Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

O teu passado te condena



” A dor é inevitável, o sofrimento é opcional” Carlos Drumont de Andrade

Não existe uma fórmula mágica para evitar as dores em nossas vidas ou uma saída de emergência para quando a luz vermelha acender, você fugir de tudo que te traz sofrimento, definitivamente não é assim que as coisas acontecem.

É bastante desafiador mas devemos trazer a consciência que a dor deve ser entendida como um aliado em nossas vidas porque ela indica claramente que algo está desajustado e, portanto, fora do caminho que leva a uma vida plena de harmonia e realizações.

Lidar com as emoções não é direto como um cálculo matemático , porém ao se comprometer com seus valores ficará claro em sua mente que foram elas, as dores, que te trouxeram até aqui, sem elas não é possível superar os desafios e tantos recordes não seriam batidos.

É como observar  o cair de uma tempestade já prevendo o lindo arco-iris que surgirá no céu, enfeitando tudo e encantando a todos. Sem a dor não há razão de perdoar, não sentiríamos compaixão pelo próximo então, é muito mais fácil aceitar que ela estará sempre presente.

A dor sempre será sempre benéfica se a nossa perspectiva for aprender com ela. O que deve ser analisado de forma diferente é por quanto tempo ficar lá onde o  sofrimento ocorreu?

Viver o luto é necessário, todos nós precisamos sentir o momento da frustração, até porque somos humanos e os ciclos precisam ser vividos corretamente para que a saúde emocional não seja prejudicada.

Independente de como está sua vida hoje, escolher passar por ela a sentado onde caiu e se lamentando como vítima só potencializará os resultados negativos para você.

Todos os desafios que ainda serão superados dependerá da sua decisão hoje porque as sua dores farão você olhar com gratidão tudo aquilo que conquistou mesmo passando por elas.

“Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu fiz com o que fizeram de mim.” Jean Paul Sartre.

Alguns bons motivos para viver com intensidade o hoje e esquecer o passado: O nosso foco temporal deve estar bem alinhado, vejamos:

*Uma pessoa que foca excessivamente no presente, principalmente nas ações improdutivas vive em níveis altíssimos de estresse.

*Uma pessoa com foco excessivo no passado, principalmente na dor tem enormes chances vive em diferentes níveis de depressão, em algum momento poderá procurarem medicamentos a solução para conflitos internos não resolvidos por não ter estrutura para sobreviver diariamente ao caos interior.

*Uma pessoa com foco excessivo no futuro, principalmente nas possibilidades negativas vive o dilema da ansiedade, existem comprimidos “mágicos” para administrar  isso também. Viver o hoje como um presente que ele realmente é, pode ser desafiador mas vale a pena! Conhecer as emoções e viver de uma maneira leve, fazendo primeiramente o bem a você e consequentemente aos outros.

Experimente ser a partir de hoje se tornar um herói aprendiz e tirar proveito dos bons e dos maus momentos, será incrível!

Luciene Afonso

Master Coach

Jornalista

Analista Corporal e Comportamental



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Assassinos de assessor de deputado são condenados a 17 anos de prisão


Wanderley Leandro Nascimento da Costa trabalhava no gabinete do deputado Wilson Santos e foi morto em fevereiro de 2023

 

 

 

O Tribunal do Júri condenou Murilo Henrique Araújo de Souza e Richard Estaques Aguiar Silva Conceição a 17 anos de prisão cada pela morte do assessor do deputado estadual Wilson Santos (PSD), Wanderley Leandro Nascimento da Costa, de 36 anos.

 

O crime aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2023, em Cuiabá. A vítima trabalhava no gabinete de Wilson na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os réus devem cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. Eles foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e furto qualificado.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), os dois réus mataram Wanderley asfixiado em uma quitinete, em seguida eles esconderam o corpo, roubaram uma TV, o aparelho celular, o notebook e um cartão de crédito da vítima, e fugiram no carro de Wanderley.

 

As investigações da Polícia Civil apontaram que o assassinato foi uma “vingança”, depois que a vítima assediou dois parentes de um dos assassinos.


HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Servidoras da Saúde de Primavera do Leste apresentam projetos de destaque em congresso estadual


Coordenadoria de Comunicação

O compromisso com a inovação e a qualidade nos serviços de saúde garantiu destaque a Primavera do Leste no 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizado no último mês, em Cuiabá. Três servidoras da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram experiências exitosas que refletem os avanços no atendimento à população e a eficiência da rede municipal.

 

Para Natalye Wagner de Souza, psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma das servidoras que apresentou seu trabalho no evento, a seleção representa um reconhecimento da qualidade e do impacto das iniciativas desenvolvidas. “A seleção de um trabalho para apresentação em congresso reconhece a qualidade e o impacto do nosso trabalho. Esses eventos reúnem especialistas, promovem discussões e abrem oportunidades de colaboração. Para nós, servidores e instituições que representamos, a aprovação em um congresso valida o rigor do trabalho prestado e reforça sua contribuição para o avanço da área, além de ampliar a visibilidade do mesmo”, destacou.

 

Além de Natalye, Deniandra Pedroso Silva, técnica em segurança do trabalho e Leiza Fernanda Carvalho Pina, Fonoaudióloga da Unidade Descentralizada de Reabilitação também apresentaram projetos. As apresentações abordaram três frentes importantes da saúde pública: a organização e os desafios da Rede de Atenção Psicossocial, o fortalecimento da Rede de Cuidado no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador como uma política bem-sucedida dentro da vigilância em saúde. Os trabalhos demonstraram como a estruturação desses serviços tem impactado positivamente a resolutividade das demandas, além de aprimorar a comunicação entre as redes e a qualidade do atendimento prestado.

 

Com a participação de aproximadamente 550 profissionais da saúde, o congresso promoveu debates sobre temas fundamentais, como a Política Nacional de Saúde, gestão participativa, pacto federativo e humanização dos serviços. Além das apresentações de trabalhos, o evento contou com palestras, mesas-redondas e discussões sobre boas práticas e inovações na área da saúde pública.

 

Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), o congresso reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios e do fortalecimento das redes de assistência. Para Primavera do Leste, a participação no evento reafirma o compromisso do município em buscar soluções inovadoras e garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população.


Antenado News