Primavera do Leste / MT - Sábado, 03 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeito revela dívida de R$ 50 mi herdada e estuda projeto de parcelamento



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou à imprensa que o administrativo do Executivo municipal tomou conhecimento de dívidas do órgão perante a empresas financeiras que realizavam empréstimos consignados com desconto direto na folha salarial de servidores ativos e inativos. A estimativa é que o montante chegue a R$ 50 milhões, tornando-se necessário uma proposta de parcelamento a longo prazo.

 

Em entrevista à imprensa na semana passada, Abilio afirmou que a antiga gestão, sob comando de Emanuel Pinheiro (MDB), descontava o valor dos empréstimos dos servidores, mas não os repassava o pagamento as empresas financeiras.

 

“Provavelmente, teremos que mandar um projeto de lei para a Câmara, fazendo o parcelamento dessa dívida, para poder fazer a quitação. A Prefeitura de Cuiabá, na gestão do antigo prefeito, descontou do servidor público o valor do consignado, mas não repassou ao concessionário, não repassou ao banco. O funcionário achava que estava pagando o consignado, mas a agência que fornecia o crédito não recebia aquele recurso”, disse o prefeito.

 

A expectativa é que o projeto de parcelamento seja discutido no próximo mês, assim que o decreto de calamidade financeira, que permitia a prefeitura enxugar gastos, oxigenar a máquina, renegociar dívidas, seja encerrado, após atingir os 6 meses previstos na medida.

 

“Entraremos em acordo, isso vem para cá depois do fim do decreto de calamidade, e aí a gente vai começar a discutir sobre a situação. Assim que a gente tiver melhores detalhes, a gente apresenta”, emenda.

 

O prefeito ainda anunciou que já abriu um pedido de investigação junto ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) para apuração de apropriação indébita por parte do ex-prefeito, crime previsto no Código Penal Brasileiro, com penas de um a 4 anos de cadeia.

 

A medida adotada pelo prefeito definida após divulgação de problemas nos consignados do Estado. Servidores estaduais acusam cobranças indevidas, juros abusivos e falta de transparência em contratos realizados por consignatárias na folha de funcionários estaduais. Nesse sentido, ainda pontua que a prefeitura analisa os consignados e que se for comprovado algum tipo de irregularidade, denunciará nas próximas semanas.

Fred Morais / GD



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Bombeiros acham uma das vítimas de naufrágio no Manso


Um dos corpos de vítimas de naufrágio no lago do Manso foi localizado na tarde desta quarta-feira (31) e está em processo de resgate. O Corpo de Bombeiros comunicou a localização por volta de 15h, no quarto dia de buscas deste que a lancha em que estavam, afundou no Lago do Manso, no domingo (28). As buscas continuam para achar o segundo ocupante da lancha naufragada.

 

Segundo informações oficiais, o corpo foi visualizado e as equipes estão, no momento, realizando o processo de resgate e retirada das águas. Ainda não há confirmação de vítima encontrada é o piloto Vando Celso de Almeida, 64, ou o turista Lucas Yerdliska. A princípio, a nota do Corpo de Bombeiros dizia sobre dois corpos achados, mas posteriormente foi corrigido se tratar de apenas um.

 

As circunstâncias exatas do encontro do corpo ainda não foram divulgadas. O Corpo de Bombeiros disse que outras informações sobre a operação serão repassadas posteriormente.

 

O acidente mobilizou diversas frentes de resgate ao longo dos últimos quatro dias, em uma área de difícil visibilidade no reservatório.

 

Além dos dois homens, estavam na embarcação Carol Mazzaron e seus dos filhos pequenos. Os 3 foram resgatados ainda no domingo.

 

O acidente

A lancha virou por volta das 19h30 de domingo, após ser atingida por um vendaval repentino que formou ondas altas. Estavam na embarcação um casal, dois filhos pequenos e o piloto.

 

A mãe, Camila Mazzaron, e o bebê de menos de dois anos foram resgatados ainda na noite de domingo. O filho mais velho do casal, que usava colete salva-vidas, conseguiu nadar até a margem e pedir ajuda a moradores da região.

 

Em relato, a sobrevivente, que é moradora de Arapongas (PR), afirmou que o céu estava limpo e a água calma no momento em que saíram, mas a mudança climática foi brusca. “Era muito vento, muita onda e o barco virou. Foi tudo muito rápido”, relembrou.

GD


Antenado News