Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

OS MALES DA INGRATIDÃO



“O coração ingrato assemelha-se ao deserto que sorve com avidez a água do céu e não produz coisa alguma.”Muslah-Al-Din Saadi

Existe um ditado que diz: quanto mais agradecermos mais coisas boas recebemos, e é assim mesmo que nossos desejos se materializam, é um exercício diário de autossugestão para que os sentimentos bons ocupem a mente de forma que você se sinta grato até pelos desafios que precisou superar, afinal de contas eles também trarão importantes aprendizados que não surgem em dias de festa.
Saber disso é fácil, colocar em prática é mais desafiador, porque os sentimentos são tão poderosos nas nossas vidas que podem direcionar nossas atitudes para onde racionalmente sabemos que não queremos ir. Um bom exemplo para ilustrar é quando a pessoa  não tem certeza de quem eu é, do que merece ou é capaz de realizar. Com um cenário assim  a sensação mais comum que surge é de inferioridade e, portanto, a postura de vítima das circunstâncias.
A ideia fixa de que o mundo todo conspira contra e nada pode ser considerado bom o suficiente para se sentir grato, no vitimismo não há espaço para isso jamais!
Por outro lado a autossuficiência e o narcisismo pode se tornar uma bomba relógio tão poderosa capaz destruir os relacionamentos e empurrar a gratidão para baixo do primeiro tapete que aparecer. A pessoa passa a agir com prepotência, arrogância e vaidade extrema a ponto de sequer aceitar ajuda mesmo quando for necessário, ela se sente menor e acredita que ser grato é uma forma de sinalizar fragilidade e inferioridade
“Em sua mochila procure não levar a vaidade, o orgulho, o ego e a arrogância, porque são pesos desnecessários que afetam a coluna de sua vida.”
Trazer mágoa e ressentimento no coração pode ser a forma mais dura de ingratidão porque a pessoa toma diariamente doses de um veneno esperando que o outro morra. Seus ódio é destilado contra a própria existência, outras pessoas e  Deus que, por qualquer motivo já o prejudicou na vida, e a única imagem mental que faz é de que o mundo sim te deve favores, falta total de autorresponsabilidade.
Quando a Inveja e comparação for a régua utilizada para validar as próprias conquistas, o parâmetro nunca será compatível, a felicidade estampada na vida de outras pessoas, como é o caso das postagens de redes sociais, onde a insatisfação entre os invejosos atinge níveis mais altíssimos. Ninguém é feliz desejando viver a vida do outro, e medir o seu pior momento com o pódio de outra pessoa é no mínimo infantilidade, sabemos bem que na vida real não temos à disposição o filtro do felizes para sempre.
A ingratidão causa uma profunda dificuldade de demonstrar afeto. Um coração grato é mais feliz e encontra respostas ao invés de acumular dilemas.
Mesmo nas pequenas coisas podemos  sentir o favor de Deus sobre as nossas vidas e a melhor forma de medir os níveis de gratidão ou a falta deles em nós exercitar seu motivos, eu te convido a parar o que estiver fazendo e escrever seus 10 motivos de gratidão de hoje e o nome das 2 pessoas que mais te ajudaram na vida!
Entre para o grupo das pessoas que tem sucesso na vida, seja grato com atos, palavras e ações e coloque em prática toda a teoria descrita aqui, foque no que é bom, agradável e que não denigre a imagem de ninguém. Acredite sempre que o universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém e segue a paz com todos!
“A gratidão dá sentido para o que passou, traz paz para o agora e cria uma visão sobre o amanhã.” Melody Beattie

Luciene Afonso
Master Coach – Febracis
Jornalista
Palestrante
Analista Corporal e Comportamental


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Assassinos de assessor de deputado são condenados a 17 anos de prisão


Wanderley Leandro Nascimento da Costa trabalhava no gabinete do deputado Wilson Santos e foi morto em fevereiro de 2023

 

 

 

O Tribunal do Júri condenou Murilo Henrique Araújo de Souza e Richard Estaques Aguiar Silva Conceição a 17 anos de prisão cada pela morte do assessor do deputado estadual Wilson Santos (PSD), Wanderley Leandro Nascimento da Costa, de 36 anos.

 

O crime aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2023, em Cuiabá. A vítima trabalhava no gabinete de Wilson na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os réus devem cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. Eles foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e furto qualificado.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), os dois réus mataram Wanderley asfixiado em uma quitinete, em seguida eles esconderam o corpo, roubaram uma TV, o aparelho celular, o notebook e um cartão de crédito da vítima, e fugiram no carro de Wanderley.

 

As investigações da Polícia Civil apontaram que o assassinato foi uma “vingança”, depois que a vítima assediou dois parentes de um dos assassinos.


HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Servidoras da Saúde de Primavera do Leste apresentam projetos de destaque em congresso estadual


Coordenadoria de Comunicação

O compromisso com a inovação e a qualidade nos serviços de saúde garantiu destaque a Primavera do Leste no 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizado no último mês, em Cuiabá. Três servidoras da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram experiências exitosas que refletem os avanços no atendimento à população e a eficiência da rede municipal.

 

Para Natalye Wagner de Souza, psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma das servidoras que apresentou seu trabalho no evento, a seleção representa um reconhecimento da qualidade e do impacto das iniciativas desenvolvidas. “A seleção de um trabalho para apresentação em congresso reconhece a qualidade e o impacto do nosso trabalho. Esses eventos reúnem especialistas, promovem discussões e abrem oportunidades de colaboração. Para nós, servidores e instituições que representamos, a aprovação em um congresso valida o rigor do trabalho prestado e reforça sua contribuição para o avanço da área, além de ampliar a visibilidade do mesmo”, destacou.

 

Além de Natalye, Deniandra Pedroso Silva, técnica em segurança do trabalho e Leiza Fernanda Carvalho Pina, Fonoaudióloga da Unidade Descentralizada de Reabilitação também apresentaram projetos. As apresentações abordaram três frentes importantes da saúde pública: a organização e os desafios da Rede de Atenção Psicossocial, o fortalecimento da Rede de Cuidado no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador como uma política bem-sucedida dentro da vigilância em saúde. Os trabalhos demonstraram como a estruturação desses serviços tem impactado positivamente a resolutividade das demandas, além de aprimorar a comunicação entre as redes e a qualidade do atendimento prestado.

 

Com a participação de aproximadamente 550 profissionais da saúde, o congresso promoveu debates sobre temas fundamentais, como a Política Nacional de Saúde, gestão participativa, pacto federativo e humanização dos serviços. Além das apresentações de trabalhos, o evento contou com palestras, mesas-redondas e discussões sobre boas práticas e inovações na área da saúde pública.

 

Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), o congresso reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios e do fortalecimento das redes de assistência. Para Primavera do Leste, a participação no evento reafirma o compromisso do município em buscar soluções inovadoras e garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população.


Antenado News