Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeito e secretários visitam secretaria de Cultura de SP para troca de experiências



Eles foram recepcionados pelo secretário paulista Totó Parente e puderam conhecer vários projejtos que podem ser adaptados e executados por aqui

 

O prefeito Sérgio Machnic, o secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente e o secretário de Cultura de Primavera do Leste, Leopoldino André Chagas, estiveram visitando a Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo para uma troca de experiências. Eles foram recepcionados pelo secretário paulista Totó Parente e puderam conhecer vários projejtos que podem ser adaptados e executados por aqui.

 

 

 

Sérgio Machnic considerou a troca de experiências muito positiva e enriquecedora. “Essa nossa visita rendeu muitas ideias e canal de diálogo com a Secretaria de Cultura de uma das maiores referências culturais do mundo, que é a cidade de São Paulo. Trocamos uma ideia com eles e aqui é muito grande, então aprendemos como funciona numa grande cidade para implantarmos em Primavera do Leste aquilo que escutamos aqui”, externou o gestor primaverense.

 

 

 

O prefeito aproveitou para agradecer ao secretário paulistano Totó Parente pela recepção e pela disponibilidade em apresentar as ações e a estrutura da Cultura da maior cidade do Brasil. “O Totó Parente é uma pessoa maravilhosa, é um secretário que está fazendo um trabalho maravilhoso. Além da amizade, viemos aqui aprender com ele o que podemos levar para nossa cidade”, completou.

 

 

 

Já o titular da Secult primaverense Leopoldino André também ressaltou a importância do contato com a secretaria de Cultura paulistana. “Primavera é uma cidade que não para de crescer e temos que olhar para frente para podermos planejar. Aprendermos com quem já faz grande. A visita aqui valeu muito a pena, tivemos contato com muitas ideias grandes para o presente e para o futuro”, declarou.

Fonte: Assessoria

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News