiro vivenciado pelo estado “não reflete unicamente na categoria representada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, mas nas demais carreiras que compõem a Administração Pública Direta e Indireta, devendo ser adotada uma forma de gestão apta a atender os anseios de todos os servidores, sejam da educação ou não, sem que isso prejudique no atendimento de toda a sociedade, especialmente de crianças e adolescentes, os quais por sua própria natureza, já se encontram em maior situação de vulnerabilidade, dando-lhe a devida prioridade conferida no art. 227 da Constituição Federal”.

 

Reposição das aulas

Em sua determinação, a desembargadora ainda determinou que no prazo de 15 dias o Sintep deverá apresentar um calendário de reposição de aula. Ela também manteve a proposta ofertada pelo Estado, por ocasião de audiência conciliação, nos sentido de pagar os dias descontados daqueles profissionais que aderiram ao movimento.

G1 : MT



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Fagundes contrasta Abilio e descarta resistência ao MDB


Na contramão do que pensa o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), o senador Wellington Fagundes (PL) não enxerga problemas em uma eventual aliança entre o PL e o MDB em Mato Grosso. Um dia após o ato em que apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas pedir anistia, o correligionário e pretenso candidato ao governo do Estado amenizou as críticas feitas perante os conservadores.

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real (canal 10.1), nesta segunda-feira (8), o parlamentar ressaltou que o partido nacional não rejeita coligações com legendas que não sejam de esquerda e defendeu o diálogo na condução da política.

“Olha, os únicos partidos que o PL nacional não aceita é a esquerda. Fora isso, nós vamos conversar para um plano para o Brasil, queremos o presidente Bolsonaro como nosso candidato, queremos aprovar a anistia. Para isso, precisamos ter a maioria, inclusive o MDB, que é um grande partido, que queremos e vamos trabalhar para votar a anistia. Todos os partidos que não pensam na linha de esquerda são convidados e poderão fazer aproximações”, disse Fagundes.

 

A declaração de Fagundes contrasta com a postura do prefeito, durante o ato pró-anistia Reaja Brasil, no domingo (7). Na oportunidade, ele direcionou ataques à candidatura de Janaina Riva (MDB) ao Senado, sugerindo que a deputada não é de direita.

Janaina, por sua vez, afirmou que o debate eleitoral deve ser deixado para o ano da eleição, ressaltando que outras pautas importantes precisam ser discutidas. Ela não falou diretamente sobre os comentários do prefeito.

O senador, contudo, minimizou a polêmica lembrando de sua presença em eventos do MDB e da nova federação União Progressista em Mato Grosso, destacando a importância de manter relações respeitosas entre os partidos.

“Na hora da eleição, defini-se como serão as disputas. Mas eleição não pode ser para fazer inimizade. E a gente também não pode ser hipócrita. Tudo tem que ser transparente”, afirmou.

GD


HOME / NOTÍCIAS

Brasil - Entretenimento

Encontro de Carros Antigos traz nostalgia e cultura para Primavera do Leste


Realizado na Arena Multieventos do Lago Municipal, o encontro não apenas exibiu uma impressionante gama de veículos clássicos, como também proporcionou um ambiente de nostalgia e celebração da cultura automobilística

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes

O prefeito Sérgio Machnic participou da abertura do 10º Encontro de Carros Antigos e ressaltou a importância do evento para a cidade
Neste final de semana a cidade de Primavera do Leste foi palco do 10º Encontro de Carros Antigos, um evento que atraiu entusiastas do antigomobilismo de diversas cidades da região e até de outros estados. Realizado na Arena Multieventos do Lago Municipal, o encontro não apenas exibiu uma impressionante gama de veículos clássicos, como também proporcionou um ambiente de nostalgia e celebração da cultura automobilística e os participantes foram homenageados com uma programação que incluiu atrações artísticas e um show especial da renomada banda Barão Vermelho, elevando ainda mais o espírito festivo do evento.

 

O prefeito Sérgio Machnic parabenizou os organizadores e enalteceu a importância do Encontro para a cidade. “Quero parabenizar toda a diretoria pelo evento lindo, que traz pessoas de outras cidades e movimenta o comércio local. Ver tantos carros lindos nos emociona, e é um orgulho para nossa cidade sediar um encontro desse porte. uem não se sente emocionado, nostálgico ao ver tantos carros lindos”, expressou.

 

O Secretário Municipal de Cultura Leopoldino André também ressaltou a importância do evento para a preservação da memória cultural. “Quero parabenizar todos que trabalharam dia e noite na organização e esse encontro é a prova de que não fazemos nada sozinhos. Esse encontro faz parte das atividades do 7 de setembro e quando se fala em carros antigos estamos falando em tradição e legado. É um resgate da nossa memória e é um legado que deixamos para as próximas gerações”, disse ele, enfatizando a colaboração de todos os envolvidos na organização.

 

Márcio Nalon, presidente do Clube do Carro Antigo de Primavera do Leste, agradeceu a presença dos participantes e o apoio dos clubes parceiros. “Foi tudo organizado com muito trabalho e carinho e só ouvimos elogios a respeito do nosso evento, o que nos anima para começarmos a trabalhar por um evento ainda maior e melhor no ano que vem”, afirmou.

 

A satisfação dos visitantes foi compartilhada por Márcio Almeida, representante da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que destacou a hospitalidade do evento. “Fui recebido como se fosse um amigo de longa data por todos aqui. A imagem que levo de Primavera do Leste é a de uma cidade acolhedora e séria no antigomobilismo. Parabéns ao prefeito pelo apoio e a todos que contribuíram para o sucesso desse evento”, concluiu.

 

O 10º Encontro de Carros Antigos em Primavera do Leste não só celebrou a beleza e a história dos veículos clássicos, mas também fortaleceu os laços comunitários e trouxe à tona a riqueza cultural do antigomobilismo, deixando uma mensagem de amor pela tradição e pelo legado que será passado às futuras gerações.


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Cozinheira é morta com três tiros por trabalhador rural


Uma cozinheira, identificada por Fabiana Sanches Cardoso, 42, foi morta a tiros pelo tratador de animais de uma fazenda, Edinei Serafim de Souza, 32, na manhã desta segunda-feira (8), na zona rural do distrito de Ouro Branco do Sul, no município de Itiquira (357 km a sul de Cuiabá). Após matar a vítima, o agressor tentou tirar a própria vida, mas não conseguiu.

Conforme informações preliminares, pela manhã, o suspeito chamou a vítima para um matagal e atirou 3 vezes contra ela. A mulher mão resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

 

Após matar a mulher, o acusado atirou contra o próprio peito. Mas o ferimento não representa risco de morte.

Na tentativa de esconder o corpo, ele o colocou em seu carro e seguia para o distrito, quando foi parado por uma ambulância e equipe da Polícia Militar.

No veículo, a vítima foi encontrada sem vida. O agressor, após receber a voz de prisão, foi encaminhado ao Hospital Regional de Rondonópolis, onde permanece internado sem risco de morte.

O caso foi registrado e encaminhado à delegacia de Rondonópolis que investiga o crime.

GD


HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera do Leste é finalista no Prêmio “Cidades Inovadoras” 2025, promovido pelo governo estadual


A premiação é uma iniciativa que reconhece municípios com projetos inovadores e sustentáveis no estado

Vencedores serão anunciados em cerimônia que está marcada para 08 de setembro, em Cuiabá

Na próxima segunda-feira, 08, serão conhecidas em cerimônia que será realizada em Cuiabá, as cidades vencedoras do Prêmio Cidades Inovadoras, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITECI). E Primavera do Leste tem a oportunidade de literalmente “trazer o título para casa”, pois é uma das finalistas entre as 24 em todo o estado, classificada na Categoria D (acima de 50 mil habitantes). No mesmo grupo ainda estão Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tangará da Serra e Alta Floresta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Fábio Parente, responsável pela inscrição destaca que “a classificação no Prêmio Cidades Inovadoras representa muito mais do que um reconhecimento: é a validação de todo o esforço coletivo em transformar nosso município em referência de desenvolvimento, tecnologia e qualidade de vida. Estar entre as cidades destacadas já nos enche de orgulho, pois comprova que estamos no caminho certo, construindo políticas públicas modernas e sustentáveis”.

Neste ano a SECITECI recebeu no total 49 inscrições, número 60% maior do que o registrado em 2024, quando houve 29 inscritos. Cada município inscreveu apenas um projeto ou ação inovadora e após análise da equipe da Secretaria, 24 cidades foram pré-classificadas. A premiação tem a finalidade de incentivar soluções que gerem valor social, ambiental ou econômico.

Nesta edição os projetos concorrem a prêmios como uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que prevê a atuação de um pesquisador consultor técnico no município vencedor por até 12 meses. Além disso também estão previstas imersões presenciais no Smart City Week Curitiba e no Smart City Week Barcelona, na Espanha. Outras ações preveem divulgações nacionais e internacionais e matérias e mídias digitais e impressas das instituições promotoras e apoiadoras.

Em relação a conquistar o prêmio Fábio pontua que “a expectativa pela conquista do primeiro lugar é grande, mas acima de tudo reforça a nossa responsabilidade, dentro da gestão Sérgio Machnic, de continuar avançando, inovando e gerando oportunidades para a população. Independentemente do resultado final, essa jornada mostra que quando se trabalha com planejamento, dedicação e visão de futuro, os resultados acontecem e se tornam inspiração para todo o Estado e para o Brasil”, finaliza.

A 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras é realizada pela SECITECI, Parque Tecnológico Mato Grosso e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), com apoio do Conselho Estadual de Tecnologia e Inovação.


HOME / NOTÍCIAS

Brasil - cidade

Desfile Cívico de 07 de Setembro em Primavera: mais que uma festa da democracia, uma “festa de toda a família”


Pais e mães participaram, acompanhando e levando os filhos durante o desfile que reuniu milhares de pessoas

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

Na manhã deste domingo, 07, Primavera do Leste viveu um dos momentos mais marcantes de sua história recente: o maior Desfile Cívico já realizado no município ao longo dos últimos anos. Milhares de pessoas se concentraram em uma das pistas da Avenida dos Lagos para prestigiar o evento, que reuniu escolas municipais, estaduais, faculdades, forças militares e diversas instituições, além de autoridades políticas do município.

O clima foi de emoção e de forte participação popular, com famílias inteiras acompanhando de perto os desfiles e vibrando com a passagem dos filhos que representaram suas escolas e organizações. Pais e mães destacaram a importância de transmitir o espírito cívico às novas gerações.

Depoimentos das famílias

Uma das famílias foi a de Álvaro Ricardo Giraldello, acompanhado da esposa, Helen Cristina Silva Duarte, e dos filhos Miguel Duarte Giraldello e Pedro Duarte Giraldello, estudantes da EMEI Maria Nazaré, destacou a relevância do evento. “É importante, é muito bom passar isso para as crianças, para eles aprenderem. Só acho que poderia ter ainda mais engajamento, que mais pessoas ainda viessem participar do desfile”, disse.

Outro casal presente foi Márcia Regina Rombi e Ezequiel de Camargo, que levaram a filha, Esther Rombi de Camargo, da EMEI Mundo Encantado. Para eles, o patriotismo precisa ser constantemente cultivado. “A questão do 7 de setembro é fundamental. Acreditamos que poderia ter um pouco mais de ritmo por parte de todos, batida nos compassos, mas é algo a melhorar para os próximos anos seria interessante”, sugeriram.

Também marcaram presença Thelma Nogueira Moraes e Zaquim de Souza Cruz, pais de Aimê Sofia Nogueira de Souza e Lise Ohana Nogueira de Souza, estudantes da Escola 13 de Maio. “Ficou muito bonito, uma festa que envolve todos. O importante é a participação da comunidade e o aprendizado que isso gera para as crianças”, reforçaram.

Escola São José e o resgate do civismo

Durante o evento, o diretor da Escola Municipal São José, Claudinei de Oliveira, ressaltou a importância do desfile para a formação dos alunos e para a comunidade escolar. “Esse é um momento muito importante em que a administração municipal resgata valores. Proporciona, dentro das escolas, com os professores e demais profissionais, um evento de extrema significância para toda a comunidade. Isso reflete diretamente no dia a dia dos alunos e fortalece os laços com as famílias”, afirmou.

Ele ainda parabenizou a gestão do prefeito Sérgio Machnic pela realização da cerimônia cívica, lembrando que o evento representa não apenas patriotismo, mas também democracia e cidadania. “A nossa sociedade perdeu um pouco do sentimento de patriotismo, de quando éramos crianças e precisamos resgatar isso, sem a divisão por lados: direita ou esquerda, mas nos unirmos para que todos defendam o que realmente o Brasil é hoje”, reforçou o diretor.

Um marco para Primavera do Leste

O desfile deste 7 de setembro não apenas entrou para a história pela grandiosidade, mas também pelo envolvimento popular, pelo engajamento das instituições e pela oportunidade de aproximar ainda mais a comunidade primaverense dos valores cívicos e democráticos. O resgate do patriotismo, do civismo e da união das famílias em torno de uma data tão simbólica reafirma Primavera do Leste como uma cidade que valoriza sua história e prepara suas crianças e jovens para o futuro.


Antenado News