Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Região

MPF apura cumprimento de reivindicações por saneamento, educação e saúde por indígenas



Em portarias publicadas no Diário do Ministério Público Federal (MPF) essa semana foram instaurados procedimentos para acompanhar o cumprimento de medidas para atender reivindicações de povos indígenas de Mato Grosso quanto a saneamento básico, educação e saúde.

 

Uma das portarias foi assinada pela procuradora da República Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani. Ela citou que um inquérito civil havia sido instaurado após representação feita pelo povo indígena Guexéuvy Guató, na qual reivindicavam melhoria educacional para a sua comunidade.

 

Ela ainda pontuou que durante a 3ª Assembleia dos Povos Indígenas de Mato Grosso e 1ª Assembleia Ordinária da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, no último mês de outubro, os indígenas reivindicaram a construção de uma escola de ensino específico e diferenciado em seu território.

 

As últimas informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) indicavam que já foram realizados os devidos encaminhamentos para a prestação do serviço de educação à comunidade.

 

“Resolve, (…) instaurar, por meio da presente portaria, procedimento administrativo, com prazo de um ano, tendo como objeto acompanhar a prestação de educação ao povo indígena Guexéuvy Guató da Terra Indígena Baía dos Guató, município de Barão de Melgaço/MT, realizada em sala anexa da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa”.

 

Outra portaria, assinada pelo procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, trata sobre a necessidade de se acompanhar o cumprimento das soluções apresentadas para amenizar as condições de saneamento e ambientais de algumas aldeias.

 

“Resolve, (…) instaurar, por meio da presente portaria, procedimento administrativo, com prazo de um ano, tendo como objeto acompanhar a efetivação das medidas apresentadas pela SESANI para amenizar as condições de saneamento e ambientais das comunidades Meribá; Nova Esperança; Vale da Benção e Arimatéia, todas da etnia Xavante”.

 

O procurador Ricardo Pael Ardenghi também assinou uma portaria referente à prestação de serviços de saúde. Ele citou que um inquérito civil apurou irregularidades em Paranatinga, na aplicação das verbas de Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas (IAB-PI).

 

Foram realizadas diversas diligências e reuniões e o Município se comprometeu a apresentar um plano de aplicação do saldo remanescente do IAB-PI. Não houve necessidade de celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) já que o plano de aplicação que foi aprovado demonstrou compatibilidade entre a aquisição de itens necessários e o extrato apresentado pela Prefeitura de Paranatinga. Porém, o procurador entendeu que existem informações pendentes.

 

“Resolve (…) instaurar, por meio da presente portaria, procedimento administrativo, com prazo de um ano, tendo como objeto acompanhar a aplicação e efetivação do referido plano de aplicação do saldo remanescente do IAB-PI no Município de Paranatinga/MT. Ressalto que é de responsabilidade exclusiva da municipalidade a adoção dos procedimentos administrativos que objetivem a aplicação dos recursos em observância à legislação em vigor”.

GD



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Sine de Primavera do Leste oferta cerca de 85 vagas e reforça parceria com empresas para geração de empregos


A unidade disponibiliza espaço físico adequado para que empresas realizem entrevistas e processos seletivos no próprio local

O Sine de Primavera do Leste mantém trabalho contínuo de captação de vagas junto ao setor produtivo local

Em Primavera do Leste, o Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Assistência Social, divulgou a oferta de 85 oportunidades de emprego nesta semana e se destaca pela atuação direta na intermediação entre empresas e trabalhadores. O Sine de Primavera do Leste mantém trabalho contínuo de captação de vagas junto ao setor produtivo local, garantindo fluxo constante de encaminhamentos ao mercado formal.

 

Além disso, a unidade disponibiliza espaço físico adequado para que empresas realizem entrevistas e processos seletivos no próprio local, oferecendo mais comodidade, organização e agilidade nas contratações. O coordenador da unidade, Bruno Aquino, reforça que o Sine está de portas abertas para o setor empresarial. “As empresas privadas podem nos procurar para cadastrar suas vagas e contar com nosso apoio na divulgação e no encaminhamento de candidatos. Nosso papel é aproximar quem precisa contratar de quem busca uma oportunidade de trabalho”, destaca.

 

A iniciativa fortalece a economia local, amplia as oportunidades de emprego e contribui diretamente para a inclusão produtiva no município. No panorama estadual, as vagas contemplam diversas áreas, como agente de pátio, fiscal de lojas, atendente do setor de frios e laticínios, açougueiro, gerente de vendas, camareira de hotel, recepcionista, babá e classificador de grãos, entre outras funções.

 

A lista completa e atualizada das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser consultada diariamente pelo Portal Emprega Brasil, onde novas oportunidades são inseridas ao longo do dia. Além da intermediação de mão de obra, o Sine realiza a habilitação do seguro-desemprego e oferece orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital.

 

Em Primavera do Leste, trabalhadores e empresários podem procurar diretamente o Serviço para cadastro, atualização de informações e divulgação de vagas. A unidade reforça que as oportunidades são atualizadas ao longo da semana, conforme a demanda das empresas do município. O endereço é rua Blumenau, 329, centro da cidade.


Antenado News