Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 09 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Pilotos são encontrados vivos após 5 dias de buscas



Pilotos são encontrados vivos e conscientes após cinco dias do desaparecimento da aeronave. A localização aconteceu no início da noite desta terça-feira (04), por volta das 19h40, pela Força Aérea Brasileira (FAB). Marcelo Balestrin e John Cleiton Venera foram transferidos imediatamente para o Aeroporto Internacional Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, onde uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já aguardava para encaminhar as vítimas para atendimento médico. Os dois foram localizados por equipe no helicóptero H-60 Black Hawk.

A aeronave caiu na região da Serra do Mangaval (150 km a oeste de Cuiabá). O avião de pequeno porte, matrícula PT-INC, partiu de Pimenta Bueno (RO), na sexta-feira (30) e não chegou ao destino final, Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul).   No primeiro momento, foi confirmado que Marcelo e John tiveram fraturas e arranhões pelo corpo. Estavam bastante machucados, mas conscientes. A FAB não deu detalhes sobre a localização.

 

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também estava auxiliando nas buscas. O tenente coronel Juliano Chiroli explicou que a prioridade era o cuidado com os pilotos. “O importante agora é o atendimento deles”, frisou.   Amigos e familiares dos pilotos chegaram em Mato Grosso ontem para acompanhar as buscas e chegaram a oferecer recompensa por informações. Fizeram um apelo aos moradores da região, para que ajudassem nas buscas.

 

O policial federal Edson Ribeiro, amigo de Marcelo, comentou que tudo o que era coletado, era repassado ao centro de comando e para a FAB checar.

 

O amigo comentou que Marcelo e John são pilotos experientes com cursos para pilotagens, inclusive de aviões de maior capacidade. Eles saíram de Pimenta Bueno (RO) com destino a Poconé e a rota, segundo Ribeiro, era conhecida dos pilotos que a fazem constantemente.

 

Na sexta-feira, o avião chegaria ao destino pela manhã, mas perdeu o contato quando faltavam cerca de 150 km. As buscas pelos pilotos começou no mesmo dia, mas as condições climáticas dificultaram o trabalho. No domingo, a averiguação aérea foi suspensa por causa das chuvas e da queda de temperatura, que resultou em neblinas na região serrana.

GD



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Primavera do Leste sedia formação do Programa Conviver e reforça participação de adolescentes em políticas públicas


Encontro promovido pelo Conselho Estadual fortalece implantação da Comissão de Participação dos Adolescentes (CPA) nos municípios

Com a iniciativa, Primavera do Leste amplia seu compromisso com políticas de participação social

O Programa Conviver reuniu, na manhã desta terça-feira (09), alunos de diferentes escolas de Primavera do Leste para uma palestra voltada a temas que impactam diretamente a vida de crianças e adolescentes. A ação integrou a programação estadual de fortalecimento das políticas de participação juvenil, realizada em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MT).

Embora o Conviver no município seja tradicionalmente reconhecido pelas atividades gratuitas de esporte, lazer e socialização oferecidas à terceira idade, o encontro desta semana destacou outro eixo fundamental: a criação de espaços onde adolescentes possam exercer protagonismo e integrar instâncias de controle social.

O conselheiro estadual Hildeberto França de Paula, representante do CEDCA-MT, destacou que o trabalho desenvolvido nos polos regionais busca consolidar a implantação da Comissão de Participação dos Adolescentes (CPA) nos municípios. Segundo ele, a iniciativa amplia a presença dos jovens nos debates e decisões sobre políticas públicas.

“Esse é um momento ímpar, onde a gente, enquanto conselho, está aqui no Polo de Primavera do Leste, trazendo essa formação pra equipe técnica de referência sobre a implantação do CPA, que é a Comissão de Participação dos Adolescentes. Importante instância onde nós trazemos o nosso adolescente pros controles sociais, e eles são protagonistas dessa ação. Então esse momento é um momento muito importante, são dois dias de extensa formação, e hoje a gente vai estar trabalhando exclusivo com os adolescentes nesse empoderamento”, explicou.

A formação é conduzida por Milena, técnica do CEDCA e ponto focal da política estadual de participação do adolescente. Ela reforça que o objetivo é orientar as equipes municipais responsáveis por implementar o CPA em Mato Grosso, cumprindo normativas nacionais e estaduais que determinam a criação desse espaço de escuta e atuação juvenil.

“Nós estamos aqui pra fazer essa formação da equipe técnica que vai trabalhar na implantação do CPA nos municípios. Essa é uma deliberação do Conselho Estadual, onde ele previu que fôssemos em todos os núcleos regionais pra fortalecer essa implementação do CPA. Então, essa é uma ação do Conselho pra que seja realmente efetivada essa normativa que já vem do Conselho Nacional e Estadual e precisa acontecer nos municípios. E esse é um momento muito importante, que é dar voz aos protagonistas”, afirmou.

Com a iniciativa, Primavera do Leste amplia seu compromisso com políticas de participação social e reforça a importância de garantir que adolescentes sejam ouvidos e reconhecidos como sujeitos atuantes na construção das políticas públicas que os afetam.


Antenado News