O teu passado te condena
” A dor é inevitável, o sofrimento é opcional” Carlos Drumont de Andrade
Não existe uma fórmula mágica para evitar as dores em nossas vidas ou uma saída de emergência para quando a luz vermelha acender, você fugir de tudo que te traz sofrimento, definitivamente não é assim que as coisas acontecem.
É bastante desafiador mas devemos trazer a consciência que a dor deve ser entendida como um aliado em nossas vidas porque ela indica claramente que algo está desajustado e, portanto, fora do caminho que leva a uma vida plena de harmonia e realizações.
Lidar com as emoções não é direto como um cálculo matemático , porém ao se comprometer com seus valores ficará claro em sua mente que foram elas, as dores, que te trouxeram até aqui, sem elas não é possível superar os desafios e tantos recordes não seriam batidos.
É como observar o cair de uma tempestade já prevendo o lindo arco-iris que surgirá no céu, enfeitando tudo e encantando a todos. Sem a dor não há razão de perdoar, não sentiríamos compaixão pelo próximo então, é muito mais fácil aceitar que ela estará sempre presente.
A dor sempre será sempre benéfica se a nossa perspectiva for aprender com ela. O que deve ser analisado de forma diferente é por quanto tempo ficar lá onde o sofrimento ocorreu?
Viver o luto é necessário, todos nós precisamos sentir o momento da frustração, até porque somos humanos e os ciclos precisam ser vividos corretamente para que a saúde emocional não seja prejudicada.
Independente de como está sua vida hoje, escolher passar por ela a sentado onde caiu e se lamentando como vítima só potencializará os resultados negativos para você.
Todos os desafios que ainda serão superados dependerá da sua decisão hoje porque as sua dores farão você olhar com gratidão tudo aquilo que conquistou mesmo passando por elas.
“Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu fiz com o que fizeram de mim.” Jean Paul Sartre.
Alguns bons motivos para viver com intensidade o hoje e esquecer o passado: O nosso foco temporal deve estar bem alinhado, vejamos:
*Uma pessoa que foca excessivamente no presente, principalmente nas ações improdutivas vive em níveis altíssimos de estresse.
*Uma pessoa com foco excessivo no passado, principalmente na dor tem enormes chances vive em diferentes níveis de depressão, em algum momento poderá procurarem medicamentos a solução para conflitos internos não resolvidos por não ter estrutura para sobreviver diariamente ao caos interior.
*Uma pessoa com foco excessivo no futuro, principalmente nas possibilidades negativas vive o dilema da ansiedade, existem comprimidos “mágicos” para administrar isso também. Viver o hoje como um presente que ele realmente é, pode ser desafiador mas vale a pena! Conhecer as emoções e viver de uma maneira leve, fazendo primeiramente o bem a você e consequentemente aos outros.
Experimente ser a partir de hoje se tornar um herói aprendiz e tirar proveito dos bons e dos maus momentos, será incrível!
Luciene Afonso
Master Coach
Jornalista
Analista Corporal e Comportamental
COMENTÁRIOS
0 Comentários