Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

OS MALES DA INGRATIDÃO



“O coração ingrato assemelha-se ao deserto que sorve com avidez a água do céu e não produz coisa alguma.”Muslah-Al-Din Saadi

Existe um ditado que diz: quanto mais agradecermos mais coisas boas recebemos, e é assim mesmo que nossos desejos se materializam, é um exercício diário de autossugestão para que os sentimentos bons ocupem a mente de forma que você se sinta grato até pelos desafios que precisou superar, afinal de contas eles também trarão importantes aprendizados que não surgem em dias de festa.
Saber disso é fácil, colocar em prática é mais desafiador, porque os sentimentos são tão poderosos nas nossas vidas que podem direcionar nossas atitudes para onde racionalmente sabemos que não queremos ir. Um bom exemplo para ilustrar é quando a pessoa  não tem certeza de quem eu é, do que merece ou é capaz de realizar. Com um cenário assim  a sensação mais comum que surge é de inferioridade e, portanto, a postura de vítima das circunstâncias.
A ideia fixa de que o mundo todo conspira contra e nada pode ser considerado bom o suficiente para se sentir grato, no vitimismo não há espaço para isso jamais!
Por outro lado a autossuficiência e o narcisismo pode se tornar uma bomba relógio tão poderosa capaz destruir os relacionamentos e empurrar a gratidão para baixo do primeiro tapete que aparecer. A pessoa passa a agir com prepotência, arrogância e vaidade extrema a ponto de sequer aceitar ajuda mesmo quando for necessário, ela se sente menor e acredita que ser grato é uma forma de sinalizar fragilidade e inferioridade
“Em sua mochila procure não levar a vaidade, o orgulho, o ego e a arrogância, porque são pesos desnecessários que afetam a coluna de sua vida.”
Trazer mágoa e ressentimento no coração pode ser a forma mais dura de ingratidão porque a pessoa toma diariamente doses de um veneno esperando que o outro morra. Seus ódio é destilado contra a própria existência, outras pessoas e  Deus que, por qualquer motivo já o prejudicou na vida, e a única imagem mental que faz é de que o mundo sim te deve favores, falta total de autorresponsabilidade.
Quando a Inveja e comparação for a régua utilizada para validar as próprias conquistas, o parâmetro nunca será compatível, a felicidade estampada na vida de outras pessoas, como é o caso das postagens de redes sociais, onde a insatisfação entre os invejosos atinge níveis mais altíssimos. Ninguém é feliz desejando viver a vida do outro, e medir o seu pior momento com o pódio de outra pessoa é no mínimo infantilidade, sabemos bem que na vida real não temos à disposição o filtro do felizes para sempre.
A ingratidão causa uma profunda dificuldade de demonstrar afeto. Um coração grato é mais feliz e encontra respostas ao invés de acumular dilemas.
Mesmo nas pequenas coisas podemos  sentir o favor de Deus sobre as nossas vidas e a melhor forma de medir os níveis de gratidão ou a falta deles em nós exercitar seu motivos, eu te convido a parar o que estiver fazendo e escrever seus 10 motivos de gratidão de hoje e o nome das 2 pessoas que mais te ajudaram na vida!
Entre para o grupo das pessoas que tem sucesso na vida, seja grato com atos, palavras e ações e coloque em prática toda a teoria descrita aqui, foque no que é bom, agradável e que não denigre a imagem de ninguém. Acredite sempre que o universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém e segue a paz com todos!
“A gratidão dá sentido para o que passou, traz paz para o agora e cria uma visão sobre o amanhã.” Melody Beattie

Luciene Afonso
Master Coach – Febracis
Jornalista
Palestrante
Analista Corporal e Comportamental


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Mercado de trabalho: Estão abertas 500 vagas para curso gratuito de capacitação no Mato Grosso


O Coletivo Online já impactou a vida de mais de 200 mil jovens brasileiros e inseriu mais de 60 mil no mercado, proporcionando emprego e renda em todo o país

Estão abertas 500 vagas em Mato Grosso para o curso Coletivo Online, oferecido gratuitamente pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Solar Coca-Cola. Esta capacitação é voltada para jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. O curso visa auxiliar os jovens a entender o mercado de trabalho e orientá-los na busca por emprego, oferecendo dicas práticas e atualizadas sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro.

A iniciativa Coletivo Online faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 200 mil jovens, chegando a mais de 2 mil municípios. Do total de beneficiados, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho

“Como marca empregadora, a Solar tem orgulho de poder impulsionar o protagonismo dos jovens brasileiros junto ao Instituto Coca-Cola Brasil, dando suporte na caminhada e na conquista do primeiro emprego. Auxiliando a juventude, nós conseguimos fomentar o conhecimento, oportunidades e participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos”, destaca Cidinha Fávero, diretora regional da Solar.

Além de online e gratuito, o curso é realizado com duração rápida, via WhatsApp, e está disponível em todo o território nacional. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, bastando ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos.

Após a capacitação, o jovem irá receber um certificado de conclusão para adicionar ao currículo. Ele também poderá se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros. Até o momento, mais de 2.400 jovens já se formaram pelo Coletivo no Mato Grosso.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://www.solarbr.com.br/coletivo

Sobre a Solar Coca-Cola — Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil – O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 531 mil pessoas.

Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola


Antenado News