Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Maio Amarelo terá ações educativas de prevenção a acidentes de trânsito



As ações fazem parte da programação do Maio Amarelo, que tem por objetivo reunir os órgãos públicos envolvidos com a temática do trânsito e da segurança pública

Coordenadoria de Comunicação – 07/05/2025

Durante este mês, a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) irá desenvolver uma série de atividades de conscientização e prevenção aos acidentes de trânsito. As ações fazem parte da programação do Maio Amarelo, que tem por objetivo reunir os órgãos públicos envolvidos com a temática do trânsito e da segurança pública em ações que visam reduzir o número de acidentes e pessoas mortas no trânsito.

 

As atividades tiveram início na última segunda-feira (5) com a realização de um pit stop educativo que envolveu os agentes de trânsito da CMTU e distribuiu panfletos educativos para pedestres, motoristas e motociclistas por algumas das principais ruas e avenidas da cidade. “O pit stop teve  como objetivo principal  conscientizar os motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância da segurança nas vias.  Também visamos promover a adoção de práticas do uso do cinto de segurança, a não utilização e manuseio do telefone celular enquanto dirige, o uso do capacete e respeito às regras de trânsito, visando a redução de acidentes e mortes”, explicou Marta Eunice Silva, coordenadora da CMTU.

 

Ela conta que durante o decorrer do mês de maio serão realizados outros pit stops em parceria com órgãos ligados à questão do trânsito e da segurança pública, como a Ciretran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, além de entidades da sociedade civil.

 

Outro foco das ações relativas ao Maio Amarelo será a realização de palestras educativas nas escolas da cidade, “Essa é uma ação essencial para conseguirmos melhorar a qualidade do nosso trânsito, pois além de serem os futuros condutores de veículos, as crianças e adolescentes levam esses conhecimentos para casa e cobram os pais para que tenham as atitudes corretas no trânsito. Os estudantes são nossos parceiros nessa questão”, afirmou Marta Eunice Silva.

 

Além disso, a coordenadora da CMTU deverá participar da Sessão Ordinária da Câmara Municipal no próximo dia 19. “Essa será uma oportunidade para falarmos para os vereadores a respeito da temática do trânsito urbano e contribuir para que eles tenham uma visão mais aprofundada do nosso trânsito, até para que possam nos ajudar com nossas atividades de prevenção e com projetos de lei que possam melhorar o nosso trânsito”, contou.

 

A solenidade de abertura oficial e lançamento será hoje (7) na Escola Militar Welito Pereira Duarte e contará com a presença de autoridades civis e militares.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Janeiro Roxo: Hanseníase ainda é desafio para a saúde pública em Mato Grosso


Com mais de 4 mil casos notificados em Mato Grosso em 2024, a hanseníase continua sendo um grande desafio para a saúde pública no Brasil. Embora a doença tenha sido progressivamente controlada, ainda representa um problema relevante, especialmente em áreas endêmicas como o estado de Mato Grosso. O tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), varia de seis meses a um ano, dependendo da forma e gravidade da enfermidade.

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o diagnóstico e avaliação inicial da hanseníase nos municípios. Nessas unidades, os profissionais de saúde são treinados para identificar os primeiros sinais da doença, como manchas na pele e perda de sensibilidade, que, se não tratados a tempo, podem levar a complicações graves. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para Centros de Referência em Hanseníase, que possuem uma estrutura mais especializada, oferecendo tratamento avançado e acompanhamento contínuo para aqueles com formas mais graves ou complicadas da doença.

 

A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da hanseníase tem ganhado força especialmente durante o Janeiro Roxo, uma campanha nacional idealizada pelo Ministério da Saúde. Essa ação busca sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que, se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com eficiência, evitando complicações e o estigma social.

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apoia essa iniciativa e destaca o papel fundamental da campanha para despertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória, o que significa que profissionais de saúde devem registrar e comunicar todos os casos diagnosticados, contribuindo para o controle e erradicação da enfermidade.

 

Atenção especializada – Em Mato Grosso, seis municípios mantêm Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados (AAER), que oferecem tratamento da hanseníase em Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juína, Tangará da Serra e Várzea Grande. O Hospital Regional de Colíder passou a ofertar atendimento especializado em 2025, ampliando a rede de assistência.

 

Ações nos municípios – Municípios de todo o estado estão desenvolvendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo e reforçando a importância do diagnóstico precoce. As atividades incluem campanhas de esclarecimento, orientações, eventos educativos, entre outras atividades direcionadas à população. Em Várzea Grande, Unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando ações de conscientização, avaliação clínica, busca ativa e diagnóstico, facilitando o acesso da população.

 

Aripuanã organiza o Dia D de Combate à Hanseníase, que será realizado no dia 24 de janeiro, em que profissionais de saúde vão orientar a população, identificar sinais suspeitos e encaminhar os casos para acompanhamento e tratamento, quando necessário.

 

Em Sinop as ações incluem atendimentos específicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. As iniciativas contemplam, ainda, a qualificação de novos profissionais da saúde que integram a Atenção Primária à Saúde.

Agência de Notícias da AMM


Antenado News